aparelho móvel infantil

Aparelho móvel infantil: entenda por qual motivo ele é importante

A infância é o período em que todos nós experimentamos o crescimento ósseo de diversas estruturas. Exatamente por isso, é comum encontrarmos crianças com problemas de desenvolvimento em sua arcada dentária. É aí que entra em cena o aparelho móvel infantil!

Após se consultar com um dentista em Ceilândia e passar por uma criteriosa avaliação, é possível recorrer a esse modelo para garantir um sorriso bonito e alinhado no futuro. Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre o tema.

Pensando nisso, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre o aparelho móvel infantil. Confira!

1. O que é o aparelho móvel infantil?

O aparelho móvel infantil é o modelo mais utilizado no tratamento ortopédico em crianças. Como o nome sugere, ele é removível, ou seja, pode ser retirado durante a alimentação e escovação dentária.

Ele é fabricado de maneira personalizada e se encaixa perfeitamente na boca do paciente. Porém, é preciso dizer que a facilidade de o retirar pode comprometer os resultados, já que é preciso disciplina para usar o equipamento da forma certa.

Destaca-se que, por ser uma alternativa para a reeducação dos ossos e da musculatura facial, principalmente dos maxilares, esse aparelho ortopédico está inserido em uma das especialidades da odontologia: a Ortopedia Funcional dos Maxilares.

2. Para que serve o aparelho móvel infantil?

Para que serve o aparelho móvel infantil

O aparelho móvel infantil é um grande aliado na hora de tratar diversos problemas relacionados ao desenvolvimento ósseo da boca. Ou seja, ele não age nos dentes, mas nos ossos.

Além disso, um dos modelos, conhecido como HYRAX, consegue promover a expansão do palato (céu da boca) — uma das principais causas para o desalinhamento dentário infantil — melhorando a harmonia do sorriso da criança. 

Isso significa que esse é um tratamento ortopédico preventivo. Se durante o estirão de crescimento, algum defeito ósseo é encontrado, a criança precisa utilizar o aparelho móvel para corrigir o problema e prevenir outras alterações futuras.

3. A partir de qual idade ele é indicado?

O uso do aparelho móvel é indicado para crianças de 5 a 12 anos. Essa é a faixa etária em que ele apresenta os melhores resultados, pois é quando ocorre o pico de crescimento.

No entanto, é sempre importante dizer que as crianças devem visitar um dentista assim que os primeiros dentes começam a nascer. Esse acompanhamento precoce ajuda a prevenir inúmeros problemas bucais e a identificar o tratamento mais adequado a cada caso.

4. Quais são os tipos de aparelho móvel infantil?

Bionator

Você sabia que existem vários tipos de aparelho móvel infantil? Atualmente, após passar por uma avaliação, o ortodontista pode indicar vários modelos, a depender do problema existente na arcada dentária da criança. Confira!

  • Bionator — esse modelo é indicado para pacientes com mandíbula encurtada, pois promove o crescimento desse osso;
  • HYRAX — esse modelo é indicado para pacientes com maxila atrésica, que provoca a mordida cruzada;
  • máscara facial — modelo indicado para pacientes com retrusão maxilar;
  • placa expansora — modelo indicado para pacientes com pouco espaço disponível para erupção dos dentes permanentes.

Esses são apenas alguns exemplos de aparelhos móveis. Em todos eles, é possível perceber como o tratamento ainda na infância pode ser mais eficaz. Daí a importância de se procurar um dentista logo que que algum problema é notado, já que os resultados surgem com pouco tempo de uso.

5. Quais os benefícios desse modelo de aparelho?

Afinal, quais são os benefícios de se usar um aparelho móvel em crianças? Em primeiro lugar, é importante dizer que cuidar da saúde bucal das crianças é a maneira mais eficiente de assegurar que elas tenham um sorriso bonito e sem problemas no futuro.

Mas, além disso, o uso desse aparelho pode gerar uma série de benefícios, como:

  • melhora a mastigação dos alimentos;
  • melhora a respiração, especialmente a noturna;
  • melhora a dicção e a fala;
  • previne dor de dente e cabeça, já que reduz o atrito entre os dentes;
  • evita doenças e problemas mais graves.

6. Por quanto tempo é preciso usar o aparelho móvel infantil?

Por quanto tempo é preciso usar o aparelho móvel infantil

Essa é uma dúvida comum dos pais e responsáveis, mas a resposta não é padronizada. A verdade é que o tempo necessário para o tratamento com um aparelho móvel depende muito de cada caso.

Cada criança é única e tem problemas distintos, por isso apenas após uma avaliação personalizada é possível falar sobre tempo de uso. Porém, como regra, os protocolos podem durar de 6 a 24 meses.

7. Quais os cuidados essenciais com o aparelho?

Para garantir que o tratamento seja um sucesso e a criança tenha os problemas de sua arcada dentária corrigida, é necessário seguir algumas orientações. Isso porque, o aparelho móvel também exige alguns cuidados. Veja:

  • higienização bucal — é importante escovar os dentes após as refeições e utilizar o fio dental;
  • higienização do aparelho — o aparelho móvel também deve ser higienizado por meio de escovas próprias;
  • cuidado ao retirar o aparelho, evitando quedas e danos;
  • retirar o aparelho durante as refeições;
  • ir ao dentista regularmente.

Cuide agora e garanta o sorriso do futuro!

Cuidar da saúde bucal dos filhos é uma das grandes preocupações na vida de grande parte dos pais. Afinal, o que se espera é que eles tenham um sorriso bonito e livre de problemas, como cáries, tártaros, dentes encavalados, mordida de cruzada e desalinhamentos.

A única maneira de garantir o sorriso do futuro é cuidando! E quanto mais cedo você começa a agir, maiores são as chances de corrigir esses problemas. Por isso, o uso do aparelho móvel infantil é uma boa alternativa e pode ser indicado por um profissional qualificado.Acha que seu filho precisa usar aparelho? Quando foi a última vez que ele foi ao dentista? Marque uma consulta agora mesmo e invista na saúde e bem-estar da sua criança!

Dra. Denise Fontenelle

Rosto assimétrico: entenda suas causas, prevenção e tratamento

A infância é o período em que todos nós experimentamos o crescimento ósseo de diversas estruturas. Exatamente por isso, é comum encontrarmos crianças com problemas de desenvolvimento em sua arcada dentária. É aí que entra em cena o aparelho móvel infantil! Após se consultar com um dentista em Ceilândia e passar por uma criteriosa avaliação, …

Mini implante ortodôntico: o que é e como funciona?

A infância é o período em que todos nós experimentamos o crescimento ósseo de diversas estruturas. Exatamente por isso, é comum encontrarmos crianças com problemas de desenvolvimento em sua arcada dentária. É aí que entra em cena o aparelho móvel infantil! Após se consultar com um dentista em Ceilândia e passar por uma criteriosa avaliação, …