HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

O que fazer para mau hálito? O guia definitivo para eliminar o problema

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Doenças
April 12, 2023
3 min de leitura
O que fazer para mau hálito? O guia definitivo para eliminar o problema

Se você está pesquisando sobre o que fazer para mau hálito, é sinal de que enfrenta esse problema e todas as suas consequências. A verdade é que essa é uma condição comum, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Mas, fique tranquilo! Todos os dias, recebemos pacientes que procuram por um dentista em Ceilândia para eliminar o problema e conseguimos ajudá-los a superar esse desafio de forma eficaz e segura.

A seguir, reunimos algumas dicas infalíveis e que, certamente, te ajudarão a voltar a sorrir sem medo. Confira!

Mau hálito: um problema universal e com várias causas

O mau hálito, também chamado de halitose, é um problema de saúde bucal que pode afetar qualquer pessoa. Ou seja, não importa sua idade ou sexo, é provável que em algum momento da vida, precise lidar com essa situação.

Embora seja difícil de se afirmar a quantidade de pessoas que sofrem de mau hálito, visto que muitos não percebem ou admitem, estima-se que 1/3 da população mundial tenha halitose. No Brasil, são 50 milhões de pessoas com o mesmo problema.

Mas por que isso acontece? Precisamos destacar que essa é uma doença associada a vários fatores, como:

  • Falta de uma boa higiene bucal;
  • Infecções bacterianas na garganta;
  • Hábitos alimentares;
  • Cáries;
  • Infecções respiratórias;
  • Infecção nos dentes;
  • Baixa produção de saliva;
  • Outros problemas de saúde.

O que fazer para mal hálito
O que fazer para mal hálito

O que fazer para mau hálito? 5 dicas infalíveis para se livrar desse problema

Sofrer com mau hálito é uma das situações mais constrangedoras na vida de uma pessoa. Por isso, recebemos muitos pacientes se queixando do problema e relatando o quanto isso afeta suas relações sociais e autoestima.

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que existem várias causas para esse tipo de distúrbio. Portanto, o tratamento ideal só pode ser prescrito após uma minuciosa avaliação para identificar a causa e descartar problemas mais graves.

Ainda assim, existem dicas universais e que podem ser aplicadas por você desde já. Na verdade, elas não só ajudam a eliminar esse problema, como também atuam na sua prevenção.

Portanto, vale a pena continuar a leitura a seguir e compartilhar as dicas com seus amigos e familiares. Quem sabe alguém não esteja passando pela mesma situação, não é mesmo?

Cuide da sua higiene bucal

Pode parecer simples demais, mas essa é a principal dica sobre o que fazer para mau hálito. Ter uma rotina saudável de higiene bucal não só ajuda a acabar com o problema em pacientes que já o enfrentam como também previne seu surgimento.

Mas de quais cuidados estamos falando? Anote as boas práticas que devem fazer parte do seu dia a dia:

  • escove os dentes, no mínimo, 2 dias vezes ao dia;
  • use creme dental com flúor;
  • use o fio dental uma vez ao dia;
  • use enxaguante bucal, se possível.

Hidrate-se bem ao longo do dia

Você sabia que a falta de hidratação pode causar mau hálito? Infelizmente, muitas pessoas não ingerem a quantidade ideal de água ao longo do dia e isso pode desencadear um quadro de desidratação.

Esse cenário dificulta a produção de saliva, deixando a boca seca e repleta de bactérias. Por isso, beba bastante água para manter sua cavidade oral sempre úmida e ajudar a lavar as bactérias causadoras do mau hálito.

Fique atento à sua alimentação

O mau hálito também está intimamente ligado aos seus hábitos alimentares. Portanto, se você deseja eliminar esse problema da sua vida, é importante prestar um pouco mais de atenção àquilo que come.

Em geral, é interessante evitar ou diminuir a ingestão de alimentos que podem causar mau cheiro, como alho e cebola. Caso não queira eliminá-los de sua dieta, basta escovar os dentes após as refeições com mais atenção.

Além disso, é extremamente recomendado que você tenha uma dieta balanceada e saudável. Isso ajuda o organismo a funcionar corretamente e reduz as chances de proliferação de bactérias.

Pare de fumar agora mesmo

Você já deve ter ouvido essa recomendação de vários médicos e dentistas, não é mesmo? A verdade é que o cigarro é um vilão da saúde humana, responsável por uma série de doenças, incluindo o mau hálito.

Além disso, pacientes que fumam têm muito mais chances de desenvolver cáries, doenças da gengiva e câncer de boca. Ou seja, esse é um hábito extremamente nocivo e que deve ser abolido da sua vida.

Vá ao dentista regularmente

Mais uma dica valiosa sobre o que fazer para mau hálito: consulte-se com um dentista, pelo menos, duas vezes ao ano. Assim, você trata e previne o mau hálito e várias doenças bucais.

Como dissemos, o mau cheiro na cavidade bucal pode estar relacionado a diversas condições, desde cáries à problemas de sinusite. Com as consultas regulares ao dentista, você garante um acompanhamento profissional, além de uma rápida identificação e tratamento de qualquer problema.

Cuide hoje e sorria sem medo de ser feliz!

O que achou das nossas dicas? Como é possível perceber, não é difícil entender o que fazer para mau hálito. Na verdade, todas as dicas são fáceis de serem executadas e, exatamente por isso, precisam estar em sua rotina.

Se você está passando por esse problema, é importante se consultar com um dentista para identificar sua causa e iniciar o tratamento o quanto antes. Por isso, não deixe para depois um cuidado tão importante.

Marque sua consulta agora mesmo e volte a sorrir tranquilamente!


Compartilhe

Post Anterior
Aparelho transparente: valor, benefícios e onde colocar
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
Mau hálito: um problema universal e com várias causas
2
O que fazer para mau hálito? 5 dicas infalíveis para se livrar desse problema
3
Cuide hoje e sorria sem medo de ser feliz!

Posts Relacionados

Desvendando o mistério: o que a cor do céu da boca pode indicar?
September 13, 2023
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media