dentes amarelados como clarear

Dentes amarelados: como clarear e conquistar o sorriso perfeito?

Todo mundo pode ter aquele sorriso de artista, com dentes brancos e alinhados. E se você está pesquisando sobre como clarear dentes amarelados, é sinal de que se preocupa com a estética bucal.

Aliás, quando falamos em cuidados odontológicos, este tema está entre os mais procurados, ao lado de problemas com cáries, alinhamento dentário e do aparelho móvel infantil.

Mas você sabia que o amarelamento pode indicar problemas mais sérios? Além de afetar sua autoestima, este é um sinal de alerta a ser avaliado com atenção. Assim, o primeiro passo para se livrar do problema é se informar e procurar um dentista em Ceilândia e DF.

Confira o post e fique por dentro!

Por que os dentes ficam amarelados?

Você cuida bem da higiene bucal, mas está com os dentes amarelados? Muitos pacientes chegam ao consultório com essa queixa, pois não entendem o processo que altera a coloração da arcada.

A verdade é que, ainda que exista uma rotina de cuidados, a cor dos dentes pode se alterar com o tempo. Afinal, o creme dental e o enxaguante ajudam a manter a saúde bucal, mas não são capazes de impedir o escurecimento do esmalte.

Então, por que isso acontece? Em geral, o problema pode estar associado a questões genéticas ou hábitos nocivos, como:

  • Consumo exagerado de café e vinho;
  • Tabagismo;
  • Esmalte dentário mais fino que o normal, transparecendo a dentina;
  • Baixa salivação ou boca seca;
  • Uso prolongado de certos medicamentos;
  • Envelhecimento.

Como é possível observar, existem múltiplas causas. Caso identifique de imediato algum desses fatores, é importante adotar medidas preventivas para reduzir o processo de amarelamento. Além disso, marcar uma consulta com o dentista é o passo seguinte para uma avaliação mais detalhada.

Dentes amarelados: como clarear com segurança?

Ainda que você tenha dentes amarelados, saiba que o problema tem solução! Existem técnicas seguras e realmente eficientes que garantem um sorriso bonito e saudável.

Aliás, é importante enfatizar o perigo de receitas caseiras e sem comprovação científica. Confiar nesses métodos é expor sua boca e dentes a lesões, que podem ser irreversíveis e gerar diversas complicações.

Por isso, o tratamento deve ser orientado e conduzido por um dentista. Este é o único profissional capacitado para lidar com o quadro se forma responsável e técnica, indicando o melhor método de intervenção para cada caso. Confira algumas opções!

Abrasão superficial

Em casos mais leves de amarelamento dentário, é possível recorrer ao processo de abrasão superficial. Após avaliação do profissional, ele aplica uma substância abrasiva e realiza um polimento superficial, com os equipamentos adequados.

Perceba que estamos falando de uma espécie de limpeza, que dura poucos minutos. Embora não seja eficiente para todos os casos, ele pode resolver problemas relacionados à formação da arcada e ao uso de antibióticos na infância, por exemplo.

Clareamento dentário

mulher utilizando clareamento dentário

O clareamento dentário é a técnica mais conhecida e divulgada. Quase todo mundo que sofre com dentes amarelados já pensou em recorrer a esse tratamento.

O procedimento é feito por meio de substâncias clareadoras, à base de peróxido de hidrogênio. Ao encontrarem em contato com o dente, eles começam a “quebrar” as moléculas de cor amarela, devolvendo a cor original ao sorriso.

Lembrando que existem vários tipos de clareamento. Confira!

Clareamento caseiro

pessoa utilizando clareamento dental caseiro

O clareamento caseiro é uma técnica segura e efetiva, porém de maior duração. O dentista confecciona uma moldeira que se encaixa à sua arcada e que deve ser utilizada durante o período noturno.

Para isso, aplica-se um gel clareador que age de forma gradual e contínua. Lembrando que os bons resultados dependem da disciplina do paciente.

Clareamento no consultório

O clareamento no consultório se assemelha ao caseiro, porém o gel aplicado tem uma concentração mais elevada e o dentista supervisiona todo o processo de perto.

Para uma aplicação segura, ele protege as gengivas. Em seguida, o paciente fica em torno de uma hora com o produto na boca. O resultado é mais rápido, embora ainda exija algumas sessões.

Clareamento a laser

O clareamento a laser é uma técnica mais moderna e rápida. Nesse caso, o dentista aplica o gel clareador, que é ativado com a aplicação de laser.

Em síntese, a luz faz com que o produto se torne mais permeável. Com isso, ele se torna mais eficiente e atinge camadas e locais específicos do esmalte dentário. O resultado é rápido e imediato. A maioria dos pacientes já visualiza uma melhora após a primeira sessão.

Lentes de contato dentárias

Embora não seja um procedimento de clareamento dentário em si, o uso de lentes de contato está ganhando muitos adeptos no país. Isso porque, a técnica garante um sorriso mais branco e alinhado.

De forma resumida, estamos falando de facetas feitas de cerâmica odontológica. Elas são extremamente finas (em torno de 0,5 milímetros de espessura) e se encaixam sobre o dente, como uma máscara.

As lâminas são confeccionadas em um tom próximo ao branco perfeito. No entanto, é válido mencionar que a técnica é mais invasiva e, na maior parte dos casos, exige um desgaste dentário prévio.

Caso tenha vontade de realizar esse procedimento, é essencial buscar o auxílio de um profissional experiente e qualificado. Afinal, um desgaste acima do indicado pode ser irreversível e gerar outros problemas bucais e de autoestima.

Marque sua consulta e tenha o sorriso dos sonhos!

E então, viu como é possível clarear dentes amarelados? Se você se incomoda com a cor da sua arcada, é hora de aproveitar os recursos disponíveis para solucionar o problema de forma eficiente e segura.

A Realize Sorrisos é uma clínica odontológica com sede em Ceilândia – DF. Temos uma equipe de especialistas altamente qualificada, pronta para te oferecer um atendimento personalizado e humanizado.Nossa maior missão é levar assistência odontológica de qualidade a todos. Por isso, não perca mais tempo! Marque sua consulta agora mesmo e tenha o sorriso dos sonhos!

Dra. Denise Fontenelle

Aparelhos odontológicos: as 7 maiores dúvidas dos pacientes

Todo mundo pode ter aquele sorriso de artista, com dentes brancos e alinhados. E se você está pesquisando sobre como clarear dentes amarelados, é sinal de que se preocupa com a estética bucal. Aliás, quando falamos em cuidados odontológicos, este tema está entre os mais procurados, ao lado de problemas com cáries, alinhamento dentário e …

Odontologia infantil: como funciona e quais os principais tratamentos?

Todo mundo pode ter aquele sorriso de artista, com dentes brancos e alinhados. E se você está pesquisando sobre como clarear dentes amarelados, é sinal de que se preocupa com a estética bucal. Aliás, quando falamos em cuidados odontológicos, este tema está entre os mais procurados, ao lado de problemas com cáries, alinhamento dentário e …