HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Mancha escura no céu da boca: o que pode ser? É grave?

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Doenças
February 02, 2023
3 min de leitura
Mancha escura no céu da boca: o que pode ser? É grave?

Visualizar uma mancha escura no céu da boca pode gerar preocupação e ansiedade, mas nem sempre é sinal de algo sério. Existem vários fatores que contribuem para essa alteração na coloração e você precisa conhecê-los.

Sempre ressaltamos o quando as consultas de rotina são importantes. Afinal, garantem a rápida identificação de anormalidades na cavidade bucal, além de um diagnóstico correto e o início do tratamento.

Mas, antes de fazer uma visita ao seu dentista em Ceilândia, o que acha de entender o que pode estar acontecendo? Nós preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!

Quais as causas para uma mancha escura no céu da boca?

Como dissemos, existe uma grande variedade de situações que podem provocar o surgimento de uma mancha escura no céu da boca. Algumas causas são simples e outras mais graves e complexas.

A questão é que sempre que este problema é identificado, é indispensável ir até um dentista de confiança para uma avaliação criteriosa. Enquanto aguarda sua consulta, veja o que isso pode significar!

1. Nevo oral

O Nevo oral é um ponto escurecido, geralmente em tons vermelhos e marrons, presentes na boca. Embora o termo nevo signifique marca de nascimento, isso nem sempre se aplica — alguns pacientes apresentam essa alteração ao longo da infância.

É válido dizer que a mancha aparece com mais frequência no céu da boca ou na parte interna dos lábios e das bochechas. Na maior parte dos casos, não causa qualquer sintoma e nem exigem tratamento.

No entanto, apenas uma profilaxia dental executada por bons profissionais pode descartar outras causas mais sérias. Por isso, o dentista pode solicitar uma biópsia para se certificar da origem do problema.

2. Bolha de sangue

A bolha de sangue, como o nome sugere, é uma pequena bolsa preenchida por sangue, apresentando uma coloração arroxeada ou marrom escuro. São bastante comuns nos casos de pressão na pele ou lesões.

Em geral, o paciente consegue sentir uma elevação no céu da boca com a língua. Além disso, elas podem ser dolorosas ao toque ou durante a alimentação.

Esta é uma causa que também não costuma gerar grandes preocupações. Mas, se o problema persistir por mais de 2 semanas ou aparecer com frequência, é importante conversar com o seu dentista.

3. Mácula melanótica

A mácula melanótica pode ter uma coloração marrom e aparece com mais frequência na parte inferior da boca, especialmente nos lábios internos e gengivas.

É importante destacar que a mancha é mais comum em adultos, após os 40 anos de idade. Embora não seja um indicativo de algo mais grave, é indispensável buscar um diagnóstico adequado a fim de descartar outras doenças.

4. Vazamento de obturação dentária

A amálgama dentária é um produto à base de mercúrio, zinco e cobre usado há muitos anos no procedimento de obturação dentária. Infelizmente, em alguns casos, é possível ocorrer vazamentos dessa substância.

As manchas costumam variar de um tom azul escuro até preto e ficam próximas ao dente restaurado. Se você apresenta uma alteração semelhante, é importante procurar um dentista. Atualmente, é possível substituir o material das obturações por outros menos pesados e mais discretos.

5. Melanose do fumante

Melanose do fumante

Pessoas que fumam também podem apresentar uma mancha escura no céu da boca, bochechas e gengivas. Chamada de melanose do fumante, a alteração é assintomática e não gera desconfortos.

Entretanto, em muitos casos, o dentista pode solicitar uma biópsia para descartar causas mais graves. Isso porque, o cigarro é um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de tumores malignos na boca.

6. Câncer de boca

O melanoma é um tipo de câncer com maior incidência em regiões da pele que ficam expostas à luz. Porém, ele também pode se formar na região interna da boca e no nariz.

Por isso, apesar de raro, o surgimento de uma mancha escura na parte interna da bochecha pode indicar um melanoma oral. Lembrando que nos seus primeiros estágios, esse tipo de câncer não gera sintomas graves, sendo identificado por uma mancha marrom-escura e preta-azulada.

Deve-se salientar que, segundo estudos, o câncer oral é duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres. Além disso, são fatores de risco: obesidade, uso de tabaco e álcool e idade mais avançada.

7. Doença de Addison

A doença de Addison é provocada por um distúrbio das glândulas supra-renais — localizadas nos rins. Nesse caso, elas deixam de produzir a quantidade ideal de hormônios, gerando diversos sintomas.

Uma dessas manifestações é o surgimento de uma mancha escura no céu da boca, além de perda de peso, fadiga excessiva e redução da quantidade de açúcar no sangue.

Percebeu uma mancha escura no céu da boca? Procure um dentista imediatamente!

Como é possível perceber, existem diversas causas para o aparecimento de uma mancha escura no céu da boca e apenas um profissional qualificado pode dar um diagnóstico confiável. Portanto, é indispensável agendar uma consulta assim que identificar algo anormal.

Por ser uma região de difícil visualização, alterações da colocação na cavidade oral são mais difíceis de serem percebidas. Isso só reforça a importância de não faltar às consultas de rotina, realizar exames odontológicos e manter sua saúde bucal em dia.Agora que já sabe de tudo isso, não brinque com sua saúde! Agende uma consulta agora mesmo com um dos especialistas da Realize Sorrisos!


Compartilhe

Post Anterior
Dentista para criança: 6 dúvidas dos pais esclarecidas
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
Quais as causas para uma mancha escura no céu da boca?
2
Percebeu uma mancha escura no céu da boca? Procure um dentista imediatamente!

Posts Relacionados

Desvendando o mistério: o que a cor do céu da boca pode indicar?
September 13, 2023
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media