dente encavalado

Dente encavalado: conheça as causas, consequências e o tratamento

Você sabe o que é dente encavalado? Muitas pessoas sofrem com esse problema e vivem incomodadas pelos seus efeitos estéticos. Afinal, ter um sorriso bonito e alinhado está entre os desejos de boa parte da população.

Para conquistar esse objetivo, é importante buscar informações e entender esse desalinhamento odontológico. Por isso, antes de procurar um dentista em Ceilândia, que tal acompanhar este post até o final?

A seguir, você descobre o que é dente encavalado e conhece suas causas, consequências e o tratamento ideal para o problema! 

O que é dente encavalado (entramelado)?

Dente encavalado ou entramelado é uma anomalia estético-funcional que se caracteriza pelo desalinhamento da arcada dentária. Também conhecido como apinhamento dentário, essa condição é mais comum em crianças, mas pode acometer adultos.

Aliás, os dentes tortos são queixas comuns nos consultórios odontológicos. Lembrando que o problema deve ser avaliado com agilidade, já que o quadro costuma piorar com o tempo e causar outros danos à saúde bucal. 

Por que o dente fica encavalado?

Entender o que causa o problema do dente entremelado é extremamente importante para evitar que ele aconteça. Isso porque, os hábitos do paciente podem influenciar no grau e piora do quadro.

Diante disso, preparamos um breve resumo sobre os aspectos e situações que podem ajudar no processo de encavalamento dos dentes. Confira!

Fatores genéticos

O primeiro fator é inevitável e está relacionado à herança genética. O DNA humano carrega genes capazes de influenciar na formação e características de ossos, cabelo, pele e, claro, no desenvolvimento da dentição.

Falta de espaço para desenvolvimento da arcada dentária

Para que a arcada dentária se desenvolva corretamente, ela precisa de espaço. Quando o paciente tem um padrão bucal menor que o devido, é provável que sofra com o apinhamento dos dentes.

Maus hábitos

O fato de não ser afetado por fatores genéticos e ter espaço suficiente para os dentes não garante dentes alinhados. Afinal, alguns hábitos podem contribuir para o surgimento do problema. Veja:

  • Usar chupeta na infância;
  • Chupar os dedos;
  • Roer as unhas;
  • Roer tampa de caneta e outros objetos.

Lesões e traumas

Pacientes que se envolvem em acidentes e sofrem traumas na boca também podem ter dentes encavalados. Isso é mais comum em motociclistas, que estão mais expostos a esse tipo de dano.

Reabsorção da raiz do segundo molar

A reabsorção da raiz do segundo molar é um fenômeno comum com o nascimento do siso. Isso acontece porque a força de erupção desse dente e a higiene local, podem afetar a raiz do dente vizinho.

Bruxismo

O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo hábito de ranger e apertar os dentes, normalmente durante o sono. O problema é grave e pode gerar danos a toda a arcada dentária, desgastando a estrutura.

Quando não tratado de forma adequada, o bruxismo pode afetar os ossos da boca, a mandíbula e a gengiva. Com isso, é normal que o paciente também sofra com o dente entramelado.

Respiração pela boca

Se você respira pela boca, é importante buscar ajuda para corrigir esse hábito. Isso porque, ele pode gerar alterações no maxilar e no formato da arcada dentária, especialmente durante a infância.

Quais os problemas trazidos pelos dentes tortos?

Você sabia que a maioria dos brasileiros ainda não tem o hábito de frequentar consultórios odontológicos? A Pesquisa Nacional de Saúde, promovida pelo IBGE, concluiu que menos da metade da população se consultou no último ano.

Infelizmente, esse descuido tem sérias consequências. O mesmo estudo descobriu que 34 milhões de pessoas já perderam, pelo menos, 13 dentes. E pior ainda: 14 milhões não têm mais nenhum dente natural. 

Quando falamos em dentes encavalados, é preciso destacar a atuação do profissional da odontologia. Afinal, é ele que avaliará a situação e indicará o melhor tratamento, a depender do grau e evolução do problema.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre isso, saiba um pouco mais sobre os problemas causados pelos dentes tortos!

Danos estéticos

O dano estético é uma das maiores queixas de quem sofre com apinhamento dentário. Como essa condição deixa os dentes tortos e desalinhados, a consequência mais visível está no sorriso do paciente.

Vale dizer que esse é um problema com diversos desdobramentos. Em geral, a pessoa perde autoestima e tem sua vida social e profissional afetadas.

Prejuízos à mastigação

A presença de dentes encavalados desencadeia problemas de mastigação. Isso porque, a mordida do paciente se torna irregular e isso dificulta o processo, que pode ter reflexos estomacais e digestivos. 

Aparecimento de outras doenças

Dentes tortos aumentam a probabilidade de o indivíduo sofrer com outras doenças bucais, como cáries, tártaros, mau hálito e inflamações na gengiva. Esses desdobramentos se devem ao fato de que o paciente tem mais dificuldade para fazer a higienização bucal.

Dores e desconfortos

É importante mencionar que o apinhamento dentário pode ser a causa para o surgimento de dores frequentes e intensas. Em geral, o quadro pode afetar a articulação que faz a ligação do maxilar ao osso temporal.

O mau posicionamento dos dentes causa estalos nessa articulação, além de cansaço após as refeições. Tudo isso impacta na qualidade de vida do paciente e deve ter uma intervenção odontológica.

Quanto tempo de aparelho para puxar um dente encavalado?

Como vimos, o dente encavalado causa um desalinhamento no sorriso. Ele ocorre quando os dentes não se encaixam de forma natural e ficam agrupados, sobrepostos e empurrados para frente ou para trás.

Apesar de gerar muitos transtornos, o problema tem solução. A correção do apinhamento é feita por meio de aparelhos e alinhadores ortodônticos, como o Invisalign.

Esse aparelho pode ser fixo ou móvel, metálico ou transparente. Todos são eficientes, mas a escolha do produto ideal leva em consideração diversos fatores, como a gravidade do desalinhamento e as demandas do paciente.

Mas você pode estar se perguntando: em quanto tempo verei resultados? Nesse caso, o essencial é entender que não há uma resposta única para todos os casos. Afinal, cada pessoa e arcada dentária tem suas particularidades.

Puxar um dente encavalado é um processo complexo, que depende da ação do aparelho. Ele faz pressão sobre a arcada e promove sua movimentação até que todos os dentes estejam alinhados e na posição correta.

Sendo assim, apenas o seu dentista poderá informar em quanto tempo um dente encavalado volta para o lugar. Depois de avaliar a situação e de escolher o método de tratamento, fica mais fácil falar em tempo e em resultados.

Pode realizar extração de dente encavalado?

É importante destacar que a prevenção é uma estratégia indispensável para uma boa saúde bucal e deve ser feita desde a primeira infância. Além de evitar maus hábitos, visitas frequentes ao dentista ajudam a identificar o problema de forma precoce e a agir antes que ele se agrave.

E quando a situação já está grave ou em caso de lesões, é possível realizar a extração do dente encavalado? Em alguns casos, a retirada total do dente pode ser uma saída viável.

Porém, essa é uma decisão que depende da avaliação criteriosa de um profissional qualificado. Afinal, existem outros tratamentos disponíveis e extrair o dente nem sempre é a alternativa mais vantajosa.

Aparelho para dente encavalado na Realize Sorrisos

Agora que você já sabe de tudo isso, é hora de conhecer um pouco mais sobre os tratamentos disponíveis para dente encavalado na Realize Sorrisos. A clínica está localizada em Ceilândia e conta com uma equipe qualificada e pronta para te atender.

Após avaliação, você e o seu dentista escolherão o tratamento ideal. Veja as opções de aparelho para dente encavalado!

Aparelho fixo

A primeira solução é o aparelho fixo tradicional. Ainda muito utilizado no Brasil, ele ajuda a alinhar os dentes de forma gradual, graças à ação de bráquetes, fios e outras peças de metal.

Esse modelo exige disciplina nas manutenções e tem algumas limitações alimentares. O tempo de tratamento também varia bastante e pode ser mais longo, a depender do caso.

Invisalign

O Invisalign, ou alinhador invisível, é uma solução que está em alta. Cada vez mais pessoas aderem ao modelo, que tem como diferenciais a rapidez no alcance dos resultados e o fato de ser mais discreto e confortável.

Em resumo, o aparelho não tem peças metálicas e não prejudica a estética do sorriso do paciente. Além disso, por meio dele, é possível corrigir o apinhamento em menos tempo. 

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre dente encavalado? O cuidado com a saúde bucal é tão importante quanto os demais. Se você tem dentes tortos, não precisa sofrer com essa situação. Na Realize Sorrisos, é possível corrigir o problema e isso é feito com segurança, qualidade e respeito às suas necessidades e preferências.Quer saber mais? Conheça melhor a sua opção de dentista em Ceilândia!

Dra. Denise Fontenelle

Clareamento Dental: 17 dúvidas mais frequentes respondidas nesse guia completo!

Você sabe o que é dente encavalado? Muitas pessoas sofrem com esse problema e vivem incomodadas pelos seus efeitos estéticos. Afinal, ter um sorriso bonito e alinhado está entre os desejos de boa parte da população. Para conquistar esse objetivo, é importante buscar informações e entender esse desalinhamento odontológico. Por isso, antes de procurar um …

Extração de siso: aprenda tudo sobre a cirurgia do siso e seu pós-operatório

Você sabe o que é dente encavalado? Muitas pessoas sofrem com esse problema e vivem incomodadas pelos seus efeitos estéticos. Afinal, ter um sorriso bonito e alinhado está entre os desejos de boa parte da população. Para conquistar esse objetivo, é importante buscar informações e entender esse desalinhamento odontológico. Por isso, antes de procurar um …