HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Radiografia do dente: o que é, tipos e quanto custa?

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Ortodontia
March 30, 2022
4 min de leitura
Radiografia do dente: o que é, tipos e quanto custa?

A radiografia do dente é um dos exames odontológicos mais importantes para o correto diagnóstico e tratamento de diversos problemas. Mas você sabe do que estamos falando?

Atualmente, é muito fácil encontrar um dentista em Ceilândia e DF preparado para realizar o exame. Mas muitos pacientes não entendem o que é e nem quando ele é necessário. Pensando nisso, preparamos este post com o que você precisa saber sobre o assunto.

Continue a leitura e veja o que é uma radiografia, quais os tipos existentes, o preço deste exame e muito mais!

O que é uma radiografia do dente?

A radiografia do dente nada mais é que um raio x odontológico. Trata-se, portanto, de um exame de imagem que ajuda o dentista a diagnosticar e tratar doenças que acometem os dentes e a gengiva humana.

A tecnologia aplicada se baseia na emissão de uma radiação capaz de atravessar objetos e o corpo humano. Na área de odontologia, o raio x permite visualizar com clareza estruturas ósseas da boca, além dos dentes e maxilares.

A Radiografia não causa dor!

Muita gente tem medo de ir ao dentista com receio de sentir dor. Se este é o seu caso, saiba que a radiografia não é um exame invasivo, tampouco doloroso. Na verdade, o paciente não sente qualquer desconforto durante o procedimento.

É válido destacar que há a exposição à radiação ionizante. Porém, o exame é extremamente seguro, visto que a carga de radiação é bem pequena e focada em determinada região. Além disso, já existem aparelhos modernos que emitem muito menos radiação.

Quais são os tipos de radiografia do dente? 

Para falar sobre os tipos de radiografia do dente, precisamos destacar que existem duas grandes técnicas possíveis: a intraoral e a extraoral. Como os nomes sugerem, a primeira é feita dentro da boca e a segunda fora da boca.

dentista analisando radiografia do dente

Na rotina dos consultórios odontológicos, as radiografias intraorais são mais comuns. Mas isso depende de uma avaliação personalizada do profissional responsável. Saiba mais a seguir!

Radiografia periapical

A radiografia periapical é capaz de mostrar ao dentista uma visão detalhada de um ou mais dentes, principalmente quando ele precisa observar de forma detalhada as coroas e raízes dos dentes.

Esse tipo é muito usado para identificação de lesões e de cáries. O procedimento é rápido e simples e o paciente precisa usar um molde na boca, posicionado sobre os dentes que serão avaliados. 

Radiografia panorâmica

A radiografia panorâmica é mais ampla e fornece uma visão dos dentes, mandíbulas, região nasal, além das articulações da mandíbula.

Normalmente, o dentista recorre a esse exame quando precisa ter essa visão panorâmica da boca. Aliás, os pacientes que usam aparelho ortodôntico são os que mais precisam dele. Lembrando que o exame é rápido e feito por um aparelho giratório, que faz várias “fotos” do crânio.

Radiografia oclusal

A radiografia oclusal é indicada quando o profissional precisa visualizar de forma detalhada o assoalho da boca do paciente. Por isso, é muito comum quando o paciente tem sisos nascendo.

Radiografia interproximal

A radiografia interproximal ajuda a observar melhor as arcadas dentárias do paciente. Seu principal objetivo é identificar cáries. Nesse tipo de exame, as faces proximais (mesial e distal) dos dentes posteriores são separadas, sem sobreposição.

Quanto custa uma radiografia dentária?

O valor de uma radiografia dentária pode variar bastante, conforme o tipo e o local onde é realizada. Porém, o custo varia entre R$80 e R$400

Lembrando que apenas um profissional qualificado pode indicar o exame adequado. Além disso, esses custos podem ser parcelados e incluídos no valor final do tratamento, o que facilita o pagamento e a manutenção de um sorriso saudável.

Qual a diferença entre a radiografia e a tomografia? 

De modo geral, os exames odontológicos são ferramentas indispensáveis para o adequado diagnóstico e tratamento de doenças bucais. Sem dúvidas, os mais solicitados são a radiografia e a tomografia.

Acontece que quase nenhum paciente entende bem em que eles se diferem. Afinal, estamos falando de termos técnicos, muito específicos do cotidiano de profissionais da área da saúde. 

Então, explicando de uma forma bem simples e didática, podemos dizer que a radiografia é um exame de imagem. Ele é feito com a ajuda de feixes de raios-x direcionados à arcada dentária do paciente.

O resultado objetivo é uma imagem em 2D. Ela é bem simples, mais eficiente para a maioria dos casos, como na identificação de cáries e nascimento do dente siso.

Já a tomografia é um exame mais avançado. Podemos dizer que é uma radiografia em 3D, visto que as imagens obtidas são tridimensionais, mais realistas, precisas e completas. 

Diante do seu nível de complexidade e sensibilidade, é o exame ideal para observar e identificar casos que exigem uma imagem mais detalhada. Por isso, é muito solicitada quando há suspeita de pequenas fraturas, alterações ósseas e tumores na região da boca.

Onde fazer radiografia em Ceilândia e DF?

dentista mostrando radiografia

Depois de tudo o que você leu, ficou claro que a radiografia do dente é um exame muito importante. Sempre que o dentista a solicita, é sinal de que precisa avaliar sua arcada com mais atenção, pois há situações que não podem ser identificadas a olho nu.

Se você mora em Ceilândia, no Distrito Federal ou região, saiba que pode contar com toda a infraestrutura da Clínica Realize Sorrisos. Nossos pacientes são atendidos por profissionais qualificados, em um ambiente moderno e com equipamentos de última geração.Temos o compromisso de prestar um atendimento odontológico de qualidade e com preço acessível. Portanto, não perca mais tempo e marque agora mesmo uma consulta para avaliação!


Compartilhe

Post Anterior
Exames odontológicos: conheça os aliados da sua saúde bucal
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
O que é uma radiografia do dente?
2
Quais são os tipos de radiografia do dente? 
3
Quanto custa uma radiografia dentária?
4
Qual a diferença entre a radiografia e a tomografia? 
5
Onde fazer radiografia em Ceilândia e DF?

Posts Relacionados

Aparelho bucal: 7 cuidados essenciais para o sucesso do seu tratamento
May 12, 2023
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media