Você conhece os **principais tipos de doenças da gengiva**? Também chamadas de doenças periodontais, essas condições atingem o tecido gengival e causam uma série de transtornos nos pacientes.
É importante destacar que os problemas variam em sua gravidade, sendo indispensável a avaliação de um profissional qualificado, como um [dentista em Ceilândia](https://realizesorrisos.com/).
Aliás, **muitos pacientes enfrentam o problema ao longo da vida**, mas têm dificuldades para identificar seus sinais e sintomas. Exatamente por isso, preparamos este artigo.
A seguir, reunimos os 4 tipos de doenças na gengiva e abordaremos sintomas, tratamentos e as melhores medidas para preveni-las e manter sua saúde bucal em dia. Confira!
## **Gengivite: uma das doenças da gengiva mais comuns**
A gengivite é uma das doenças periodontais mais comuns e se caracteriza pela [ inflamação da gengiva](https://realizesorrisos.com/blog/doencas/gengivas-inflamadas-tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-prevenir/), geralmente ao redor dos dentes. Isso acontece devido ao acúmulo de placa bacteriana no local e pode ter sérias consequências.
Assim, quando o paciente demora a procurar ajuda, a **gengivite pode evoluir para uma periodontite** — falaremos sobre ela mais à frente.
Mas como identificar o problema? Normalmente, é possível perceber alguns sintomas logo no início do quadro inflamatório, como:
* gengivas vermelhas;
* inchaço e sensibilidade na região;
* sangramentos durante a escovação ou ao usar o fio dental;
* mau hálito;
* alteração no paladar, com um gosto amargo na boca;
* retração gengival.
O tratamento da gengivite pode variar bastante, conforme a gravidade de cada caso. Porém, são indispensáveis uma **boa higiene bucal e a limpeza profissional a cada 6 meses**. Além disso, o dentista pode prescrever antibióticos e realizar raspagem da placa bacteriana e tártaro acumulados abaixo da linha da gengiva.

## **Periodontite: uma doença da gengiva mais avançada**
Como dissemos, a periodontite nada mais é que o agravamento de uma gengivite. Portanto, ela é causada pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro abaixo da linha da gengiva que não é retirado devidamente.
Além da falta de uma higiene bucal adequada, a doença também está relacionada a fatores hereditários, ao estresse, à diabetes, à gravidez e outras condições que causam alterações no sistema imunológico.
É importante destacar que essa é uma doença grave. Assim, além da gengiva, pode afetar os ligamentos periodontais e o osso alveolar, podendo até gerar a** perda definitiva de dentes**.
O dentista é o profissional adequado para fazer o diagnóstico correto, mas o paciente pode perceber sinais de agravamento no quadro. Portanto, além dos sintomas clássicos da gengivite, pode sofrer com:
* sensibilidade dentária;
* abscessos dentários;
* mobilidade dentária;
* perda óssea;
* perda de dentes.
Se você perceber alguma alteração, procure imediatamente um profissional. O **tratamento deve ser iniciado imediatamente** e pode incluir raspagem e alisamento radicular, além de cirurgia — em casos mais avançados e com danos severos ao tecido que sustenta os dentes.
A prevenção é a melhor saída nesse caso. Assim, além de bons hábitos de higiene bucal, é importante não fumar, evitar o estresse e manter uma alimentação saudável. Lembrando que **pacientes com histórico familiar precisam ir ao dentista com maior frequência**.
## **Periodontite agressiva: uma doença rara e grave**
A periodontite agressiva é uma das doenças da gengiva mais graves. Apesar de ser mais rara, ela se desenvolve rapidamente, especialmente em pacientes mais jovens — com menos de 30 anos.
O quadro se caracteriza pela **destruição acelerada dos tecidos periodontais**. Assim, há a perda óssea, a movimentação dentária e a perda de dentes em casos mais graves.
Embora existam estudos sobre a doença, ainda existem muitas dúvidas sobre as suas causas. Porém, podemos listar alguns fatores, como:
* questões genéticas;
* problemas imunológicos;
* tabagismo;
* proliferação de bactérias;
* estresse.
O tratamento desse tipo de periodontite exige múltiplas ações. O dentista pode recorrer à remoção da placa bacteriana, ao uso de antibióticos, à cirurgia e ao implante dentário — nos casos em que há perda dentária.
Se você tem algum caso de periodontite agressiva na família, é muito importante adotar uma rotina saudável de cuidados bucais e visitar o dentista com frequência. Isso porque, quanto mais cedo identificar a doença, maiores são as chances de êxito do tratamento.
## **Periodontite necrosante**
A periodontite necrosante é um tipo grave de doença da gengiva que afeta os tecidos gengivais e periodontais. Esse é, sem dúvidas, um dos quadros mais graves e preocupantes, embora não seja tão comum.
O paciente com essa condição sofre com a necrose dos tecidos — ou seja, a destruição das células. Assim, conforme o problema evolui e o tecido da gengiva morre, surgem diversas úlceras no local.
As causas para essa doença se assemelham às demais já apresentadas. Entretanto, ela é ainda mais comum em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, especialmente nos casos de HIV e tratamento por quimioterapia.
Os sintomas também são mais graves e incluem:
* dor intensa nas gengivas;
* [mau hálito](https://realizesorrisos.com/blog/odontologia/mau-halito-em-criancas-causas-tratamentos-prevencao/);
* gengivas inchadas e vermelhas;
* sensibilidade dentária;
* úlceras na gengiva;
* perda óssea e dental.
## **Proteja suas gengivas. Vá ao dentista regularmente!**
Como vimos ao longo do post, as doenças da gengiva são um risco à sua saúde bucal. Afinal, elas podem evoluir, gerando dores, sangramentos e até a perda de dentes.
Em geral, a falta de cuidados básicos são as principais causas para o surgimento dessas inflamações. Por isso, a escovação após as principais refeições e o uso de fio dental uma vez ao dia são ações que devem fazer parte da sua rotina.
Mas, além disso, gostaríamos de enfatizar a importância das visitas regulares ao dentista. Durante a [profilaxia dental](https://realizesorrisos.com/blog/odontologia/o-que-e-profilaxia-dental-duvidas-respondidas/), o profissional realiza uma limpeza profissional e ainda avalia todos os pontos da sua boca.
Isso significa que essa consulta é uma oportunidade de prevenção e ainda ajuda a identificar uma doença gengival de forma precoce. Assim, você evita todos os transtornos e riscos apresentados nos tópicos acima.
Quando foi a última vez que você foi ao dentista? Aproveite a oportunidade e [agende agora mesmo sua consulta com um de nossos especialistas](https://agenda.link/58285/)!