Poucas coisas incomodam tanto como uma queimadura na boca , não é mesmo? Além da dor, a situação afeta a sua capacidade de comer, falar e até mesmo sorrir.
Infelizmente, muitas pessoas procuram por um
dentista em Ceilândia com essa queixa. Isso porque, esse tipo de lesão é comum e pode ser provocado por vários motivos, como alimentos e bebidas quentes e produtos ácidos.Pensando nisso, hoje vamos trazer dicas para lidar com uma queimadura na boca, aliviando o desconforto e acelerando o processo de cicatrização. Quer aprender? Continue conosco!
Antes de falarmos sobre os cuidados para tratar uma queimadura na boca, é importante alertarmos sobre as situações que podem desencadear esse problema. Afinal, prevenir é sempre a melhor opção!
O mais interessante é que esse desconforto tem causas comuns e facilmente evitáveis. Por isso, vale a pena ficar atento ao perigo. Acompanhe!
Quem nunca queimou a boca ao consumir uma bebida ou alimento quente? Esse tipo de situação é bem comum e, na maioria dos casos, não gera consequências graves, além de uma mancha escura na boca e dor.
Porém, alguns pacientes podem se machucar gravemente, precisando de apoio médico e remédios para se recuperar. Para não sofrer com o mesmo problema, anote alguns alimentos e bebidas que merecem sua atenção na hora do consumo quente:
Tecnicamente falando, os alimentos ácidos, como limão e outras frutas cítricas, não provocam queimaduras na boca geradas pelo calor. No entanto, podem causar irritações e sensações de ardência igualmente preocupantes.
No verão, é comum encontrarmos pacientes que relatam o consumo de suco de limão na praia e, logo em seguida, perceber ardência e queimação nos lábios. Isso ocorre devido à acidez do alimento, que irrita as mucosas da boca.
Assim como os alimentos ácidos, o consumo de pimenta pode provocar a sensação de queimadura na boca. Portanto, é preciso ter cuidado ao ingerir o produto, especialmente in natura.
Os produtos químicos também podem gerar queimadura na boca. Nesse caso, a ingestão costuma ser acidental e tem outras consequências para a saúde do paciente.
Vale destacar que queimaduras químicas são extremamente dolorosas e dificultam a alimentação e até a comunicação do indivíduo. Os produtos com mais índices de acidentes são os produtos de limpeza.
A recuperação total de uma queimadura na boca costuma ocorrer em torno de 3 a 7 dias. Ou seja, o processo de cicatrização é rápido e não tende a deixar sequelas.
É importante mencionar que, na maioria dos pacientes, não é preciso administrar nenhum medicamento. A seguir, vamos apresentar algumas boas práticas que são suficientes para acelerar sua recuperação.
Como dissemos, o ideal é sempre evitar o contato com produtos e alimentos que provocam a queimadura na boca. Mas nem sempre isso acontece, certo?
Se você se envolveu em alguma situação que provocou esse tipo de lesão, é importante adotar algumas medidas para diminuir o desconforto e acelerar a cicatrização. Confira!
A primeira medida para aliviar a sensação de queimação é enxaguar a boca com água fria. Observe que esse simples ato vai reduzir a dor, abaixando a temperatura da área afetada.
Um copo de água fria após se queimar com uma colher de sopa muito quente é simples, rápido e eficiente!
Seguindo a mesma ideia da água fria, a aplicação de gelo pode ajudar a reduzir a dor e o desconforto de uma queimadura na boca. Nesse sentido, o ideal é aplicar o gelo com a ajuda de uma gaze ou pano limpo por alguns minutos.
Em casos mais graves, se a dor não reduzir, você pode recorrer ao uso de analgésicos orais, como paracetamol. Lembre-se de que todo medicamento deve ser administrado conforme orientação de um profissional da saúde.
Mesmo com todo o desconforto de uma queimadura na boca, é fundamental manter bons hábitos de higiene bucal para evitar a proliferação de bactérias. Entretanto, durante a escovação, tome mais cuidado para não irritar ainda mais a região.
É prudente evitar consumir alimentos ácidos e picantes durante o período de recuperação de uma queimadura bucal. Afinal, eles podem irritar a mucosa oral e gerar ainda mais dor e desconforto.
A água é especialmente importante para a recuperação de queimaduras na boca. Quanto mais hidratada estiver a mucosa, mais rápida será a cicatrização.
Você também pode pedir ao seu dentista ou médico a indicação de uma pomada cicatrizante. Esses medicamentos são grandes aliados em tratamentos mais complexos e reduzem bastante o desconforto, além de acelerar o processo de recuperação do organismo.
Como destacamos, as queimaduras na boca são relativamente comuns. Além disso, em sua maioria, não são classificadas como graves.
Porém, quando a queimadura atinge uma grande região, gera bolhas na boca e tem um período de recuperação longo é importante procurar um dentista para uma avaliação mais detalhada e a prescrição de medicamentos específicos.
Este conteúdo te ajudou? A queimadura na boca é uma situação desagradável e dolorosa, mas nem sempre é motivo de preocupação. Seu organismo cuidará do processo de recuperação sozinho e, em breve, você voltará a sorrir.
Porém, saiba que a Realize Sorrisos está pronta para te atender em qualquer situação. Do simples ao complexo, temos profissionais capacitados e uma infraestrutura de qualidade, com equipamentos de última geração.
Marque agora sua consulta e cuide bem do seu sorriso!
Links Rápidos
Contato
Social Media