HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Queimadura na boca: o que fazer para reduzir a dor e acelerar a recuperação?

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Odontologia
November 09, 2023
4 min de leitura
Queimadura na boca: o que fazer para reduzir a dor e acelerar a recuperação?

A queimadura na boca pode causar dor e desconforto. Veja como acelerar a recuperação e evitar problemas a longo prazo!


Poucas coisas incomodam tanto como uma queimadura na boca , não é mesmo? Além da dor, a situação afeta a sua capacidade de comer, falar e até mesmo sorrir.

Infelizmente, muitas pessoas procuram por um dentista em Ceilândia com essa queixa. Isso porque, esse tipo de lesão é comum e pode ser provocado por vários motivos, como alimentos e bebidas quentes e produtos ácidos.

Pensando nisso, hoje vamos trazer dicas para lidar com uma queimadura na boca, aliviando o desconforto e acelerando o processo de cicatrização. Quer aprender? Continue conosco!

De olho no perigo: o que pode provocar uma queimadura na boca?

Antes de falarmos sobre os cuidados para tratar uma queimadura na boca, é importante alertarmos sobre as situações que podem desencadear esse problema. Afinal, prevenir é sempre a melhor opção!

O mais interessante é que esse desconforto tem causas comuns e facilmente evitáveis. Por isso, vale a pena ficar atento ao perigo. Acompanhe!

Cuidados
Cuidados

Alimentos e bebidas quentes

Quem nunca queimou a boca ao consumir uma bebida ou alimento quente? Esse tipo de situação é bem comum e, na maioria dos casos, não gera consequências graves, além de uma mancha escura na boca e dor.

Porém, alguns pacientes podem se machucar gravemente, precisando de apoio médico e remédios para se recuperar. Para não sofrer com o mesmo problema, anote alguns alimentos e bebidas que merecem sua atenção na hora do consumo quente:

  • Sopas;
  • Lasanhas e gratinados;
  • Café.

Alimentos ácidos

Tecnicamente falando, os alimentos ácidos, como limão e outras frutas cítricas, não provocam queimaduras na boca geradas pelo calor. No entanto, podem causar irritações e sensações de ardência igualmente preocupantes.

No verão, é comum encontrarmos pacientes que relatam o consumo de suco de limão na praia e, logo em seguida, perceber ardência e queimação nos lábios. Isso ocorre devido à acidez do alimento, que irrita as mucosas da boca.

Alimentos picantes

Assim como os alimentos ácidos, o consumo de pimenta pode provocar a sensação de queimadura na boca. Portanto, é preciso ter cuidado ao ingerir o produto, especialmente in natura.

Produtos químicos

Os produtos químicos também podem gerar queimadura na boca. Nesse caso, a ingestão costuma ser acidental e tem outras consequências para a saúde do paciente.

Vale destacar que queimaduras químicas são extremamente dolorosas e dificultam a alimentação e até a comunicação do indivíduo. Os produtos com mais índices de acidentes são os produtos de limpeza.

Quanto tempo demora a recuperação de uma queimadura na mucosa da boca?

A recuperação total de uma queimadura na boca costuma ocorrer em torno de 3 a 7 dias. Ou seja, o processo de cicatrização é rápido e não tende a deixar sequelas.

É importante mencionar que, na maioria dos pacientes, não é preciso administrar nenhum medicamento. A seguir, vamos apresentar algumas boas práticas que são suficientes para acelerar sua recuperação.

Cuidados
Cuidados

Como reduzir a dor de uma queimadura na boca? 7 dicas valiosas e que realmente funcionam

Como dissemos, o ideal é sempre evitar o contato com produtos e alimentos que provocam a queimadura na boca. Mas nem sempre isso acontece, certo?

Se você se envolveu em alguma situação que provocou esse tipo de lesão, é importante adotar algumas medidas para diminuir o desconforto e acelerar a cicatrização. Confira!

1. Enxágue a boca com água fria

A primeira medida para aliviar a sensação de queimação é enxaguar a boca com água fria. Observe que esse simples ato vai reduzir a dor, abaixando a temperatura da área afetada.

Um copo de água fria após se queimar com uma colher de sopa muito quente é simples, rápido e eficiente!

2. Aplique gelo na área

Seguindo a mesma ideia da água fria, a aplicação de gelo pode ajudar a reduzir a dor e o desconforto de uma queimadura na boca. Nesse sentido, o ideal é aplicar o gelo com a ajuda de uma gaze ou pano limpo por alguns minutos.

3. Use analgésicos orais

Em casos mais graves, se a dor não reduzir, você pode recorrer ao uso de analgésicos orais, como paracetamol. Lembre-se de que todo medicamento deve ser administrado conforme orientação de um profissional da saúde.

4. Mantenha a higiene bucal, mas tome cuidado ao escovar os dentes

Mesmo com todo o desconforto de uma queimadura na boca, é fundamental manter bons hábitos de higiene bucal para evitar a proliferação de bactérias. Entretanto, durante a escovação, tome mais cuidado para não irritar ainda mais a região.

5. Evite alimentos ácidos e picantes durante a recuperação

É prudente evitar consumir alimentos ácidos e picantes durante o período de recuperação de uma queimadura bucal. Afinal, eles podem irritar a mucosa oral e gerar ainda mais dor e desconforto.

6. Beba bastante água

A água é especialmente importante para a recuperação de queimaduras na boca. Quanto mais hidratada estiver a mucosa, mais rápida será a cicatrização.

7. Use Pomadas Cicatrizantes

Você também pode pedir ao seu dentista ou médico a indicação de uma pomada cicatrizante. Esses medicamentos são grandes aliados em tratamentos mais complexos e reduzem bastante o desconforto, além de acelerar o processo de recuperação do organismo.

Quando procurar ajuda médica no caso de queimadura na boca?

Como destacamos, as queimaduras na boca são relativamente comuns. Além disso, em sua maioria, não são classificadas como graves.

Porém, quando a queimadura atinge uma grande região, gera bolhas na boca e tem um período de recuperação longo é importante procurar um dentista para uma avaliação mais detalhada e a prescrição de medicamentos específicos.

Realize Sorrisos
Realize Sorrisos

A Realize Sorrisos cuida da sua saúde bucal!

Este conteúdo te ajudou? A queimadura na boca é uma situação desagradável e dolorosa, mas nem sempre é motivo de preocupação. Seu organismo cuidará do processo de recuperação sozinho e, em breve, você voltará a sorrir.

Porém, saiba que a Realize Sorrisos está pronta para te atender em qualquer situação. Do simples ao complexo, temos profissionais capacitados e uma infraestrutura de qualidade, com equipamentos de última geração.

Marque agora sua consulta e cuide bem do seu sorriso!


Compartilhe

Post Anterior
Desvendando o mistério: o que a cor do céu da boca pode indicar?
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
De olho no perigo: o que pode provocar uma queimadura na boca?
2
Quanto tempo demora a recuperação de uma queimadura na mucosa da boca?
3
Como reduzir a dor de uma queimadura na boca? 7 dicas valiosas e que realmente funcionam
4
Quando procurar ajuda médica no caso de queimadura na boca?
5
A Realize Sorrisos cuida da sua saúde bucal!

Posts Relacionados

Obturação e restauração: afinal, quais as diferenças?
April 09, 2024
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media