### Sua gengiva está inchada e doendo? Veja o que fazer para superar esse problema e garantir sua saúde bucal!
---
Quem procura por um [dentista em Ceilândia](https://realizesorrisos.com/) e chega até a Realize Sorrisos tem queixas bem variadas e uma das que ouvimos com certa frequência é: "minha gengiva está inchada e doendo. O que fazer?"
Talvez você não saiba, mas as gengivas são indispensáveis para a sua saúde bucal. Elas cobrem o osso maxilar e são formadas por um tecido espesso e cheio de vasos sanguíneos.
Assim, quando algo não está bem, é possível perceber um inchaço e vermelhidão na região. Se você está passando por isso, este conteúdo pode ser muito útil. Continue a leitura e tire suas dúvidas agora mesmo!
## **Para que serve a gengiva?**
A gengiva tem uma função importante na boca, pois ajuda a proteger a base dos dentes, garantindo que fiquem presos aos ossos da mandíbula. Porém, muita gente negligencia essa estrutura e só começa a prestar atenção quando algo foge do normal.
Assim, muito mais do que um mero efeito estético, ter uma [gengiva saudável](https://realizesorrisos.com/blog/doencas/gengivas-inflamadas-tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-prevenir/) é um bom começo para quem deseja ter uma arcada dentária completa e bonita.
É importante destacar que ela ajuda a prevenir o mau hálito e até doenças graves — visto que a doença periodontal está associada a outras complicações.
## **Minha gengiva está inchada e doendo. O que pode ser? Confira 19 possíveis causas para o problema**
Em primeiro lugar, você precisa saber que as gengivas inchadas são um dos sintomas clássicos da doença gengival. Porém, esse sinal pode ter relação com diversas outras causas e somente um dentista poderá dar um diagnóstico seguro para iniciar o melhor tratamento.
Em geral, as gengivas ganham uma coloração mais avermelhada e até arroxeada. Isso porque, há o aumento do fluxo sanguíneo na região, o que pode deixá-la mais brilhante, lisa e até provocar sangramento.
Além disso, a gengiva inchada pode ser uma condição passageira ou permanente. No último caso, é ainda mais importante procurar a ajuda de um profissional, pois sua saúde pode estar em risco.
Mas, afinal, o que provoca essa alteração bucal? A seguir, preparamos uma lista com algumas das possíveis causas do problema, do simples ao mais complexo:
1. Resto de alimentos presos na gengiva, como a casca de pipoca, podem inflamar;
2. Abscesso no dente;
3. Gengivite — [doença da gengiva](https://realizesorrisos.com/blog/doencas/4-doencas-da-gengiva-que-merecem-sua-atencao/) em seu primeiro estágio;
4. Periodontite — doença gengival mais avançada;
5. Gengivoestomatite — infecção viral da boca que acomete as gengivas;
6. Dentaduras mal ajustadas;
7. Complicações em tratamentos ortodônticos;
8. Cárie dentária;
9. Infecção dentária;
10. Fratura na região da boca;
11. Efeito colateral de algum medicamento;
12. Infecções virais, como herpes oral ou HIV;
13. Infecções por fungos, como a candidíase;
14. Falta de Vitamina B no organismo;
15. Escorbuto — quadro grave de deficiência de Vitamina C;
16. Diabetes;
17. Fumo e uso de tabaco;
18. Alterações hormonais, principalmente na gravidez, puberdade e menopausa;

## **Como é o tratamento para gengivas inchadas?**
Sempre que o paciente chega até o consultório perguntando "minha gengiva está inchada e doendo. O que fazer?", precisamos considerar todas as possíveis causas para o problema. Afinal, o tratamento deve ser prescrito conforme a origem dessa alteração.
Em casos mais simples, como uma pancada na região, não há muito o que fazer, a não ser aguardar a recuperação e prescrever remédios para dor. Por outro lado, algumas condições exigem protocolos mais específicos.
Sendo assim, se após um exame clínico, se o periodontista identificar uma gengivite, é preciso iniciar o tratamento para que o quadro não se agrave. O mesmo ocorre com a existência de um abscesso, em que pode ser necessária [realização de um canal](https://realizesorrisos.com/blog/cirurgia/5-cuidados-apos-fazer-canal-no-dente-que-podem-acelerar-sua-recuperacao/) ou a extração do dente.
Ainda assim, existem alguns tratamentos e orientações mais comuns para quem apresenta gengivas inchadas. São eles:
- Uso de antibióticos, em caso de infecções bacterianas;
- Atenção com a escovação e higiene bucal, incluindo o uso de fio dental;
- Limpeza dentária mais profunda para remoção de tártaros;
- Cirurgia — em casos mais avançados pode ajudar a reduzir as bolsas ao redor dos dentes.
### **Existem tratamentos caseiros seguros para gengivas inchadas?**
É muito importante procurar um dentista quando perceber que suas gengivas estão inchadas e que o sintoma não está regredindo. Afinal, o tratamento adequado é sua segurança para voltar a sorrir.
Enquanto sua consulta não chega, você pode recorrer a algumas estratégias para aliviar os sintomas em casa, como:
- Escove os dentes com cuidado e use o fio dental diariamente;
- Enxágue a boca com água com sal morna;
- Aplique bolsa de gelo ou consuma alimentos gelados para auxiliar na redução do inchaço.
## **Minha gengiva está inchada. O inchaço pode desaparecer sozinho?**
Sim! As gengivas inchadas podem desaparecer por conta própria, sem qualquer intervenção odontológica ou uso de medicação. Isso ocorre, por exemplo, quando a causa era um resto de alimento preso e o fio dental consegue retirá-lo.
Porém, se a causa do seu inchaço for algo mais grave, como uma doença gengival, é provável que você precise passar por um tratamento. Portanto, não arrisque sua saúde e marque uma consulta com o dentista o quanto antes.

## **Como a Realize Sorrisos pode te ajudar?**
"Minha gengiva está inchada. O que fazer?" Como vimos, a resposta mais segura é buscar um atendimento especializado. Nesse caso, a Realize Sorrisos pode te ajudar!
Nossa clínica está localizada em Ceilândia e temos uma equipe de dentistas altamente qualificada, pronta para te atender. Garantimos a qualidade, profissionalismo e uma experiência humanizada, como você merece.
[Agende agora mesmo sua consulta](https://agenda.link/58285/)!