Afinal, quando procurar um dentista para criança? A
odontologia infantil é a especialidade que cuida da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes, garantindo um atendimento personalizado e adequado às demandas de cada faixa etária.Agendar a consulta na hora certa é uma das maiores responsabilidades dos pais, mas é normal ter dúvidas sobre o assunto. Então, antes de levar seu filho a um
dentista em Ceilândia, o que acha de se informar sobre o assunto?Neste post, respondemos 6 dúvidas comuns que ouvimos nos consultórios para te ajudar a entender melhor a importância de um profissional especializado na preservação do sorriso dos seus filhos. Confira!
A odontologia infantil é a área da odontologia dedicada à saúde bucal de crianças — da primeira infância à adolescência. Portanto, o odontopediatra tem experiência e qualificação para cuidar dos dentes, gengivas e boca em todas as fases.
É importante mencionar que o dentista para criança é o profissional mais capacitado para lidar com este público. Isso porque, além de conhecimentos técnicos, ele tem habilidades humanas para conduzir as consultas de forma tranquila e sem gerar traumas.
Além da graduação em odontologia, sua formação inclui treinamentos adicionais e a residência para se especializar em atendimento à infância.
A odontopediatria é, sem dúvidas, uma das especialistas odontológicas mais importantes. Afinal, promove o primeiro contato da criança com um dentista e pode evitar uma série de doenças e problemas bucais ao longo dos anos.
Infelizmente, este é um hábito que demorou a ser incorporado no Brasil. Por isso, não é incomum encontrarmos adultos com saúde bucal precária e com perdas dentárias que poderiam ter sido evitadas.
Levar seu filho regularmente ao dentista deve ser um cuidado básico, assim como as consultas periódicas com o pediatra. Essa é uma responsabilidade dos pais e responsáveis e não pode ser negligenciada.
Os primeiros dentes de uma criança começam a surgir por volta dos 6 meses de vida. Este é o momento ideal para iniciar o acompanhamento com um odontopediatra e garantir um desenvolvimento saudável da arcada dentária.
Logo na primeira consulta, o dentista para criança avaliará a mandíbula, a mordida e possíveis alterações que merecem mais atenção. Além disso, a consulta serve para orientações sobre como escovar e cuidar dos dentes do seu filho, com produtos e técnicas adequadas.
Vale a pena destacar que a boca infantil é diferente da adulta. Além de menor e mais delicada, ela está em desenvolvimento e passará por muitas transformações até o nascimento de todos os dentes permanentes.
Sem o acompanhamento de um dentista para criança, seu filho pode sofrer com doenças e complicações que causam dor e outras consequências por toda a vida. Mas este é apenas um dos motivos para não deixar de levá-lo a um especialista.
Um estudo recente concluiu que 86% das crianças que consomem açúcar desenvolvem cárie. Essa é uma das doenças mais comuns em crianças e, quando não tratada, pode causar dores e até a perda do dente.
Com a odontologia infantil, é possível prevenir e tratar o problema de forma rápida e eficaz. Isso porque, o dentista consegue orientar os pais e a criança sobre a maneira correta de se fazer a higiene bucal e identifica dentes cariados com mais agilidade.
Quando a criança não vai ao dentista de forma regular corre o risco de demorar a tratar alterações na arcada dentária. Aliás, o uso do aparelho móvel infantil é capaz de solucionar vários problemas relacionados ao desenvolvimento ósseo da boca.
Esse tratamento ortopédico preventivo é conduzido pelo dentista infantil e pode iniciar a partir dos 5 anos de idade e proporciona vários benefícios, como a melhora da respiração, mastigação e dicção.
Outro grande risco de não introduzir a criança aos cuidados com a saúde bucal desde cedo é potencializar o medo de ir ao dentista. Afinal, nas consultas periódicas, ela consegue entender que os procedimentos não são dolorosos e que preservam seus dentes sempre bonitos e fortes.
Como já mencionamos, é importante levar a criança ao dentista assim que o primeiro dente nasce, o que costuma acontecer até os 6 meses de idade. Porém, se os dentes estiverem demorando muito a nascer, é interessante que essa visita seja antecipada.
Além disso, a profilaxia dental semestral deve iniciar por volta dos 2 anos de idade. Nessa época, a criança começa a ser introduzida a uma alimentação com mais alimentos açucarados e os riscos de desenvolver cáries são maiores.
Conseguiu entender como a odontologia infantil é importante para o desenvolvimento sadio da arcada dentária de seus filhos? Os dentistas pediátricos estão prontos para atender este público, cuidando de forma abrangente de toda a boca.
Veja alguns dos procedimentos executados:
exame clínico e avaliação da saúde bucal infantil;
atendimento odontológico preventivo;
limpeza e tratamentos com flúor;
orientações sobre dieta e escovação;
orientação sobre o uso de chupetas e no caso do hábito de sucção do dedo;
avaliação precoce e tratamento para dentes encavalados, tortos e problemas na mordida;
tratamento de cáries e outros problemas dentários
diagnóstico de condições bucais associadas a doenças, como diabetes e asma.
tratamento de dentes fraturados, deslocados ou arrancados.
Crianças não são “mini adultos”, por isso nem sempre encaram uma consulta com o dentista de forma tranquila e colaborativa. É por isso que o apoio de um dentista para criança é tão importante e garante o sucesso dos tratamentos sem gerar traumas e outros problemas.
Para isso, a Realize Sorrisos conta com um time de profissionais qualificados e humanos. Nossa equipe de especialistas está preparada para examinar e tratar o público infantil de forma lúdica, respeitosa e com qualidade.Além disso, a clínica tem todos os equipamentos necessários e um ambiente confortável e acolhedor. Agende a sua consulta e cuide do sorriso dos seus filhos com quem entende do assunto!
Links Rápidos
Contato
Social Media