HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Limpeza de dente: do fio dental à profilaxia dentária

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Odontologia
January 09, 2024
3 min de leitura
Limpeza de dente: do fio dental à profilaxia dentária

Veja como realizar a limpeza de dente em casa e como funciona a profilaxia dentária, no consultório odontológico. Sua saúde bucal começa aqui!


A limpeza de dente é muito mais do que um simples hábito de higiene bucal; é um investimento na sua saúde. Mas, mesmo fazendo isso diariamente, muitas pessoas têm dúvidas sobre o assunto.

Será que seus dentes e boca estão realmente limpos? A Realize Sorrisos é uma clínica com dentistas em Ceilândia que tem a missão de levar atendimento de qualidade para toda a região: do simples ao complexo.

Como especialistas, podemos afirmar: a escovação não garante uma completa higienização!

A boa notícia é que preparamos este guia para revelar técnicas, eliminar alguns mitos e mostrar como a limpeza de dentes afeta seu bem-estar geral. Vamos lá?

Qual a importância da limpeza de dente?

Sem dúvidas, a limpeza dentária é a base para um sorriso saudável e duradouro. Aliás, não é por acaso que é um hábito iniciado na primeira infância, logo que os primeiros dentes aparecem.

E não estamos falando apenas de conquistar um hálito fresco. Manter seus dentes limpos previne cáries, gengivite e outros problemas bucais!

Isso ocorre porque você remove resíduos de alimentos e a temida placa bacteriana, o que impede o desenvolvimento de doenças e do mau hálito. Assim, é um cuidado essencial, com forte influência em sua saúde geral.

fio dental dentes realize sorrisos

Explicando a limpeza dentária: do básico ou completo

Todo mundo acha que sabe higienizar os dentes perfeitamente, mas nem sempre é assim. Na correria do dia a dia, a escovação nem sempre cumpre o seu papel e acabamos negligenciando um hábito tão simples, mas muito importante.

A seguir, preparamos um passo a passo com tudo o que você precisa para uma limpeza de dente realmente eficiente e completa. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Em casa: escovação diária

A limpeza de dente começa em casa e deve ser feita diariamente. Ou seja, podemos dizer que 90% de todo o esforço para manter uma boa higiene bucal depende de você!

Como escovar os dentes?

Começando pelo básico: você sabe escovar os dentes? Embora simples, existem técnicas e boas práticas que todos devem conhecer:

  • Escolha uma escova de dentes com cerdas macias para não machucar a gengiva;
  • Não exagere na quantidade de creme dental com flúor — o equivalente a uma ervilha é suficiente;
  • Faça movimentos circulares e suaves, garantindo que todos os dentes sejam higienizados;
  • Escove a língua para remover bactérias que causam mau hálito;
  • A escovação deve durar cerca de 2 minutos;
  • Use o fio dental, pelo menos, uma vez ao dia;
  • Enxágue completamente.

É preciso escovar os dentes quantas vezes ao dia?

A orientação universal é de, pelo menos, 2 vezes ao dia. Porém, se estiver ao seu alcance, faça a higienização após as principais refeições e antes de dormir. Sua saúde bucal agradece!

A partir de quando começar a escovar os dentes?

A limpeza de dente deve iniciar logo após o surgimento dos primeiros dentes nos bebês. Ou seja, por volta dos 6 meses de idade.

Limpeza de dente no dentista: entenda a profilaxia dentária

Mesmo se dedicando à escovação dentária em casa, todas as pessoas precisam fazer uma limpeza de dente mais profunda, chamada de profilaxia dentária.

Esse procedimento é feito pelo dentista, no consultório, e garante uma remoção completa das placas bacterianas e dos tártaros.

Durante a consulta, o profissional aplica produtos específicos e utiliza equipamentos próprios para a remoção desses resíduos. Além disso, vale dizer que o processo não é dolorido e dura poucos minutos.

Quando fazer a limpeza de dente no dentista?

O ideal é ir ao dentista duas vezes ao ano para realizar essa limpeza de dente mais aprofundada. Aliás, essa é uma oportunidade para uma avaliação mais criteriosa de sua saúde bucal e identificação de cáries, gengivite e outras doenças.

Quais os riscos de não fazer a profilaxia dentária?

Negligenciar a limpeza de dente no dentista pode ter sérias consequências, como doenças periodontais. Afinal, o acúmulo de placa bacteriana e de tártaros é um fator de risco para gengivites e outras complicações.

É hora de cuidar da sua saúde bucal!

Viu só como a limpeza de dente pode ser simples e efetiva? Esse é um processo que envolve duas etapas: uma em casa (todos os dias) e outra no dentista (a cada 6 meses).

A Realize Sorrisos tem dentistas qualificados e a melhor estrutura para te atender. Aqui, você recebe um atendimento humanizado, com preço justo e de acordo com as melhores práticas odontológicas.

Agende agora mesmo sua profilaxia dentária e cuide do seu sorriso!

Realize Sorrisos
Realize Sorrisos

Sua procura por dentista em Brasília chegou ao fim!

O acompanhamento profissional da saúde bucal melhora a qualidade de vida e ajuda a prevenir e a tratar doenças e complicações diversas, como cáries, mau hálito e gengivite. Mas nem sempre é fácil encontrar um dentista em Brasília de confiança.

Na Realize Sorrisos, você encontra uma equipe qualificada e a melhor infraestrutura. Os diferenciais apresentados demonstram que essa é uma escolha segura e vantajosa, perfeita para quem deseja sorrir sem medo!

Marque sua consulta agora mesmo!


Compartilhe

Post Anterior
Dentista em Brasília: 6 motivos para escolher a Realize Sorrisos
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
Qual a importância da limpeza de dente?
2
Explicando a limpeza dentária: do básico ou completo
3
É hora de cuidar da sua saúde bucal!
4
Sua procura por dentista em Brasília chegou ao fim!

Posts Relacionados

Obturação e restauração: afinal, quais as diferenças?
April 09, 2024
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media