HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

10 sintomas de infecção nos dentes que não podem ser ignorados

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Doenças
January 02, 2023
4 min de leitura
10 sintomas de infecção nos dentes que não podem ser ignorados

Você conhece os sintomas de infecção nos dentes? Muitos pacientes procuram um dentista em Ceilândia com queixas comuns, como fortes dores e dificuldades para se alimentar. No entanto, existem vários sinais de alerta que devem ser investigados.

As infecções dentárias podem evoluir para quadros graves e gerar uma série de complicações. Por isso, é preciso agir de forma rápida e contar com o apoio de profissionais experientes e qualificados.

Nossos dentes estão cheios de terminações nervosas e exigem cuidados básicos. Então, que tal se informar melhor? Leia o artigo e conheça 10 sinais de que você está com um dente infeccionado e precisa de tratamento odontológico!

O que é infecção dentária?

A infecção dentária é uma situação grave, caracterizada pela entrada de bactérias na cavidade dental. Nesse caso, elas se depositam entre os dentes e o osso e podem atingir a raiz.

É importante dizer que existem dois tipos de infecção dos dentes:

  1. Infecção Periapical — quando chega até raiz;

  2. Infecção Periodontal — quando o problema se concentra na gengiva e ao redor dos dentes.

Outro ponto importante é que essas bactérias já estão em nosso organismo. Em um paciente saudável, elas ajudam na digestão e estão controladas na cavidade bucal. Entretanto, em alguns casos, elas começam a se multiplicar e invadem as estruturas dentárias.

Exatamente por isso, essa condição deve ser tratada com rapidez. Afinal, uma infecção é a porta de entrada de bactérias na corrente sanguínea — o que pode ser muito perigoso, especialmente para pessoas com doenças cardíacas, nas articulações e no cérebro.

O que causa uma infecção nos dentes?

sensibilidade na raiz do dente
sensibilidade na raiz do dente

Antes de falarmos sobre os sintomas de infecção nos dentes, você precisa entender o que pode causar este problema. Isso porque, a maioria dos problemas podem ser evitados com uma boa higiene bucal. Acompanhe:

  • cáries não tratadas;

  • falta de escovação adequada;

  • ingestão em excesso de alimentos açucarados ou ácidos;

  • tratamentos dentários mal executados, como obturação e canal;

  • baixa imunidade;

  • lesão na região bucal;

  • fumo;

  • boca seca;

  • excesso de placa e tártaro.

Como é possível perceber, pacientes que mantêm uma rotina saudável e fazem profilaxia dental têm menos chances de sofrer com infecções dentárias. Lembrando que a recomendação mundial é de 1 consulta a cada 6 meses.

10 sintomas de infecção nos dentes que merecem sua atenção

Você está sofrendo com uma dor dente insuportável? Percebeu um inchaço em sua mandíbula ou gengiva? Problemas bucais dão sinais que não podem ser ignorados. Isto é, precisamos estar atentos e buscar a ajuda de um dentista assim detectamos algo anormal.

Entre os diversos sintomas de infecção nos dentes, a dor é o que mais leva pacientes aos consultórios. Porém, esse não é o único indício de que algo não está certo. Confira!

1.    Sensibilidade nos dentes

A sensibilidade dentária pode ser um indício de infecção dentária. Embora esse seja um quadro comum e que nem sempre está associado a algo mais grave, a sensibilidade extrema a alimentos quentes, frios e ácidos precisa ser investigada.

2.    Mudança na cor dos dentes

A alteração na coloração dos dentes é mais um dos sintomas de infecção nos dentes. No entanto, a maioria dos pacientes desconhece esse fato e demoram a procurar a ajuda de um dentista. Por isso, se seus dentes estão escurecendo de forma repentina, marque uma consulta.

3.    Inchaço na face e na região bucal

Percebeu um inchaço na face, mandíbula, gengivas ou nos gânglios linfáticos? Estes são possíveis sinais de infecção e precisam ser avaliados por um profissional da saúde, preferencialmente um dentista.

4. Inchaço ao redor do dente que se assemelha a uma espinha

Um inchaço extremo ao redor do dente e com a presença de um “caroço” parecido com uma espinha pode ser um abcesso. Este é um problema grave, causado pelo avanço da infecção e deve ser tratado com agilidade. Isso porque, os inchaços estão cheios de pus e bactérias e devem ser drenados.

5.    Mau hálito ou gosto amargo na boca

Mau hálito em crianças
Mau hálito em crianças

O mau hálito é um sintoma comum a diversas doenças bucais e até estomacais. Por isso, apenas um dentista é capaz de identificar com clareza a fonte do problema e iniciar o tratamento adequado, inclusive para uma infecção.

6.    Dificuldade para abrir a boca

Se você está com dificuldade para abrir a boca e fazer atividades normais do seu dia a dia, como comer e falar, procure um dentista. A dor e o desconforto não são situações normais e podem estar relacionadas a várias complicações, de bruxismo à infecção dentária.

7.    Dor na boca pulsante e constante

Conforme a infecção se espalha, o inchaço a as bactérias existentes na cavidade bucal pressionam a mandíbula e a gengiva. É por isso que os pacientes reclamam de uma dor forte, pulsante e que demora a passar, mesmo com medicação.

8.    Dor de ouvido e dor de cabeça

Uma pessoa com infecção dentária pode sofrer com dor de ouvido e dor de cabeça. Isso porque, o quadro infeccioso costuma se espalhar rápido e tende a gerar impactos em toda a região da cabeça, causando mais dores e desconforto.

9.    Febre

Mais um sinal clássico de infecção dentária: a febre. Neste caso, nosso organismo trabalha ativamente para combater as bactérias, produzindo prostaglandinas. Quando elas chegam ao cérebro, estimulam o hipotálamo e isso causa um aumento da temperatura do corpo.

10. Cansaço e dores no corpo

Isso mesmo! Sintomas comuns, como dores no corpo e cansaço, também podem estar relacionados a uma infecção nos dentes. A razão é simples: o processo demanda muita energia do nosso organismo.

Conte com a Realize Sorrisos para prevenir ou tratar uma infecção no dente!

Uma infecção dentária não se cura sozinha. Pelo contrário, se não for tratada, pode se espalhar rapidamente e causar complicações severas. Por isso, o auxílio de um dentista é imprescindível: na prevenção e no tratamento.

Agora que você já conheceu os sintomas de infecção nos dentes, fique atento e marque uma consulta assim que perceber algo estranho. Como vimos, dores, febre, mau hálito e inchaço não são situações normais e precisam ser avaliadas por um profissional qualificado.

A Realize Sorrisos é uma clínica odontológica localizada em Ceilândia e conta com toda a infraestrutura para atender a população da região. Nossa equipe de profissionais experientes está pronta para te atender e ajudá-lo a sorrir melhor e mais feliz. Agende agora sua consulta!


Compartilhe

Post Anterior
Quanto custa uma gengivoplastia? Tire suas dúvidas aqui!
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
O que é infecção dentária?
2
O que causa uma infecção nos dentes?
3
10 sintomas de infecção nos dentes que merecem sua atenção
4
Conte com a Realize Sorrisos para prevenir ou tratar uma infecção no dente!

Posts Relacionados

Desvendando o mistério: o que a cor do céu da boca pode indicar?
September 13, 2023
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media