HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Os 7 segredos de quem tem um sorriso saudável

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Odontologia
February 23, 2022
4 min de leitura
Os 7 segredos de quem tem um sorriso saudável

É difícil achar alguém que não deseja ter um sorriso saudável, não é mesmo? Afinal, dentes brancos, alinhados, sem cáries e livre de tártaros e bactérias não são importantes para a nossa saúde e, também, imagem pessoal.

A boa notícia é que esse não precisa ser um sonho inalcançável. Qualquer pessoa pode ter tudo isso! Para te ajudar, revelamos os 7 segredos de quem exibe um sorriso perfeito por aí.

Se você está em busca de dentista em Ceilândia, é um bom sinal. Mas, antes de se consultar, que tal conferir como celebridades e pessoas comuns conquistam um sorriso atraente e realmente saudável? Confira!

1. Vão ao dentista regularmente

Se você anda enfrentando muitos problemas bucais, provavelmente não tem ido ao dentista com a frequência que deveria. Isso porque, as consultas preventivas e de rotina ajudam a manter seu sorriso sempre saudável.

E qual o intervalo ideal? O indicado é que cada pessoa faça, ao menos, duas visitas anuais ao seu dentista de confiança. Mas, se você puder ir a cada 90 dias, é ainda melhor! Pode parecer exagero, mas as bactérias e sujeiras retiradas da boca tendem a reaparecer em 3 meses. 

Atualmente, as clínicas estão trabalhando com condições de pagamento facilitadas e praticam preços mais acessíveis, o que permite que esse cuidado seja colocado em prática.

2. Sabem que ir ao dentista não precisa ser doloroso

Você tem medo de ir ao dentista? Este é um sinal de que você precisa escolher com mais atenção o profissional que cuidará da sua saúde bucal. Afinal, tratamentos odontológicos e dor não precisam andar juntos!

Atualmente, é possível administrar anestésicos e aliviar todos os desconfortos que possam surgir em uma consulta. Profissionais mais atualizados estão prontos para usar os medicamentos certos, tornando a experiência muito menos estressante.

3. Não esperam a dor de dente se tornar insuportável

Você só vai ao dentista quando sente uma dor que te deixa incapacitado para cumprir com suas obrigações diárias? Esse é um erro que as pessoas com sorriso saudável não cometem.

A verdade é que a grande maioria dos problemas bucais são silenciosos em sua fase inicial e tendem a agravar com o tempo. Sendo assim, além das consultas regulares, é preciso procurar ajuda assim que você sentir o primeiro incômodo.

Cáries, doenças gengivais e a dor do nascimento de um siso não vão embora sozinhos! Pelo contrário, elas se agravam e a demora torna o tratamento mais difícil e demorado.

4. Sabem que o fio dental é fundamental para um sorriso saudável

Rosto de mulher sorrindo

Nada substitui o fio dental! Essa é uma verdade que quase todo mundo já ouviu, mas poucas pessoas levam a sério. Então, se você ainda não adotou esse hábito, comece o quanto antes!

De nada adianta “palitar os dentes” após as refeições ou comprar escovas de dentes modernas. Você precisa garantir uma higienização adequada, que alcança o local onde as piores bactérias se escondem. 

Na prática, a escovação exerce apenas 50% desse papel. Para garantir uma boca 100% limpa e saudável, é indispensável usar o fio dental, pelo menos, uma vez ao dia. Então, que tal comprar esse produto na próxima vez que for ao supermercado ou à farmácia?

5. Não confiam em receitas caseiras

A internet está repleta de receitas caseiras que supostamente substituem a visita ao dentista. Não caia nessa cilada! Em quase todos os casos, as indicações não têm qualquer comprovação científica e não surtem efeito algum.

Em resumo, você perde tempo e dinheiro comprando produtos e materiais que prometem algo que jamais podem cumprir. Ou pior ainda: estraga os seus dentes!

Quer um exemplo? O uso de carvão ativado e bicarbonato de sódio diretamente nos dentes como fórmula mágica para o clareamento da arcada é um mito perigoso. Essas técnicas afetam o esmalte dentário, causando manchas e sensibilidade.

 6. Trocam a escova de dentes a cada 3 meses

Uma imagem contendo escova

Responda com sinceridade: com qual frequência você troca a sua escova de dentes? Muitas pessoas não prestam muita atenção nesse detalhe, mas ele faz muita diferença para quem deseja ter um sorriso perfeito.

O ideal é fazer essa substituição a cada 3 meses. Já existem inúmeros estudos que comprovam que depois desse prazo, o equipamento perde sua eficiência e não consegue retirar a placa dos dentes e da gengiva.

É interessante destacar que o custo para trocar uma escova de dentes é baixo, mas os benefícios são expressivos. Além disso, caso as cerdas se danifiquem antes de 90 dias, você já pode comprar uma nova.

7. Bebem bastante água e têm uma dieta balanceada

Beber água e ter uma dieta balanceada são regras básicas para uma vida saudável e os benefícios começam pela boca. Afinal, o local é onde os alimentos têm seu primeiro contato com o corpo humano.

Manter-se hidratado ajudará sua boca a produzir saliva na quantidade adequada para mantê-la sempre limpa. Caso ainda não saiba, a saliva faz uma lavagem natural na cavidade bucal, removendo bactérias e partículas de alimentos.

Já a adoção de uma dieta saudável tem um impacto enorme na saúde do seu sorriso. Alimentos saudáveis ajudam nossos ossos e dentes a se desenvolverem adequadamente. 

Além disso, diversas frutas, vegetais e castanhas, por exemplo, estimulam a produção de saliva. Em resumo, alimentos que exigem uma mastigação mais intensa são bons para os dentes pois aumentam a salivação e, consequentemente, sua boca passa a ser naturalmente higienizada.

Para um sorriso saudável, conte com a Realize Sorrisos!

Viu só como ter um sorriso saudável não é uma missão impossível? Agora que você já conhece todos esses segredos, comece marcando uma consulta com um dentista. A equipe da Realize Sorrisos está pronta para te ajudar. Agende agora mesmo uma avaliação e ganhe ainda mais motivos para sorrir!


Compartilhe

Post Anterior
Cárie na raiz do dente: causa, sintomas e tratamentos
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
1. Vão ao dentista regularmente
2
2. Sabem que ir ao dentista não precisa ser doloroso
3
3. Não esperam a dor de dente se tornar insuportável
4
4. Sabem que o fio dental é fundamental para um sorriso saudável
5
5. Não confiam em receitas caseiras
6
 6. Trocam a escova de dentes a cada 3 meses
7
7. Bebem bastante água e têm uma dieta balanceada
8
Para um sorriso saudável, conte com a Realize Sorrisos!

Posts Relacionados

Obturação e restauração: afinal, quais as diferenças?
April 09, 2024
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media