HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Aparelho bucal: 7 cuidados essenciais para o sucesso do seu tratamento

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Ortodontia
May 12, 2023
3 min de leitura
Aparelho bucal: 7 cuidados essenciais para o sucesso do seu tratamento

Você usa aparelho bucal? Veja os cuidados necessários para garantir o sucesso do seu tratamento e ter um sorriso perfeito!


Quem não sonha com um sorriso saudável e bonito, não é mesmo? Além de aumentar nossa autoestima, uma arcada dentária perfeita nos ajuda na mastigação e até na respiração. Mas, para atingir esse objetivo, muitas pessoas precisam usar um aparelho bucal.

Exatamente por isso, a procura por dentistas em Ceilândia especialistas em ortodontia sempre foi muito grande. Aqui, na Realize Sorrisos, cuidamos de todas as etapas — da avaliação às manutenções periódicas — e já ajudamos a devolver o sorriso de muitos pacientes.

No entanto, o sucesso do tratamento não depende apenas do profissional responsável pelo procedimento. A verdade é que os cuidados com o seu aparelho fazem toda a diferença!

Então, o que acha de conferir algumas dicas básicas, mas fundamentais para que você conquiste o resultado desejado? Continue a leitura!

- Escove os dentes corretamente

A gente sabe que os primeiros dias com o aparelho bucal podem causar muito incômodo. Porém, é muito importante manter a rotina de escovação e fazer isso da forma correta.

O ideal é escovar os dentes após as principais refeições. Além disso, como temos um elemento a mais na boca, cuide para que nenhum resto de alimento fique depositado no aparelho.

Atenção! Você não precisa comprar uma escova de dentes com cerdas mais rígidas. Pelo contrário, continue usando uma de cerdas macias e use creme dental com flúor.

aparelho bucal
aparelho bucal

- Não abandone o fio dental

Você sabia que 43% dos brasileiros não usam fio dental em sua rotina? O dado é realmente preocupante, visto que o processo de escovação é incapaz de limpar toda a superfície dentária.

Pacientes que usam aparelho bucal precisam de ainda mais atenção nessa etapa. Afinal, essa é a melhor maneira de garantir que toda a placa bacteriana que fica entre os dentes e no aparelho seja removida.

- Usa aparelho bucal? Então, evite alimentos duros e pegajosos

Alimentos duros e pegajosos podem danificar seu aparelho. Por isso, o ideal é evitar o seu consumo. Quer alguns exemplos? Anote aí:

  • Castanhas;
  • Balas;
  • Chicletes;
  • Espiga de milho.

- Não falte às consultas com o dentista

O tratamento ortodôntico pode durar de meses a anos, variando conforme a necessidade de cada indivíduo. Assim, o paciente tem encontros mensais com o dentista para avaliar a evolução da arcada dentária e executar manutenções e ajustes no aparelho.

É importante destacar que essas consultas são indispensáveis para o resultado desejado. Quando você não faz a sua parte, corre o risco de ficar muito mais tempo com o aparelho e até de perder os avanços conquistados.

Portanto, faça um esforço e reserve um tempo em sua agenda para isso. Lembrando que as consultas são rápidas e não atrapalham a sua rotina.

- Evite roer objetos

Você tem o hábito de roer objetos, como canetas e lápis? Essa é uma prática extremamente prejudicial aos seus dentes e ao seu aparelho bucal!

Em geral, o comportamento está associado a outras questões, especialmente à ansiedade. Por isso, é interessante buscar auxílio e investir em bons hábitos, como a prática de atividades físicas e uma boa alimentação.

- Fique atento às orientações do seu ortodontista

Nenhum paciente é igual ao outro. Sendo assim, o tratamento é personalizado e conduzido de forma individualizada, com instruções específicas sobre o uso e cuidado do aparelho e até a alimentação.

Em resumo, o resultado desejado depende muito de você. É importante seguir essas orientações e tirar suas dúvidas para garantir que seus dentes cheguem à posição correta no tempo ideal.

aparelho dental
aparelho dental

- Proteja o aparelho bucal durante a prática de esportes

Essa última dica é para você que pratica esportes que podem causar impacto na região bucal, como boxe, vôlei e até futebol. Antes de iniciar a atividade, proteja seu aparelho corretamente para evitar cortes e danos ao equipamento.

No caso de crianças e adolescentes, é importante que os pais orientem sobre esse tipo de cuidado. Isso porque, eles já têm uma rotina mais agitada e costumam brincar e correr, se expondo mais aos riscos de uma lesão.

Por que ser um paciente da Realize Sorrisos?

O que achou das dicas acima? Como é possível perceber, todas elas são simples de serem seguidas e garantem o sucesso do seu tratamento com o aparelho bucal.

Em geral, a união de um bom profissional com um paciente cuidadoso e responsável é o segredo para um sorriso bonito e saudável. E é aí que a Realize Sorrisos entra!

Somos uma clínica odontológica localizada em Ceilândia, com a missão de levar atendimento de qualidade à população. Para isso, temos um time de especialistas experientes e prontos para te orientar e ajudá-lo nessa jornada.

De crianças a idosos, em casos simples ou complexos. Aqui, você recebe a atenção e o cuidado que merece, de forma humanizada e personalizada. Portanto, não perca mais tempo!

Agende agora mesmo sua consulta e comprove na prática nossos diferenciais!


Compartilhe

Post Anterior
Lentes e Facetas: entenda as diferenças e conquiste o sorriso perfeito!
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
- Escove os dentes corretamente
2
- Não abandone o fio dental
3
- Usa aparelho bucal? Então, evite alimentos duros e pegajosos
4
- Não falte às consultas com o dentista
5
- Evite roer objetos
6
- Fique atento às orientações do seu ortodontista
7
- Proteja o aparelho bucal durante a prática de esportes
8
Por que ser um paciente da Realize Sorrisos?

Posts Relacionados

Manutenção do aparelho: 5 razões para não faltar às consultas
October 26, 2022
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media