HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Implante dentário inflamado: sintomas e riscos para sua saúde bucal

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Implante
February 09, 2023
3 min de leitura
Implante dentário inflamado: sintomas e riscos para sua saúde bucal

A perda de dentes ao longo da vida causa problemas de autoestima e afeta a mastigação. Embora a odontologia tenha evoluído bastante, alguns tratamentos podem evoluir para complicações, como o implante dentário inflamado.

Você sabe por que isso acontece? E quais os riscos esse tipo de problema pode representar à sua saúde? Antes de agendar uma consulta com um dentista em Ceilândia, que tal aprender mais sobre o assunto?

Acompanhe o post até o final e fique por dentro!

Saiba mais sobre a cirurgia de implante dentário

A cirurgia de implante dentário tem como objetivo substituir de forma permanente a perda de um dente. No procedimento, um dentista especialista coloca um parafuso de titânio no osso do maxilar para receber uma coroa artificial.

É importante destacar que o processo é complexo e costuma ser precedido de estudos e exames odontológicos específicos. Assim, o paciente pode precisar de um raio x ou panorâmica dos dentes, por exemplo.

Segundo o Conselho Federal de Odontologia, mais de 800 mil implantes dentários são realizados todos os anos no Brasil. Este é um número expressivo, principalmente porque mais de 16 milhões de brasileiros perderam todos os dentes.

As principais complicações de um implante dentário

Quando falamos em procedimentos dentários, é essencial que o paciente se informe bem sobre como tudo acontece. Além disso, ele deve entender as possíveis complicações do tratamento que será realizado.

Como dissemos, o implante dentário é uma alternativa muito interessante para aqueles pacientes com a arcada incompleta. Na maior parte dos casos, o procedimento evoluiu sem intercorrências.

Mas, existem situações que podem comprometer o resultado e gerar alguns transtornos. Veja!

Implante dentário inflamado

Muitos pacientes precisam lidar com um implante dentário inflamado. O problema tem diversas causas, incluindo a falta de cuidados básicos pelo próprio paciente após a cirurgia.

O tratamento dependerá da gravidade do problema e de onde a inflamação está localizada. Assim, quando causada por bactérias na gengiva, por exemplo, é preciso entrar com antibióticos ou até mesmo realizar um enxerto na região.

Retração gengival

O paciente também pode enfrentar uma retração gengival ao redor do implante. Isso pode ser percebido com um exame clínico e, em geral, vem acompanhado de queixas como dores e vermelhidão no local.

Retracao gengival

Falhas na integração do implante com o maxilar

Para que o implante dentário seja um sucesso, é necessário que o parafuso se funda ao osso maxilar. Esse processo pode levar algumas semanas e é acompanhado de perto pelo dentista.

Porém, é possível que a osseointegração não ocorra. Nesse caso, o dentista pode precisar retirar o implante e, após a cicatrização, repetir todo o procedimento.

Comprometimento de tecido ou nervos

Em alguns casos, o paciente pode sofrer com fortes dores, dormência e formigamento na boca após o implante. Isso é um indicativo de que algum nervo foi atingido com a colocação do implante.

O problema pode ser grave a depender do comprometimento do nervo. Exatamente por isso, é fundamental que um profissional avalie o quadro com agilidade.

Os sintomas de um implante dentário inflamado

Como vimos, existem várias possíveis complicações em decorrência de um implante dentário. Em geral, o paciente começa a perceber que algo está errado logo nos primeiros dias do pós-operatório.

Veja os principais sintomas de um implante dentário inflamado:

  • sensação de que o dente está solto;

  • retração da gengiva;

  • dores;

  • vermelhidão;

  • febre;

  • mau hálito.

Se você fez uma cirurgia recentemente e está sentindo algum dos sintomas acima, volte imediatamente ao dentista. Lembrando que a escolha do profissional é decisiva para evitar complicações e garantir um pós-operatório tranquilo.

Quais os riscos à sua saúde?

dentista examinando boca
dentista examinando boca

Por tudo o que apresentamos até aqui, ficou claro que a inflamação de um implante dentário é um problema grave e com diversas consequências. Por isso, não podemos ignorar qualquer sinal de que algo deu errado com a cirurgia.

Além dos incômodos causados pelos sintomas apresentados, há o risco de perda óssea e de tecido da boca. Além disso, em situações ainda mais graves, uma infecção bacteriana na boca pode descer pela garganta e chegar a órgãos vitais, como o pulmão e o coração.

 Como garantir o sucesso de sua cirurgia?

Você sonha em fazer um implante dentário? Apesar dos riscos e complicações mencionadas, o procedimento é um sucesso na maior parte dos casos.

Então, como garantir uma cirurgia de qualidade e uma recuperação tranquila e sem riscos à sua saúde? Temos algumas dicas valiosas. Confira:

  • escolha um cirurgião dentista qualificado e experiente;

  • faça o procedimento em uma clínica com infraestrutura adequada;

  • siga à risca as orientações do seu dentista;

  • tenha uma dieta mais leve nos primeiros dias após o implante;

  • evite alimentos e bebidas quentes nos primeiros dias;

  • não faça exercícios de grande impacto no pós-operatório imediato;

  • cuide da higienização bucal;

  • não falte às consultas periódicas com o dentista.

  • pare de fumar.

Faça seu implante dentário na Realize Sorrisos!

Você já conhece a Realize Sorrisos? Somos uma clínica odontológica localizada em Ceilândia que veio para trazer um atendimento de excelência para a população da região.

Nossa equipe é altamente qualificada e experiente, inclusive com especializações para realização de procedimentos cirúrgicos. Além disso, temos uma infraestrutura de ponta, com todos os equipamentos necessários para o sucesso dos procedimentos.Se você deseja restaurar seu sorriso de forma segura, não perca mais tempo. Agende a sua consulta agora mesmo!


Compartilhe

Post Anterior
Mancha escura no céu da boca: o que pode ser? É grave?
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
Saiba mais sobre a cirurgia de implante dentário
2
As principais complicações de um implante dentário
3
Os sintomas de um implante dentário inflamado
4
Quais os riscos à sua saúde?
5
Faça seu implante dentário na Realize Sorrisos!

Posts Relacionados

Overdenture: os prós e contras da substituta da dentadura
August 05, 2023
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media