HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Invisalign: o guia completo para o sorriso perfeito

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Invisalign
September 23, 2021
12 min de leitura
Invisalign: o guia completo para o sorriso perfeito

Você já ouviu falar no Invisalign? Quem sonha com um sorriso bonito e saudável precisa conhecer melhor essa inovação em tratamento ortodôntico. Afinal, ele promete ser mais rápido, discreto e eficiente.

Nós, da Realize Sorrisos, prestamos serviços de dentista em Ceilândia e demais regiões do DF e preparamos este guia completo com tudo o que você precisa saber antes de fazer esse investimento.

A seguir, você descobre o que é Invisalign, como funciona o tratamento, seus benefícios, valor, indicações e muito mais. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é Invisalign?

O que é Invisalign
O que é Invisalign

O Invisalign é um aparelho dentário muito discreto, criado para facilitar o alinhamento dos dentes. Por isso, ele também é chamado de aparelho invisível e de alinhador transparente.

Na prática, estamos falando de um produto inovador, fabricado a partir de tecnologia 3D. Suas placas são confeccionadas por um polímero de última geração: o SmartTrack — que, além de resistente, tem elasticidade e é confortável.

A confecção do aparelho é personalizada conforme as necessidades de cada arcada dentária. Aliás, esse é um dos motivos para o seu alto nível de precisão no alcance de resultados.

Vale dizer que, mesmo sendo uma novidade no Brasil, o Invisalign já é muito usado em outros países. Parte desse sucesso se deve à possibilidade de realizar o tratamento sem afetar a estética do paciente — uma boa opção para quem não quer um “sorriso metálico”.

Para que serve o Invisalign?

Em poucas palavras, o Invisalign é um aparelho ortodôntico que te ajudará a ter um sorriso bonito e alinhado. Ou seja, ele serve para corrigir problemas que podem impactar a estética e saúde da sua boca.

Aliás, ao longo deste post, você verá que a tecnologia pode tratar de casos mais simples até os mais complexos. Tudo isso de forma discreta, sem dor e em menos tempo.

Invisalign funciona?

Invisalign funciona
Invisalign funciona

Afinal, o Invisalign funciona mesmo? Se você tem dúvidas sobre a eficácia do tratamento, saiba que mais de 10 milhões de pessoas já aderiram aos alinhadores invisíveis. O sucesso em todo o mundo é uma demonstração de que os resultados são satisfatórios.

A Align Technology, responsável pelo desenvolvimento do produto, fez um alto investimento em pesquisas antes de colocá-lo no mercado. Foram mais de 1 bilhão de dólares e um longo processo de testes até que ele estivesse pronto.

Como é o tratamento com Invisalign?

Como é o tratamento com Invisalign
Como é o tratamento com Invisalign

Ficou curioso para saber como funciona esse tratamento dentário na prática? Em primeiro lugar, o Invisalign é bem diferente dos aparelhos tradicionais e não utiliza borrachinhas, fios ou braquetes.

O modelo dispensa os moldes de gesso. Ao invés disso, softwares e scanners de última geração fazem imagens 3D dos dentes do paciente. Continue a leitura para entender melhor!

Invisalign: como funciona

Para atingir os resultados esperados, o tratamento é dividido em 4 etapas. É importante que você as conheça e entenda essa evolução:

  1. Avaliação do paciente.
  2. Simulação da movimentação dos dentes.
  3. Fabricação dos alinhadores.
  4. Manutenções e acompanhamento profissional.

Quer saber mais sobre elas? Acompanhe um breve resumo que preparamos!

Avaliação do paciente

Assim como qualquer tratamento ortodôntico, a primeira etapa é a avaliação do paciente. Por isso, você deve procurar um dentista credenciado e apto a realizar o procedimento — isso faz toda a diferença para os seus resultados.

Lembre-se de que ele será o responsável por avaliar todas as características de sua boca e solicitar os exames necessários, como radiografias.

Nesse primeiro momento, o dentista conta com a ajuda de um scanner desenvolvido para o sistema Invisalign, chamado iTero Element. Com ele, é possível criar uma imagem 3D da sua arcada dentária, o que facilita a identificação das falhas. 

Simulação dos movimentos dos dentes

Com os resultados dos exames em mãos, o dentista consegue planejar o tratamento mais adequado à sua realidade. Nesse caso, sua arcada dentária é escaneada e moldada com extrema precisão.

O próximo passo é a simulação digital que mostra como ficará o seu sorriso. Ou seja, você consegue ver as movimentações dos dentes em cada fase e já sabe quantos alinhadores serão necessários para atingir o objetivo.

Isso é feito por meio de um sistema chamado ClinCheck, que também foi criado especialmente para esse procedimento. Para desenvolvê-lo, os cientistas se basearam em dados de mais de 5 milhões de pessoas.

Fabricação dos alinhadores invisíveis

Se tudo estiver certo, seu dentista aprova a simulação e envia o pedido para a fabricação dos alinhadores invisíveis — que é feita nos EUA. Todo o processo é baseado na tecnologia de impressão 3D e garante alta precisão.

Depois de pronto, o aparelho é enviado para o consultório odontológico. Em seguida, o paciente passa por uma consulta para receber orientações e tirar suas principais dúvidas.

Manutenções e acompanhamento profissional

Pronto! Agora, é só seguir as orientações do seu dentista e realizar as trocas no período indicado. Isso costuma acontecer a cada 15 dias, mas depende de vários fatores, inclusive da disciplina do paciente.

As manutenções devem ser combinadas e seguidas à risca. Afinal, é nesse momento que o dentista avalia sua evolução. Mas, não se preocupe: as consultas são rápidas e simples!

Vale a pena destacar que, após concluir todas as etapas, o Invisalign ainda disponibiliza um recurso que promete manter seu sorriso perfeito e alinhado. Isso mesmo! Você não corre o risco de refazer todo o procedimento.

Conhecidas como Contenções Vivera, as moldeiras transparentes e invisíveis são fabricadas com a mesma tecnologia dos alinhadores e são fundamentais para a preservação dos resultados.

Como o Invisalign movimenta os dentes?

Ainda tem dúvidas de como o Invisalign movimenta os dentes e promove um sorriso muito mais bonito? Apesar de ser fruto de alta tecnologia, não é difícil entender como isso acontece.

O tratamento é feito com alinhadores personalizados e fabricados em um material confortável e eficiente. Assim, ao usá-los corretamente e no tempo indicado (aproximadamente 22 horas por dia), os dentes são movimentados pouco a pouco até a posição desejada.

Isso ocorre graças ao desenho do aparelho, projetado de forma precisa e sem falhas. Além disso, ele é calibrado para se encaixar perfeitamente nos dentes.

Vale lembrar que o dentista acompanha todo o processo e avalia quando o paciente pode substituir os alinhadores. Desse modo, ele assegura que a arcada dentária atinja o resultado desejado.

Como é colocado o aparelho Invisalign?

Como é colocado o aparelho Invisalign
Como é colocado o aparelho Invisalign

Muitos pacientes deixam de cuidar da saúde bucal por medo da dor. Mas, no caso dos alinhadores invisíveis, não há com o que se preocupar!

Além de não usar moldes de gesso (que costumam gerar desconforto), eles são projetados para se adaptar à anatomia da sua boca. Ou seja, a ideia é que você consiga continuar com a rotina, sem dores e incômodos.

Outro ponto positivo é que a colocação do aparelho não exige a aplicação de anestesia. Isso é necessário apenas em alguns casos específicos — quando é preciso realizar um desgaste dentário um pouco maior.

Quanto tempo dura o tratamento com Invisalign?

Ter um sorriso bonito é o sonho de muitos brasileiros. A boa notícia é que você não precisa recorrer a tratamentos longos, com muitas consultas e manutenções!

Um dos grandes diferenciais do Invisalign é a rapidez no alcance dos resultados. A tecnologia é inovadora e consegue atingir o objetivo em menos tempo que os tratamentos convencionais: cerca de 6 meses!

Obviamente, o tempo total do tratamento depende da complexidade e das necessidades de cada paciente. Porém, em poucas semanas, é possível observar avanços e isso, certamente, o motivará a continuar com os cuidados.

Por que Invisalign é mais rápido?

O Invisalign é mais rápido porque foi projetado para ser um tratamento gradativo. Em geral, o paciente troca os alinhadores ortodônticos a cada 15 dias, o que é um prazo muito inferior aos demais procedimentos.

Além disso, o aparelho é feito sob medida e com a ajuda de softwares de última geração. Ou seja, a precisão no escaneamento da boca e o apoio da tecnologia fazem toda a diferença.

Quem pode usar o aparelho Invisalign?

Quem pode usar o aparelho Invisalign
Quem pode usar o aparelho Invisalign

Agora que você já conhece o Invisalign, pode estar se perguntando: será que esse aparelho serve para mim? Nesse caso, precisamos destacar que sua indicação de uso é muito ampla e já permitiu que milhares de pessoas conquistassem o sorriso perfeito.

Sem dúvidas, a tecnologia é um dos pontos fortes desse tratamento, o que contribui para que ele se adapte a diversas situações. Além disso, ele é destinado a crianças, adolescentes e adultos.

Podemos dizer que o tratamento é eficaz para a superação dos principais problemas encontrados nos consultórios. Lembrando que as placas conseguem atuar em um ou vários dentes ao mesmo tempo — o que acelera o resultado. Confira!

Mordida cruzada

É um problema comum e ocorre quando as arcadas dentárias não conseguem se encaixar da maneira adequada. Em geral, os dentes superiores são posicionados por dentro dos dentes inferiores.

Mordida aberta

Esse problema atrapalha a mastigação dos alimentos e se caracteriza pelo não alinhamento dos dentes na hora de morder.

Mordida profunda

No caso da mordida profunda, os dentes superiores ficam sobrepostos aos inferiores. Desse modo, o encaixe não acontece e pode causar vários danos à saúde bucal do paciente.

Prognatismo

O prognatismo é um quadro que gera muitos transtornos, visto que a arcada dentária inferior fica na frente dos dentes superiores na hora da mordida.

Diastemas

O diastema nada mais é que o excesso de espaço entre os dentes. Não costuma ter grandes efeitos à saúde bucal, mas afeta a estética do sorriso e gera muita insatisfação nos pacientes.

Apinhamento dentário

O apinhamento dentário é a falta de espaço entre os dentes. O problema gera um desalinhamento que faz com que a arcada fique torta e encavalada.

Desalinhamentos mais simples

Por fim, os alinhadores invisíveis são úteis para tratar pequenos desalinhamentos nos dentes. Com isso, contribuem para um sorriso mais harmônico e bonito.

Quais são os benefícios desse tratamento?

Quais são os benefícios desse tratamento
Quais são os benefícios desse tratamento

Ninguém discorda do poder de um sorriso bonito, não é mesmo? Ele abre portas, aproxima pessoas e contagia a todos ao seu redor. É por isso que não se pode ignorar a importância da saúde bucal!

Muito além da estética, esses cuidados geram bem-estar e garantem uma boa mastigação e até dicção. Sendo assim, precisamos destacar os benefícios do Invisalign. Veja a seguir!

Mais conforto para o paciente

A tecnologia evolui dia após dia para proporcionar mais conforto ao ser humano e fez isso de forma extraordinária com os alinhadores invisíveis. Afinal, o material usado é flexível e não gera incômodos durante o uso.

Além disso, investir em um aparelho removível é muito mais cômodo. Você pode retirá-lo para comer, beber e escovar os dentes, por exemplo.

Não afeta sua rotina

Não há dúvidas de que a possibilidade de tirar os alinhadores faz o tratamento ser mais agradável. Mas a questão da alimentação e da própria higiene bucal não são seus únicos pontos fortes!

Você poderá seguir sua rotina normalmente e retirar os alinhadores em um evento especial, como uma festa ou reunião de trabalho. O importante é se esforçar para que esses momentos sejam exceção.

Praticidade na hora de higienizar

Não podemos deixar de destacar como é fácil e simples higienizar o aparelho. Você só precisa retirar os alinhadores e fazer uma boa escovação!

Portanto, em poucos minutos, é possível garantir uma limpeza eficaz. Tudo para se adequar à sua rotina e provar que tratamentos dentários não precisam ser complexos e desgastantes.

São discretos e não afetam sua estética

Se, no passado, os sorrisos metálicos eram sucesso entre crianças e adolescentes, atualmente eles não são mais valorizados. Na verdade, a maioria dos pacientes reclama de como eles comprometem a estética do sorriso.

Com isso, um dos maiores diferenciais do Invisalign é ser transparente. Essa característica o torna perfeito para adultos, que não desejam ter seu visual prejudicado com o uso de aparelhos odontológicos.

Eles são tão discretos que, em muitos casos, são imperceptíveis. Aliás, muitos famosos recorrem aos alinhadores invisíveis por isso.

Manutenções rápidas e planejadas

Não tem tempo para consultas frequentes com o dentista? Esse é mais um motivo para aderir ao tratamento com Invisalign. Isso porque, as visitas são mais flexíveis e podem ocorrer em intervalos maiores.

Sem se esquecer que a consulta é bem mais rápida. Como o acompanhamento é simples, o profissional consegue examinar o paciente em menos tempo e liberá-lo para seus compromissos diários.

Previne sangramentos e inflamações na gengiva

A tecnologia por trás do Invisalign é realmente um diferencial. Os anos de pesquisa e desenvolvimento foram essenciais para que o produto fosse um verdadeiro aliado do paciente.

Os alinhadores não causam irritações na mucosa e na gengiva. Desse modo, evitam problemas e doenças bucais, como sangramentos e inflamações.

Tratamento seguro e eficaz

Por fim, o tratamento com os alinhadores é seguro e muito eficaz. Isso significa que você pode ficar tranquilo na hora de tomar sua decisão, pois está investindo em uma tecnologia testada e aprovada.

É interessante destacar que a empresa responsável pelo aparelho tem mais de 20 anos no mercado e muita experiência com pesquisas na área de ortodontia.

Qualquer dentista pode colocar o Invisalign?

Qualquer dentista pode colocar o Invisalign
Qualquer dentista pode colocar o Invisalign

Não dá para confiar nossa saúde bucal a qualquer pessoa, certo? No caso do Invisalign, é essencial escolher um profissional capacitado e credenciado para realizar o procedimento: o Invisalign Doctor.

Para receber essa qualificação, o profissional deve cumprir dois requisitos básicos:

  • estar devidamente ativo no CRO (Conselho Regional de Odontologia);
  • ser especialista em ortodontia.

A qualificação do dentista é uma exigência da marca e é indispensável para o sucesso de todas as etapas. Afinal, ele recebe um treinamento e conhece profundamente a tecnologia, o que gera vários benefícios, como:

  • mais segurança para o paciente;
  • garantia de um atendimento personalizado;
  • avaliações e planejamentos coerentes com suas demandas;
  • resultados mais rápidos.

O uso dos alinhadores invisíveis pode atrapalhar a dicção do paciente?

Alguns aparelhos ortodônticos podem afetar a dicção do paciente, fazendo com que ele fale mais embolado ou produza saliva em excesso. No caso do Invisalign, essa situação é rara e passageira.

Durante o período de adaptação, é possível que você sinta um leve desconforto. Porém, essa sensação de ter algo estranho na boca tende a passar em poucos dias.

Além disso, como o aparelho é removível, você pode retirá-lo quando precisar. Assim, caso ainda não esteja seguro para falar em uma reunião de trabalho ou durante um evento social, basta guardar os alinhadores e recolocá-los mais tarde.

O que não pode fazer com Invisalign?

O que não pode fazer com Invisalign
O que não pode fazer com Invisalign

Agora que você já sabe de tudo isso, chegou a hora de apresentarmos algumas dicas para potencializar os resultados do seu tratamento. Isso porque, como já destacamos, os resultados do Invisalign dependem muito do seu esforço.

A liberdade de tirar e colocar o aparelho não pode ser usada com irresponsabilidade. Essa flexibilidade do aparelho removível deve ser aproveitada com inteligência e sempre a favor do seu bem-estar. Veja o que você não pode fazer com Invisalign:

  • usar enxaguantes bucais com o aparelho;
  • deixar de higienizá-los, pelo menos, uma vez por semana;
  • dormir sem o aparelho.

Pode fazer clareamento com Invisalign?

Nos últimos anos, a procura por tratamentos dentários aumentou bastante no Brasil. Essa maior conscientização a respeito da saúde bucal é muito importante e gera vários reflexos positivos na vida das pessoas.

Diante disso, é interessante enfatizar que o uso dos alinhadores transparentes não atrapalha outros procedimentos que o paciente precisa realizar, já que o aparelho é removível.

Se você está pensando em realizar um clareamento dental, não é preciso deixar para depois. Converse com o seu dentista sobre o assunto e combine os tratamentos para ganhar mais autoestima e saúde.

Pode comer com o Invisalign?

É importante retirar o Invisalign durante as suas refeições. Isso porque, muitos alimentos e bebidas têm correntes e substâncias que podem afetar o material.

No entanto, precisamos destacar que o procedimento para tirar e colocar o aparelho é muito simples e rápido. Além disso, o estojo projetado para armazená-lo é compacto e pode ser levado sem dificuldades.

Quanto custa o tratamento com Invisalign?

Quanto custa o tratamento com Invisalign
Quanto custa o tratamento com Invisalign

Quanto custa ter um sorriso perfeito? Essa é mais uma dúvida recorrente nos consultórios, mas a resposta depende de inúmeros fatores. Em resumo, para saber o valor de cada aparelho, é preciso avaliar cada caso.

Desse modo, o custo do tratamento varia conforme as necessidades do paciente e com o número de alinhadores necessários. 

Além disso, é importante ressaltar que estamos falando de uma tecnologia importada. Como muitos processos são executados no exterior, isso também influencia no seu investimento final.

Naturalmente, esse é um custo justificável por todos os estudos e protocolos de segurança e de qualidade aplicados pela marca. Portanto, analisando os benefícios proporcionados, é fácil concluir que o Invisalign tem um bom custo-benefício.

Quem já usou Invisalign?

Por ser um aparelho discreto e esteticamente bonito, diversos famosos já recorreram ao Invisalign em busca do sorriso perfeito. Afinal, o tratamento não compromete a imagem do paciente e nem atrapalha seu trabalho e rotina.

Veja, a seguir, alguns exemplos de celebridades que tiveram a ajuda desse aparelho:

  • Grazi Massafera;
  • Fernanda Paes Leme;
  • Oprah Winfrey;
  • Gisele Bundchen.

Invisalign resultados

Depois de tudo o que você leu, é bem provável que esteja curioso para conferir alguns resultados do Invisalign, não é mesmo? Na prática, o que ele proporciona é a correção da arcada dentária, até mesmo em casos mais complexos.

O resultado pode ser percebido em poucas semanas, gerando mais autoestima e bem-estar aos pacientes. Confira!

Invisalign: antes e depois

Veja algumas fotos de pessoas antes e depois do tratamento com Invisalign:

Invisalign: antes e depois
Invisalign: antes e depois

Invisalign Brasília: por que escolher a Realize Sorrisos?

E então, conseguiu tirar suas dúvidas? Esse aparelho revolucionário pode ser seu aliado na busca pelo sorriso perfeito, melhorando sua autoestima e saúde. Entretanto, é preciso escolher com atenção o profissional que o acompanhará.

Se você está se perguntando onde colocar Invisalign em Brasília, precisa conhecer a Realize Sorrisos! Somos credenciados pela marca e temos todo o conhecimento e preparo para te ajudar nesse processo.

Nossa missão é levar odontologia de qualidade a todos e trabalhamos diariamente para que isso aconteça. Aqui você encontra:

  • especialistas em diversas áreas
  • horários de atendimento flexíveis, inclusive durante o almoço;
  • tratamento humanizado;
  • estrutura diferenciada;
  • atendimento ético e personalizado.

Está esperando o que para ter o sorriso dos sonhos? Marque agora mesmo a sua avaliação e comece o seu tratamento com quem entende do assunto!

Conclusão

Gostou deste guia completo sobre os alinhadores invisíveis? Como vimos ao longo do post, a tecnologia é uma aliada da ortodontia e trabalha para desenvolver recursos para melhorar a saúde bucal e a qualidade de vida das pessoas.

Cuidar dos dentes é muito importante e tem impactos expressivos na sua autoestima, felicidade, saúde e relacionamento social. Então por que não aproveitar as inovações a nosso favor?

Com o Invisalign você tem acesso a um tratamento de última geração. Ele é prático, eficiente, discreto e rápido e te ajudará a ter um sorriso alinhado, sem a dor e os incômodos de um aparelho fixo. Por isso, não perca mais tempo e invista em seu sorriso! Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Quer marcar sua avaliação? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!


Compartilhe

Post Anterior
10 sintomas de infecção nos dentes que não podem ser ignorados
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
O que é Invisalign?
2
Para que serve o Invisalign?
3
Invisalign funciona?
4
Como é o tratamento com Invisalign?
5
Como é colocado o aparelho Invisalign?
6
Quanto tempo dura o tratamento com Invisalign?
7
Por que Invisalign é mais rápido?
8
Quem pode usar o aparelho Invisalign?
9
Mordida aberta
10
Quais são os benefícios desse tratamento?
11
Qualquer dentista pode colocar o Invisalign?
12
O uso dos alinhadores invisíveis pode atrapalhar a dicção do paciente?
13
O que não pode fazer com Invisalign?
14
Quanto custa o tratamento com Invisalign?
15
Quem já usou Invisalign?
16
Invisalign resultados
17
Conclusão

Posts Relacionados

Aparelho transparente: valor, benefícios e onde colocar
March 12, 2023
4 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media