aparelhos odontológicos

Aparelhos odontológicos: as 7 maiores dúvidas dos pacientes

Os aparelhos odontológicos estão cada vez mais comuns no Brasil. Graças ao aumento do cuidado com a saúde bucal, cada vez mais pessoas vão em busca de um dentista em Ceilândia e DF para corrigir desvios em sua arcada dentária.

Acontece que há muita gente com dúvidas sobre o assunto. Será que dói? Vou usar por quanto tempo? É difícil de limpar? Essas são apenas algumas das perguntas que os dentistas mais ouvem no consultório.

Então, para acabar com o mistério e te ajuda a se sentir mais seguro para iniciar seu tratamento, preparamos este post. Continue a leitura e saiba mais!

1. Os aparelhos odontológicos causam dor?

O medo da dor é, sem dúvidas, um dos que mais geram insegurança em quem precisa passar por um tratamento odontológico. Porém, precisamos dizer que essa ideia é um mito!

Atualmente, existem inúmeros recursos para aliviar o desconforto do paciente durante o tratamento. Na verdade, o próprio material utilizado nos aparelhos são mais leses e confortáveis.

Aliás, sobre isso vale destacar os benefícios do Invisalign. Além de mais rápido e discreto, ele se adapta totalmente à arcada, eliminando o problema da dor.

Embora um certo desconforto seja normal nos primeiros dias, ele some assim que a boca se adapta ao objeto. Além disso, o alinhamento dentário é feito de forma progressiva, ou seja, a pressão exercida é controlada.

aparelho invisalign na caixa

2. Aparelho odontológico pode causar cáries?

Fique tranquilo, pois o uso de aparelho odontológico não causa cáries. É sempre importante dizer que esse problema bucal é causado pelo acúmulo de bactérias na boca, o que é provocado pela má higienização.

Isso significa que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se você escovar bem os dentes, usar o fio dental e até usar enxaguante bucal, não sofrerá com este tipo de problema.

Por fim, já que está fazendo um acompanhamento com o dentista, não deixe de fazer a limpeza profissional a cada 6 meses

3. Quem usa implante dentário pode usar aparelho odontológico?

Se você usa um implante dentário, poderá usar aparelho odontológico. Na prática, não há um impedimento, porém é preciso observar alguns detalhes.

Em resumo, a ação do aparelho apenas se direciona aos dentes. Isso significa que a posição do implante permanecerá a mesma. Sendo assim, é válido conversar com o seu dentista sobre o assunto e verificar qual a melhor alternativa.

4. Existem vários aparelhos odontológicos no mercado?

Atualmente, podemos encontrar diversos modelos de aparelhos odontológicos no mercado. Mas isso não quer dizer que você pode escolher qual usar.

Cada um tem uma indicação, prós e contras. Apenas após avaliação e consulta com o dentista, é possível definir qual aparelho é o ideal para o seu caso. Lembrando que todos são eficazes e garantem bons resultados, desde que o paciente cumpra com sua parte no tratamento.

Além disso, o modelo mais moderno e discreto é o Invisalign. Conhecido como aparelho invisível, ele é perfeito para alinhar a arcada dentária de jovens e adultos, vistos que é extremamente discreto e muito eficiente.

5. Quanto tempo terei de usar um aparelho odontológico?

Não há uma resposta padrão para esta dúvida. Isso porque, a duração do tratamento pode variar conforme diversas circunstâncias, principalmente com a complexidade do caso.

Ainda assim, vale dizer que a tecnologia tem avançado rapidamente, garantindo o lançamento de soluções que aceleram o resultado.

Além disso, o sucesso do tratamento depende do comprometimento do paciente. É indispensável comparecer à consulta, cuidar da higiene bucal e usar o aparelho no período indicado pelo dentista. 

6. Colocar um aparelho odontológico é caro?

Essa é mais uma dúvida frequente: afinal, fica caro colocar aparelho odontológico? Mais uma vez, para responder a esse questionamento, é necessário avaliar cada caso.

Cada tipo de aparelho tem seu custo, porém os tratamentos não são caros. Além disso, as clínicas oferecem diversas formas de pagamento, facilitando o parcelamento e permitindo que mais pessoas tenham acesso uma assistência odontológica de qualidade.

Diante disso, é muito importante que você marque uma consulta para avaliação e orçamento. Ter um sorriso saudável e bonito é possível!

7. Quais os tipos de aparelhos odontológicos do mercado?

Para finalizar, vamos responder a uma dúvida muito frequente e que pode te ajudar a ter uma visão geral do assunto. Como dissemos, existem vários modelos de aparelhos odontológicos. Você sabe quais são? Confira!

Aparelho Fixo

pessoa utilizando aparelho fixo

Você, certamente, já deve ter visto alguém com um aparelho fixo. Ele é muito popular, especialmente em adolescentes, sendo caracterizado pelos ferrinhos e borrachinhas coloridas. 

Nesse modelo, os dentes recebem pressão e são alinhados de maneira gradual até atingirem a posição ideal. A manutenção costuma ser mensal e o tratamento pode durar até 36 meses.

Como é um modelo fixo, o paciente não consegue retirá-lo. Assim, as chances de um bom resultado são maiores. No entanto, muitos pacientes se queixam da dificuldade em higienizá-lo e, claro, do efeito estético de um sorriso metálico.

Aparelho Móvel

O aparelho móvel também tem a função de alinhar a arca dentária, colocando os dentes na posição certa. Aliás, ele é muito comum após a retirada do aparelho fixo.

Vale dizer que, embora possa ser retirado, o ideal é o que o paciente não extrapole e use o equipamento de forma contínua. Aproveite o benefício durante a alimentação e escovação dos dentes, mas cumpra com as orientações do profissional que te acompanha.

Aparelho Invisível

invisalign

O aparelho invisível, ou transparente, é a solução mais moderna e eficiente do mercado. Isso porque, ele resolve os principais problemas dos anteriores, com uma tecnologia de ponta.

Seu maior diferencial é ser transparente, praticamente invisível. Isso significa que não há nenhum impacto na estética do paciente. Muitas pessoas sequer percebem que você o está utilizando. 

Ainda assim, é possível retirá-lo em eventos sociais, reuniões de trabalho e durante a alimentação e escovação. Se você gostou da ideia, converse com o seu dentista!

Coloque seu aparelho odontológico com a Realize Sorrisos!

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre os aparelhos odontológicos? Eles são a solução perfeita para dentes desalinhados, encavalados e tortos. Se você enfrenta algum desses problemas, chegou a hora de ter um sorriso bonito e saudável.

A Realize Sorrisos é a sua clínica odontológica em Ceilândia e região. Temos uma equipe qualificada e experiente, pronta para te ajudar. Além disso, focamos no atendimento humanizado e facilitamos o pagamento para que você tenha o melhor tratamento, a um preço justo e que cabe no seu bolso.Não perca mais tempo! Entre em contato agora mesmo e agende uma avaliação!

Especialista DTM: veja quando procurar este profissional!

Os aparelhos odontológicos estão cada vez mais comuns no Brasil. Graças ao aumento do cuidado com a saúde bucal, cada vez mais pessoas vão em busca de um dentista em Ceilândia e DF para corrigir desvios em sua arcada dentária. Acontece que há muita gente com dúvidas sobre o assunto. Será que dói? Vou usar …

Dentes amarelados: como clarear e conquistar o sorriso perfeito?

Os aparelhos odontológicos estão cada vez mais comuns no Brasil. Graças ao aumento do cuidado com a saúde bucal, cada vez mais pessoas vão em busca de um dentista em Ceilândia e DF para corrigir desvios em sua arcada dentária. Acontece que há muita gente com dúvidas sobre o assunto. Será que dói? Vou usar …