panorâmica dos dentes

Panorâmica dos dentes: conheça o exame e sua importância

Você já precisou fazer uma panorâmica dos dentes? O exame é importante para a realização de vários procedimentos e pode te ajudar a manter uma boa saúde bucal.

Ainda assim, muitos pacientes chegam ao consultório com diversas dúvidas sobre o raio-x odontológico e até se assustam quando ele é solicitado. Mas a verdade é que a realização é muito comum e até preventiva.

Diante da relevância do assunto, decidimos trazer para o blog um conteúdo completo e bem didático. Assim, antes mesmo de procurar um dentista em Ceilândia ou DF, você já estará informado e pronto para conquistar um sorriso bonito e saudável. Acompanhe!

O que é panorâmica dos dentes?

radiografia oclusal

A panorâmica dos dentes, também chamada de radiografia panorâmica, é um exame de raio-x que permite a visualização das estruturas internas da boca de forma eficiente e simples. Exatamente por isso, é um exame muito comum na rotina dos dentistas e pacientes.

Ou seja, estamos falando de um exame de baixo custo, mas muito valioso na prática odontológica. Com ele, o profissional tem uma visão ampla dos dentes, mandíbula e maxilar e pode dar diagnósticos mais precisos.

Qual a importância da radiografia dentária panorâmica?

Por mais experiente e qualificado que o dentista possa ser, existem inúmeras situações e detalhes que são impossíveis de serem visualizados pelo olho humano. Felizmente, a tecnologia é uma aliada do setor da saúde e ajuda a desenvolver aparelhos capazes de simplificar essa tarefa.

A panorâmica dos dentes é um grande exemplo dessa evolução e tem um papel muito importante no diagnóstico de problemas odontológicos: dos mais simples aos mais complexos.

Você já sofreu com dor no dente siso? Sem um exame de imagem, seu dentista não conseguiria afirmar o que pode estar causando o desconforto e o alívio poderia demorar ainda mais.

Além disso, antes de iniciar um tratamento de canal ou mesmo a extração de um dente, esse exame pode mostrar ao profissional a melhor maneira de agir para garantir bons resultados.

Por fim, não podemos deixar de mencionar que durante suas visitas periódicas ao dentista, ele pode solicitar uma radiografia panorâmica. Nesse caso, a medida é puramente preventiva e serve para acompanhar sua saúde bucal.

Afinal, por que fazer uma panorâmica dos dentes?

Como vimos, esse exame pode ser solicitado em caso de suspeitas de algum problema dentário ou até mesmo em uma consulta de prevenção. O importante é entender que sua realização é extremamente importante e pode evitar muitos problemas.

Além de não ter um custo elevado, o raio-x odontológico dá uma visão panorâmica da boca. Veja, a seguir, alguns motivos e vantagens de realizá-lo quando necessário!

Prevenir cáries

caries

Embora sejam mais comuns em crianças, adultos também sofrem com cáries. Em muitos casos, elas são visualizadas facilmente pelo dentista, porém podem estar escondidas entre os dentes e em regiões de difícil visibilidade.

Quando esse é o caso, a melhor saída é realizar uma panorâmica dos dentes. Afinal, uma intervenção precoce evitará que você enfrente dores e outros transtornos, como a necessidade de fazer um canal.

Preparar para um implante dentário

Se você vai fazer um implante dentário, é provável que seu dentista peça uma panorâmica dos dentes. Isso porque, ele precisa averiguar se existe perda óssea e se a região está pronta para passar pelo tratamento.

Acompanhar evolução da arcada dentária

É importante dizer que a radiografia dentária é muito utilizada durante tratamentos ortodônticos. Em geral, pacientes que precisam usar aparelho devem realizá-lo antes de iniciar o procedimento, principalmente para analisar o modelo ideal.

Além disso, ao longo do processo, o exame ajuda o profissional a verificar as movimentações da arcada e verificar se os resultados são satisfatórios.

Checar fraturas e lesões na boca e dentes

No caso de pancadas e fraturas na região da boca, é muito provável que o dentista solicite uma radiografia panorâmica. Nesse caso, o exame é essencial para assegurar a extensão do dano e determinar qual o tratamento ou intervenção necessária.

Como esse raio-x panorâmico é realizado?

Além de completo e valioso no dia a dia dos dentistas e pacientes, o exame é realizado no próprio consultório e com muita segurança e agilidade. Veja os passos e entenda como tudo funciona:

  1. Paciente veste um colete de chumbo que protege contra a radiação.
  2. Paciente retira objetivos metálicos, como brincos, colar e anéis;
  3. O dentista posiciona um afastador de lábios de plástico na boca do paciente;
  4. A máquina dispara o flash e captura a imagem.

Todo o procedimento dura poucos minutos. Por fim, o profissional tem acesso à imagem com rapidez e precisão.

Quais os riscos de não realizar o exame?

Se você foi ao dentista e ele pediu que fizesse uma panorâmica dos dentes, é essencial entender que ela é realmente necessária. Profissionais qualificados estão preparados para dar diagnósticos precisos, mas têm uma visão limitada — como todo ser humano.

A maior dica é: confie no seu dentista e cumpra com suas orientações e pedidos. A radiografia é importante para fechar um diagnóstico correto e garantir a sua saúde bucal.

Deixar de realizá-la é um risco que não vale a pena e pode representar dores e transtornos no futuro. Veja algumas consequências:

  • diagnóstico errado;
  • falta de visibilidade sobre a região óssea;
  • tratamentos mais demorados;
  • agravamento do problema bucal.

A radiografia panorâmica é um exame doloroso?

dor de dente

Por fim, precisamos esclarecer uma questão muito importante: fazer uma radiografia panorâmica não causa dor. Assim como qualquer raio-x, o exame é simples, rápido e totalmente indolor.

Então, não tenha medo nem fique inseguro. O procedimento é seguro e o resultado fica pronto em minutos. Ou seja, os benefícios são imediatos e você terá a certeza de estar fazendo o melhor pela sua saúde.

Conte com a Realize Sorrisos para cuidar da sua saúde bucal!

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre a panorâmica dos dentes? Ficou claro que o procedimento é um de seus aliados na busca por um sorriso bonito e saudável, assim como a Realize Sorrisos.

Somos uma clínica odontológica completa, localizada em Ceilândia. Nossa equipe de profissionais altamente capacitada está pronta para atendê-lo com profissionalismo, respeito e qualidade, seja qual for a sua demanda.Por isso, não perca mais tempo! Agende sua consulta agora mesmo!

Dra. Denise Fontenelle

Hipersalivação: tudo o que você precisa saber sobre o excesso de saliva

Você já precisou fazer uma panorâmica dos dentes? O exame é importante para a realização de vários procedimentos e pode te ajudar a manter uma boa saúde bucal. Ainda assim, muitos pacientes chegam ao consultório com diversas dúvidas sobre o raio-x odontológico e até se assustam quando ele é solicitado. Mas a verdade é que …

Manutenção do aparelho: 5 razões para não faltar às consultas

Você já precisou fazer uma panorâmica dos dentes? O exame é importante para a realização de vários procedimentos e pode te ajudar a manter uma boa saúde bucal. Ainda assim, muitos pacientes chegam ao consultório com diversas dúvidas sobre o raio-x odontológico e até se assustam quando ele é solicitado. Mas a verdade é que …