Mini implante ortodôntico

Mini implante ortodôntico: o que é e como funciona?

Você já ouviu falar no mini implante ortodôntico? Ele é usado durante o tratamento dentário, servindo como uma estratégia a mais para o alcance dos resultados desejados. No entanto, mesmo sendo muito útil, poucas pessoas conhecem bem esse procedimento.

Se você está procurando um dentista em Ceilândia, mas quer se informar primeiro, este post o ajudará. Selecionamos as principais informações sobre o assunto para que você se sinta seguro antes de iniciar o tratamento. Confira!

O que é um mini implante ortodôntico?

O que é um mini implante ortodôntico

O mini implante ortodôntico é uma tecnologia criada para aperfeiçoar o tratamento dentário. Por meio dele, é possível obter resultados em menos tempo, evitando a sobrecarga de partes da boca e ampliando o conforto do paciente. 

A diferença vai muito além do tamanho, já que sua função é servir como apoio para a realização das movimentações dentárias.

Assim sendo, após avaliação do ortodontista, é possível que ele sugira a realização de um mini implante. Com diâmetro reduzido, a peça inserida exercerá força sobre os dentes que devem passar por correção, sem afetar os demais. 

Portanto, estamos falando de um procedimento ortodôntico que funciona como ancoragem e ajuda a corrigir imperfeições das arcadas dentárias.

Qual a diferença para o implante dentário convencional?

Atualmente, os implantes ortodônticos se tornaram opções acessíveis para solucionar problemas dentários. Graças aos avanços das clínicas odontológicas pelo país, cada vez mais pessoas buscam tratamento e recuperam a alegria de sorrir.

No entanto, como é possível perceber, não existe apenas um modelo de implante dentário. A técnica convencional é bem diferente do mini implante, a começar pelo tamanho dos parafusos usados, que são menores que os utilizados normalmente.

Mas o grande ponto de divergência é a indicação do tratamento. As micro peças não são fixadas na boca com o objetivo de substituir dentes, mas para dar sustentação ao aparelho ortodôntico em casos que o dentista percebe essa necessidade.

Exatamente por isso, o procedimento é menos invasivo. Ou seja, ele impacta uma região menor da boca, agindo em dentes específicos e que estão desalinhados, de forma planejada e estratégica.

É importante destacar que a técnica precisa ser executada por um profissional qualificado. Isso porque, a fixação dos pequenos parafusos na boca exige experiência e extremo cuidado, já que é um procedimento delicado e depende de uma colocação precisa.

Quem deve fazer um mini implante ortodôntico?

Quem deve fazer um mini implante ortodôntico?

Em quais casos é indicado a realização de um mini implante ortodôntico? Em primeiro lugar, saiba que nem todo paciente deve passar por esse procedimento. Na verdade, apenas uma consulta com um bom profissional é que te dará essa resposta.

Em geral, podemos dizer que o uso dos mini parafusos é uma opção muito vantajosa para os casos em que o dentista recomenda. Mas a técnica não gera resultados iguais em todas as pessoas.

Assim sendo, o ideal é agendar uma consulta e ouvir o que o seu dentista tem a dizer. Caso ele julgue interessante, você poderá recorrer a um tratamento inovador que não desgasta dentes remanescentes e dão apoio para o aparelho ortodôntico.

Quais são as vantagens do mini implante ortodôntico?

Conseguiu entender como funciona um mini implante ortodôntico? A técnica vem sendo muito difundida nos consultórios e já existem muitos profissionais aptos a executá-la. O ideal é pesquisar bem a reputação e estrutura da clínica escolhida.

Tomando esse cuidado inicial, você poderá ser beneficiado de diversas maneiras. Confira!

É menos invasivo

Estamos falando de um procedimento capaz de devolver a beleza do seu sorriso de forma menos invasiva e dolorosa. Portanto, um grande avanço no universo da odontologia, que vem se esforçando para entregar soluções mais estratégicas aos pacientes.

Rápida recuperação

Se você tem receio de fazer um mini implante dentário em razão do prazo de recuperação, saiba que ele é muito reduzido. Além de não sentir dor durante o procedimento, é possível retornar às atividades normais em poucos dias.

Se encaixa em diversas partes da boca

Por ser uma peça muito pequena, o mini implante pode ser inserido em várias partes da boca, como a mandíbula e o maxilar. Isso representa maiores chances de alcançar bons resultados e corrigir os defeitos de alinhamento dentário.

Por que a escolha da clínica faz toda a diferença em seus resultados?

Por que a escolha da clínica faz toda a diferença em seus resultados?

A odontologia já foi um serviço complexo, caro e distante da realidade da maioria dos brasileiros. Felizmente, esse cenário mudou muito nas últimas décadas. Hoje, qualquer pessoa pode cuidar da saúde e beleza do seu sorriso!

Parte dessa popularização é fruto dos esforços dos profissionais da área para chegar a lugares em que o acesso ainda era discreto. Com isso, não apenas as capitais e as regiões centrais passaram a contar com bons profissionais, mas bairros e regiões periféricas.

Acontece que esse avanço exige cuidado do paciente. Na hora de escolher onde cuidar do seu sorriso, é essencial observar alguns detalhes, principalmente no caso de mini implante dentário. Veja:

  • observe a infraestrutura da clínica — equipamentos, salas e recepção;
  • verifique se os profissionais têm especialização;
  • fique atento à qualidade do atendimento;
  • construa uma relação de confiança com o seu dentista.

Dicas: como se cuidar após a realização do mini implante dentário?

E como funciona o pós-operatório? Para encerrar este post com chave ouro, reunimos alguns dos principais cuidados necessários nesse período. Em resumo, são práticas simples, uma vez que o procedimento tem uma rápida e tranquila recuperação. Anote:

  • cuide da sua higiene bucal — escove os dentes após as refeições e use o fio dental;
  • cuidado com o local do implante — o ideal é evitar impactos na região, principalmente durante a alimentação e escovação;
  • não falte à consulta com o dentista — siga as orientações profissionais e volte à clínica no período indicado.

A Realize Sorrisos está pronta para te atender!

Agora que você já entendeu como o mini implante ortodôntico pode ser uma ótima alternativa para acelerar os resultados de seu tratamento dentário, basta marcar uma consulta e conversar com o seu dentista sobre o assunto. A clínica Realize Sorrisos tem a melhor equipe de profissionais de Ceilândia e região e está pronta para te atender. Entre em contato agora mesmo!

Dra. Denise Fontenelle

Aparelho móvel infantil: entenda por qual motivo ele é importante

Você já ouviu falar no mini implante ortodôntico? Ele é usado durante o tratamento dentário, servindo como uma estratégia a mais para o alcance dos resultados desejados. No entanto, mesmo sendo muito útil, poucas pessoas conhecem bem esse procedimento. Se você está procurando um dentista em Ceilândia, mas quer se informar primeiro, este post o …

Cárie na raiz do dente: causa, sintomas e tratamentos

Você já ouviu falar no mini implante ortodôntico? Ele é usado durante o tratamento dentário, servindo como uma estratégia a mais para o alcance dos resultados desejados. No entanto, mesmo sendo muito útil, poucas pessoas conhecem bem esse procedimento. Se você está procurando um dentista em Ceilândia, mas quer se informar primeiro, este post o …