HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Obturação e restauração: afinal, quais as diferenças?

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Odontologia
April 09, 2024
3 min de leitura
Obturação e restauração: afinal, quais as diferenças?

Neste artigo, entenda as diferenças entre obturação e restauração e como os procedimentos ajudam a resgatar seu sorriso!


Obturação e restauração são dois termos odontológicos muito comuns. Mas você sabia que eles não são a mesma coisa?

Muitas pessoas os confundem, visto que ambos podem ser usados para reparar um dente quebrado ou com cárie. Aliás, se você procura por um dentista em Ceilândia, temos profissionais capacitados para executar os dois procedimentos.

E para te ajudar a entender qual o tratamento ideal, vamos acabar com essa dúvida e esclarecer as diferenças entre a obturação e a restauração? Continue a leitura!

O que é obturação dentária?

A obturação dentária é o procedimento que sela o canal radicular (a raiz do dente), localizada dentro do osso. Assim, na prática, há o fechamento do espaço no interior do dente.

Esse procedimento é muito útil na recuperação da saúde bucal, especialmente em pacientes que estão em tratamento de cárie e canal dentário. Nesse caso, após finalizar o tratamento, a obturação ajuda a devolver a função do dente e selar qualquer cavidade que tenha ficado.

O que é restauração dentária?

A restauração dentária é o procedimento que visa devolver a forma, função e estética da coroa do dente, afetada por uma cárie ou mesmo por algum trauma na boca. Portanto, é um procedimento que trabalha a parte externa do dente.

Vale dizer que o procedimento também ajuda a devolver a função do dente, visto que permite uma mastigação e fala de qualidade e sem constrangimentos.

Resumindo: as diferenças entre obturação e restauração

Sendo assim, de forma simples e direta, obturação e restauração são procedimentos odontológicos usados para restaurar os danos sofridos por um dente. Porém, são bem diferentes:

· Obturação: é feito dentro do dente, para fechar o espaço que fica após um canal ou tratamento de cárie;

· Restauração: é feito na parte externa do dente, para recompor a coroa dental após lesões ou tratamentos dentários.

É possível fazer obturação e restauração em um mesmo tratamento?

Apesar de estarmos falando de procedimentos distintos, é possível realizá-los de forma combinada. Em alguns tratamentos de cárie, especialmente quando há a necessidade de realização de canal, isso é bem comum.

Em geral, após realizar a obturação do dente, o profissional pode identificar a necessidade de realizar uma restauração para devolver a forma e estética do dente afetado.

Mas, atenção: é essencial contar com um dentista experiente. Isso porque, o sucesso dos dois procedimentos depende do conhecimento e das habilidades do profissional responsável pelo tratamento.

Quais os tipos de materiais mais usados na obturação e restauração?

Para tirar todas as suas dúvidas sobre a obturação e restauração, gostaríamos de falar um pouco sobre os materiais usados nesses procedimentos. Afinal, as coisas mudaram bastante nos últimos anos e novos materiais foram sendo aperfeiçoados para dar ainda mais durabilidade e estética aos pacientes.

Confira!

  • Amálgama de prata (chumbo): este material foi usado em larga

    escala no passado, mas está sendo substituído pouco a pouco. Isso porque, além de conter uma coloração escura, ele tem mercúrio em sua composição.

  • Resina ou Resina Fotopolimerizável: este é o material mais usado

    atualmente devido à sua gama de tonalidades que deixa o resultado extremamente natural. Além disso, é resistente e garante uma boa selagem.

  • Porcelana ou cerâmica: ainda mais estéticas, este material

    permite um resultado muito próximo ao natural, graças à translucidez da porcelana. Em geral, o produto é feito fora do consultório e aplicado por um dentista especialista.

  • Ionômero de vidro: este material tem coloração branca e pode ser

    uma boa indicação para crianças com episódios frequentes de cáries devido à sua resistência. Vale dizer que o material pode amarelar com o tempo.

Realize Sorrisos
Realize Sorrisos

Esteja sempre em dia com suas consultas odontológicas!

Como vimos, obturação e restauração são procedimentos diferentes, mas muito comuns nos consultórios odontológicos. A decisão de qual usar será sempre do seu dentista, por isso é importante ter o acompanhamento de um profissional de confiança.

A Realize Sorrisos é uma das clínicas mais conceituadas de Ceilândia e tem profissionais altamente qualificados e experientes para te atender. Com uma infraestrutura de ponta e preço justo, já ajudamos milhares de pessoas a voltarem a sorrir. Você pode ser o próximo!

Agende agora sua consulta!


Compartilhe

Post Anterior
O que é bom para afta na boca? 5 dicas seguras e aprovadas por dentistas
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
O que é obturação dentária?
2
O que é restauração dentária?
3
Resumindo: as diferenças entre obturação e restauração
4
É possível fazer obturação e restauração em um mesmo tratamento?
5
Quais os tipos de materiais mais usados na obturação e restauração?
6
Esteja sempre em dia com suas consultas odontológicas!

Posts Relacionados

O que é bom para afta na boca? 5 dicas seguras e aprovadas por dentistas
April 08, 2024
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media