manutenção no aparelho

Manutenção do aparelho: 5 razões para não faltar às consultas

Como anda a manutenção do aparelho do seu filho? A colocação de um aparelho ortodôntico pode resolver inúmeros problemas, mas exige alguns cuidados. Um deles é a visita mensal ao dentista para a realização de ajustes e avaliação profissional.

Imagine que você tenha agendado uma consulta com um dentista em Ceilândia para seu filho e, depois de uma criteriosa análise, ele concluiu que o aparelho móvel infantil não era a melhor opção.

Você recebeu todas as orientações e o tratamento foi iniciado. Para que o resultado desejado seja alcançado, é hora de adotar bons hábitos de higiene e não faltar às próximas consultas. Veja, a seguir, 5 motivos que comprovam a importância da manutenção do aparelho!

Dúvidas comuns sobre a manutenção do aparelho

Antes de falarmos sobre as razões para não interromper um tratamento ortodôntico, precisamos esclarecer algumas dúvidas comuns sobre as manutenções do aparelho. Confira a seguir!

A manutenção do aparelho dói?

O procedimento de manutenção no aparelho não causa dor. O paciente pode sentir um desconforto, mas isso é decorrente do processo de alinhamento da arcada dentária e tende a desaparecer em poucos dias.

Qual o período ideal para realizar as manutenções?

quanto custa um aparelho dentario

Em regra, o paciente deve voltar a cada 30 dias ao consultório odontológico para realizar as manutenções. O tempo total de tratamento depende de cada caso e da análise do profissional responsável.

Quais os cuidados necessários durante o tratamento?

Durante o uso do aparelho é muito importante que o paciente tome certos cuidados para garantir os bons resultados, como:

  • evitar comer alimentos muito rígidos e que possam danificar o aparelho;
  • manter a higiene bucal;
  • continuar usando o fio dental
  • não faltar às consultas periódicas.

5 motivos para não faltar ao dentista e ficar em dia com a manutenção do aparelho

manutenção do aparelho

O aparelho odontológico é uma ferramenta indispensável para a correção de vários problemas. Com um acompanhamento profissional, é possível conquistar um sorriso bonito e harmônico, livre de:

Porém, para ser um sucesso, o paciente precisa seguir as orientações do dentista e, principalmente, ir às consultas periódicas para a realização da manutenção do aparelho. Entenda os riscos de não cumprir com a sua parte!

1.     O tratamento pode falhar

Não basta colocar o aparelho e aguardar o alinhamento dos dentes. O tratamento inclui as manutenções mensais, em que são realizados os ajustes no equipamento para que promova a movimentação da arcada.

Se você deixa de comparecer às consultas está correndo o risco de não alcançar os resultados desejados. Afinal, interrompe as etapas de aproximação e correção das falhas.

2.     Os componentes do aparelho podem ser danificados

O aparelho dentário é um equipamento composto por peças metálicas. Durante as manutenções, o dentista não só regula a pressão, como verifica se há algum item danificado e que precisa ser trocado.

Aliás, todos os meses, é preciso substituir as “borrachinhas”. Poucas pessoas sabem, mas sua função não é meramente estética. Na verdade, elas ligam o arco do aparelho às peças que são coladas nos dentes. Dessa forma, são indispensáveis para a movimentação da arcada.

3.     O tratamento pode ficar mais caro

Ninguém gosta de perder dinheiro, certo? Os investimentos realizados na colocação de um aparelho ortodôntico são essenciais para a saúde, bem-estar e autoestima do paciente. Mas interromper o tratamento pode deixá-lo muito mais caro do que o necessário.

A explicação é bem simples: se você começa a faltar às consultas, os dentes demoram mais para atingirem a posição desejada. Além disso, pode começar a enfrentar outros problemas bucais, o que demandará novos tratamentos.

4.     Sua saúde bucal pode ser prejudicada

pessoa utilizando aparelho

Pular algumas consultas para a manutenção do aparelho não é uma atitude inofensiva. Na verdade, é um fator de risco para complicações odontológicas.

Em resumo, a falta de acompanhamento do profissional pode ampliar a proliferação de bactérias na boca. Além disso, há o aumento da chance de sofrer com cáries e tártaros e isso pode causar dores.

5.     O aparelho pode começar a machucar a boca

Além de tudo o que já falamos, a falta de constância com a manutenção do aparelho pode fazer com que as peças metálicas machuquem a boca do paciente. Isso porque, elas vão se soltando e saindo do lugar, gerando lesões que se agravam com o tempo.

Os machucados causam dor e são um convite à proliferação de fungos e bactérias e pode até contribuir para a inflamações na gengiva. Portanto, este é mais um motivo para seguir à risca o tratamento.

Colocação e manutenção do aparelho é na Realize Sorrisos!

Viu só como é importante realizar a manutenção do aparelho da forma correta? Por mais corrido que seja o seu dia a dia, programe-se com antecedência e não deixe de ir às consultas.

Nós, da Realize Sorrisos, temos o propósito de levar um atendimento odontológico de qualidade e acessível aos moradores de Ceilândia e região. Por isso, estamos sempre investindo em maneiras de facilitar a sua vida.Você pode marcar sua consulta de forma online e rápida, conforme a sua disponibilidade. Nossos dentistas são capacitados e experientes e estão prontos para te atender. Agende agora mesmo uma avaliação ou manutenção!

Dra. Denise Fontenelle

Panorâmica dos dentes: conheça o exame e sua importância

Como anda a manutenção do aparelho do seu filho? A colocação de um aparelho ortodôntico pode resolver inúmeros problemas, mas exige alguns cuidados. Um deles é a visita mensal ao dentista para a realização de ajustes e avaliação profissional. Imagine que você tenha agendado uma consulta com um dentista em Ceilândia para seu filho e, …

Dentista especialista em ATM: o fim das dores na mandíbula e no maxilar

Como anda a manutenção do aparelho do seu filho? A colocação de um aparelho ortodôntico pode resolver inúmeros problemas, mas exige alguns cuidados. Um deles é a visita mensal ao dentista para a realização de ajustes e avaliação profissional. Imagine que você tenha agendado uma consulta com um dentista em Ceilândia para seu filho e, …