HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Dente quebrado? Veja como resolver essa emergência odontológica!

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Odontologia
November 09, 2023
4 min de leitura
Dente quebrado? Veja como resolver essa emergência odontológica!

Veja como agir diante de um dente quebrado, conheça os tratamentos, quanto custa e muito mais neste post!


Um dente quebrado pode ser um grande problema, não é mesmo? Além de provocar dor, a situação é constrangedora e acontece com mais frequência do que imaginamos.

Muitos pacientes buscam por dentista em Ceilândia e chegam até a Realize Sorrisos com esse tipo de demanda. Mas, neste conteúdo, gostaria de dar dicas importantes para você lidar com essa emergência odontológica.

Afinal, o que fazer? Quais os cuidados e primeiros passos diante de um dente quebrado? Continue a leitura e descubra!

Quais situações colocam seus dentes em risco?

Antes de falar sobre como lidar com um dente quebrado, acho importante esclarecer quais situações podem desencadear esse problema. Isso porque, mesmo que você já esteja com um dente danificado, pode evitar lesões futuras.

Anote as principais causas e previna-se!

1. Trauma físico

O trauma físico é o campeão de causas de dentes quebrados. Muitos pacientes chegam ao consultório relatando alguma queda, acidente no trânsito e até lesões durante a prática de esportes.

Embora a arcada dentária seja resistente, um impacto repentino e intenso na boca pode provocar rachaduras e quebrar o dente.

2. Má saúde bucal

Talvez você não saiba, mas a falta de bons hábitos de higiene bucal é um fator de risco para dentes quebrados. Quer um exemplo? A cárie dentária é uma condição que enfraquece a estrutura do dente.

Por isso, a melhor estratégia é se dedicar à escovação, usar o fio dental diariamente, realizar profilaxia dentária e ter o hábito de visitar o dentista a cada 6 meses.

3. Consumo de alimentos duros

Durante o consumo de alimentos duros, os dentes podem passar por uma pressão excessiva. Assim, as chances de sofrer uma lesão, ainda que pequena, é real.

Nesse caso, o mais prudente é ter cuidado ao morder e mastigar esses alimentos. Ou seja, concentre-se no ato e alimente-se com calma e atenção.

4. Usar os dentes para abrir embalagens

Você tem o hábito de usar os dentes para abrir garrafas e embalagens? Cuidado! Isso pode gerar um dente quebrado e todas as suas consequências.

No mesmo sentido, podemos listar algumas atitudes comuns, como roer as unhas e morder canetas. Fique atento!

5. Envelhecimento

O envelhecimento é uma causa natural que provoca o enfraquecimento dos dentes. Assim, não é incomum a presença de pacientes idosos com essa queixa, mesmo sem se envolver com qualquer outra situação de risco.

6. Estresse e ansiedade

Você sabia? O estresse e a ansiedade aumentam as chances de ter um dente quebrado.Estudos apontaram um aumento de 50% nesse tipo de caso em consultórios odontológicos durante a pandemia, a maioria ligada a quadros de bruxismo.

Quais os principais sintomas de um dente quebrado?

Identificar um dente quebrado quase sempre é muito fácil, não é mesmo? Quando o dente danificado fica na parte visível da boca, é fácil visualizar a lesão, o que provoca um grande constrangimento.

Mas nem sempre o dano é visível. Assim, muitos pacientes chegam no dentista com alguns sintomas que podem indicar a presença de uma fratura na arcada dentária. Veja se é o seu caso:

  • Dor aguda e sensibilidade ao consumir alimentos e líquidos quentes ou frios;
  • Presença de fragmentos do dente quebrado na boca;
  • Ferimentos na língua ou bochechas provocados por uma ponta afiada de um dente.

Tenho um dente quebrado. O que fazer?

Quebrou um dente? Primeiramente, fique calmo! Embora a situação possa ser desesperadora e constrangedora, especialmente a depender do local e situação em que você esteja, o problema nem sempre é grave.

Na verdade, ao chegar no dentista, você verá que isso pode ser facilmente resolvido. Então, fique tranquilo e agende uma consulta de emergência.

Aqui, na Realize Sorrisos, temos um canal de atendimento rápido e eficaz para te ajudar em situações assim. Você pode agendar pelo site clicando aqui ou falar pelo WhatsApp.

Dente quebrado estético
Dente quebrado estético

Quais os tratamentos para um dente quebrado?

Agora que já sabe disso, é bom saber as possíveis intervenções odontológicas para resolver o problema. Sendo assim, saiba que o tratamento ideal dependerá da extensão do dano.

Isso significa que apenas um dentista qualificado poderá indiciar e conduzir o procedimento de forma segura e eficiente. A seguir, você confere os tratamentos mais comuns:

1. Restauração dentária

Em lesões menores e sem impactos à raiz do dente, o dentista pode fazer uma simples restauração. Ou seja, adicionar um pouco de resina para devolver o formato a função da sua arcada dentária de forma totalmente natural e imperceptível.

2. Obturação

Em alguns casos, o dentista pode recorrer a obturação. Esse também é um procedimento simples e devolve a forma e função ao dente quebrado.

3. Coroa dentária

Para danos mais severos, é possível realizar uma coroa dentária. Assim, o dentista consegue cobrir a lesão e proteger o dente, evitando que ele fique instável e o paciente sinta dores.

4. Extração do dente quebrado

Se, após avaliação do dentista, ficar constatado que o dente foi muito danificado e não pode ser aproveitado, podemos realizar a extração dentária. Nesse sentido, o paciente vai precisar de um implante dentário para completar a arcada.

Qual o risco de ficar com um dente quebrado?

Ficar com um dente quebrado pode comprometer a saúde bucal do paciente, prejudicando sua mastigação e fala. Além disso, afeta suas relações sociais, pois gera constrangimento e medo de sorrir.

É importante dizer que os tratamentos são simples, rápidos e indolores. Portanto, não há motivo para deixar de tratar o dano. Converse sempre com seu dentista!

Qual o valor para extrair um dente quebrado?

A extração de um dente quebrado é um procedimento acessível, variando de R$300 a R$600. Porém, como vimos, nem sempre é preciso retirar o dente.

Somente após a consulta com o dentista, é possível determinar a melhor solução, que pode ser uma simples restauração ou até um implante dentário.

Se você quebrou um dente, não deixe de comparecer ao consultório odontológico. Os riscos para sua saúde são grandes e é possível parcelar os custos, conforme suas necessidades.

Realize Sorrisos
Realize Sorrisos

Quebrou um dente? Conte com a Realize Sorrisos!

Um dente quebrado é uma situação estressante e constrangedora, mas o tratamento ideal pode restaurar sua saúde bucal e sua vontade de sorrir. Em situações emergenciais como essa, você pode sempre contar com a Realize Sorrisos.

Temos uma equipe de especialistas pronta para te ajudar, com todo o profissionalismo e agilidade que o problema exige. Agende agora mesmo sua consulta!


Compartilhe

Post Anterior
Queimadura na boca: o que fazer para reduzir a dor e acelerar a recuperação?
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
Quais situações colocam seus dentes em risco?
2
Quais os principais sintomas de um dente quebrado?
3
Tenho um dente quebrado. O que fazer?
4
Quais os tratamentos para um dente quebrado?
5
Qual o risco de ficar com um dente quebrado?
6
Qual o valor para extrair um dente quebrado?
7
Quebrou um dente? Conte com a Realize Sorrisos!

Posts Relacionados

Obturação e restauração: afinal, quais as diferenças?
April 09, 2024
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media