Recebeu a notícia de que precisará de um implante e ainda está confuso sobre o que isso significa e quais os próximos passos? Então, nossa dica é que comece conhecendo os diferentes tipos de implantes dentários!
Ao buscarem por um
dentista em Ceilândia e chegarem até a Realize Sorrisos, muitos pacientes não imaginam que receberão essa indicação. Embora o procedimento possa gerar insegurança, é uma grande oportunidade para recuperar a alegria de sorrir.E é exatamente isso que demonstramos ao longo deste conteúdo. Continue a leitura para conhecer melhor o tratamento e as opções disponíveis!
O implante dentário é um procedimento que visa instalar um “dente artificial” para preencher a arcada dentária de pacientes que perderam dentes em razão de cáries,doenças da gengiva e outros problemas bucais.
Eles fazem essa substituição de forma natural e eficiente, garantindo uma vida normal, incluindo a mastigação e a fala.
Além disso, o tratamento traz muitos impactos positivos à autoestima das pessoas que sofrem com a perda dentária. Afinal, o sorriso fica esteticamente completo e alinhado.
Em primeiro lugar, é importante dizer que a colocação do implante dentário é uma cirurgia. Mas isso não significa que seja um procedimento perigoso. Na verdade, desde que realizada por profissionais capacitados e experientes não costuma ter complicações.
O procedimento envolve a aplicação de anestesia local, o que reduz consideravelmente o desconforto do paciente. Assim, o dentista realiza um corte na gengiva até acessar o osso que servirá de base para o implante.
Feito isso, com o auxílio de um aparelho específico, ele fará um pequeno furo no osso e encaixará um pino de titânio de forma firme e milimetricamente planejada. É nesse pino que o dente artificial será encaixado, garantindo um resultado seguro e natural.
Agora que já esclarecemos esses pontos iniciais, podemos apresentar os principais tipos de implantes dentários. É importante destacar que a escolha do procedimento ideal é feita de forma personalizada pelo dentista, por isso é importante escolher um profissional capacitado.
A seguir, preparamos um breve resumo com tudo o que você precisa saber de forma simples e clara. Confira!
O implante unitário é aquele em que se substitui apenas um dente. Assim, o paciente passa pelo procedimento que falamos acima para inserção do pino de titânio e após alguns meses tem uma coroa implementada.
Se você perdeu um dente, saiba que esse processo precisa ser realizado o mais rápido possível. Isso porque, além do dano estético, há o risco de o próprio organismo absorver o osso do maxilar, dificultando a realização da cirurgia.
A pontes sobre implantes é capaz de substituir a perda de até três dentes consecutivos , ou seja, um lado do outro. Nesse caso, o dentista fará uma avaliação da região e das condições da massa óssea para verificar se é possível preencher as lacunas.
O procedimento em si é bem parecido, porém há a colocação de dois pinos e de três próteses. Dessa forma, o dente do meio fica apoiado na gengiva.
Vale a pena mencionar que a técnica é vantajosa do ponto de vista financeiro e da cirurgia, uma vez que reduz a quantidade de perfurações ósseas. Porém, como os dentes ficam unidos, isso costuma dificultar a higienização.
Em pacientes com a arcada dentária faltando vários dentes, o dentista pode indicar um implante com prótese protocolo. O modelo pode ser instalado na arcada dentária inferior ou superior e devolve a autoestima, pois substitui todos os dentes.
Assim como no implante duplo, não é necessário realizar um furo para cada dente. Em geral, o profissional realizará cerca de 5 perfurações em locais estratégicos para garantir a sustentação da prótese.
O implante com prótese overdenture segue a mesma ideia da prótese protocolo. Entretanto, a quantidade de perfurações é ainda menor (em média 3).
Assim, a prótese funciona como um tipo de dentadura que pode ser retirada pelo paciente durante a higienização. Lembrando que o resultado estético é bem natural e não há desconforto durante a mastigação e fala.
Você já ouviu falar nomini implante ortodôntico? Esse é um procedimento moderno que se baseia na instalação de implantes do tamanho de um palito de dente, extremamente finos.
A principal diferença é que ele não substitui um dente , mas serve de apoio em tratamentos ortodônticos. Isso porque, ele serve para dar sustentação para um aparelho durante o tratamento de alinhamento dentário.
Para fechar nossa lista dos tipos de implantes dentários, vamos falar do zigomático. Ele recebe esse nome em razão do pino de titânio ser fixado no osso zigomático — a famosa maçã do rosto.
Do mesmo modo que as demais alternativas, esse procedimento garante um bom resultado. Aliás, é uma opção para pessoas que tiveram perda óssea, mas não desejam realizar um enxerto.
Conseguiu tirar suas dúvidas sobre os tipos de implantes dentários? Como vimos, o procedimento se resume na instalação de pinos no osso da mandíbula que passam a funcionar como a raiz do dente.
Desse modo, é possível conectar uma coroa e acabar com os incômodos de viver com a perda dentária. Portanto, se você não tem um ou mais dentes, saiba que pode resolver esse problema de forma segura e permanente.
A Realize Sorrisos é uma clínica odontológica de Ceilândia que conta com um time de especialistas prontos para te atender. Com eficiência, agilidade e as melhores técnicas e procedimentos do mercado, vamos te ajudar a voltar a sorrir.
Agenda sua consulta agora mesmo!
Links Rápidos
Contato
Social Media