A **hipersalivação** é uma condição que gera desconforto e constrangimento e está relacionada a várias causas. Comum em adultos e crianças, ela pode ser diagnosticada por um dentista sem a necessidade de um [raio x odontológico](https://realizesorrisos.com/blog/ortodontia/radiografia-do-dente-o-que-tipos-quanto-custa/).
Vale destacar que **não estamos falando de uma doença**, mas de um sintoma relacionado a um quadro subjacente. Porém, é algo que gera preocupação nos pacientes e pode desencadear ansiedade e problemas de sociabilidade.
O ideal é buscar a ajuda de um especialista o mais rápido possível. Nesse caso, você pode agendar uma consulta com um [dentista em Ceilândia](https://realizesorrisos.com/) e DF. Mas, antes disso, o que acha de se informar um pouco melhor? Confira o post até o final!
## **O que é hipersalivação?**
A hipersalivação, também conhecida como sialorreia ou hipersialose, é caracterizada pelo **excesso de saliva na boca**, que pode transbordar para os lábios. Como dissemos, não é uma doença e está relacionada causas comuns a até doenças mais raras e complexas.
Todo ser humano saudável produz saliva — uma média de 0,75 a 1,5 litros por dia. Esse líquido é produzido pelas glândulas salivares e tem várias funções, como:
- umedecer a cavidade bucal e os alimentos;
- auxiliar na deglutição e na digestão;
- ajudar na cicatrização de feridas na boca;
- remover germes e bactérias;
- atuar como barreira para toxinas.
Acontece que algumas pessoas podem começar a produzir saliva de forma excessiva. Desse modo, começa a enfrentar problemas para falar e comer e o constrangimento de lidar com a baba, o que impacta sua autoestima.
## **O que pode causar a hipersalivação?**

A hipersalivação é um problema complexo e que depende de uma análise geral do quadro de saúde do paciente. Isso porque, há várias causas com potencial de desencadeá-la: de uma simples dificuldade para usar dentaduras a sintomas de doenças graves.
Sendo assim, podemos dizer que ela é resultado de três situações distintas:
1. Produção excessiva de saliva
2. Incapacidade de efetivamente engolir ou limpar a saliva da boca
3. Dificuldade para manter a boca fechada
No caso da produção de saliva em excesso, podemos listar algumas doenças e condições que geram tal desconforto:
- náuseas causadas pela gravidez;
- sinusite ou inflamações na garganta;
- picadas de insetos;
- nascimento dos dentes em crianças;
- úlceras e inflamações bucais;
- má higiene bucal;
- ansiedade;
- infecções graves, como raiva ou tuberculose.
A dificuldade para engolir a saliva é comum em pacientes com Síndrome de Down, autismo e acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo. Por fim, algumas pessoas podem ter problemas para manter a boca fechada, como na paralisia cerebral.
Além de todas essas possíveis causas, é interessante lembrar que a incapacidade de manter a saliva na cavidade bucal pode estar associada ao **alinhamento inadequado dos dentes** e de uma obstrução nasal.
Por fim, também pode resultar de condições não médicas, como ver, cheirar ou provar comida e até o hábito de **consumir goma de mascar**.
## **Quais os principais sintomas da hipersalivação?**
Um quadro de salivação excessiva pode desencadear **diversas complicações e sintomas**. Por isso, é muito importante buscar ajuda médica e tratar a condição subjacente responsável pelo problema. Veja algumas dessas situações:
- babar e cuspir em excesso;
- fissuras nos lábios;
- infecções na pele ao redor da boca;
- [mau hálito](https://realizesorrisos.com/blog/odontologia/mau-halito-em-criancas-causas-tratamentos-prevencao/);
- desidratação;
- dificuldade para engolir e falar;
- perda ou alteração no paladar.
Pacientes com hipersalivação também correm o risco de inalar saliva e pedaços de alimentos. Eles podem se alojar nos pulmões, gerando um quadro de pneumonia.
## **Como o problema é diagnosticado?**
Como vimos, **o quadro da hipersalivação é facilmente identificado**. Por isso, médicos e dentistas não costumam ter dificuldade para diagnosticá-lo.
O grande desafio está em determinar a causa subjacente. Nesse caso, é preciso avaliar todo o histórico médico do paciente, realizar [exames odontológicos](https://realizesorrisos.com/blog/doencas/exames-odontologicos-e-saude-bucal/) e até laboratoriais.
Lembrando que o quadro pode ser passageiro ou uma condição crônica. Nessa segunda situação, é preciso determinar a gravidade dos sintomas para que o tratamento seja o mais adequado possível.
## **A hipersalivação tem tratamento?**

A hipersalivação pode ser tratada, mas precisamos deixar claro que a intervenção adequada foca na raiz do problema. Então o **protocolo é personalizado para cada pessoa e deve ser conduzido por um profissional da saúde**.
Ainda assim, existem tratamentos e bons hábitos que devem ser redobrados no dia a dia do paciente, como:
- melhor higiene bucal;
- escovação com mais frequência — reduz inflamações e ajuda a “secar a boca”;
- medicamentos específicos e que bloqueiam as glândulas salivares;
- injeções de toxina botulínica;
- cirurgia;
- radioterapia.
Seja qual for o grau do seu problema, a ajuda de um médico ou dentista é essencial. Ele será sua fonte confiável para buscar mais informações e elaborar um tratamento que possa ajudá-lo a superar o problema.
**A hipersalivação tem causas que podem ser tratadas de forma simples e rápida**. Porém, há situações em que a intervenção se prolonga e exige cuidados extras.
Porém, é sempre importante dizer que essa é uma condição comum, com a qual os melhores profissionais estão preparados para lidar. Por isso, converse com seus familiares sobre o assunto e não se sinta sozinho.
## **A Realize Sorrisos pode te ajudar!**
A Realize Sorrisos é uma clínica odontológica localizada em Ceilândia. Temos uma equipe de profissionais altamente qualificada e infraestrutura de ponta para atender a população com qualidade e eficiência.Se você está enfrentando um problema de hipersalivação, não deixe de buscar tratamento. [Marque sua consulta agora mesmo e faça uma avaliação](https://agenda.link/58285/)!