HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

O que é bom para afta na boca? 5 dicas seguras e aprovadas por dentistas

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Odontologia
April 08, 2024
3 min de leitura
O que é bom para afta na boca? 5 dicas seguras e aprovadas por dentistas

Descubra o que é bom para afta na boca com especialistas e cuide da sua saúde bucal de forma segura e eficiente!


Se você chegou até aqui é sinal de que está sofrendo algum incômodo com as temidas feridas da boca. Saiba que não está sozinho! Pacientes de todas as idades estão, neste momento, pesquisando o que é bom para afta na boca.

Mas com tanta informação pela internet, fica difícil decidir em que confiar. Com um time de dentistas em Ceilândia, a Realize Sorrisos recebe pessoas com queixas semelhantes com frequência, por isso decidimos te ajudar.

A seguir, reunimos 7 dicas que realmente podem te ajudar a amenizar o incômodo e acelerar a recuperação da sua saúde bucal. Confira!

O que é uma afta?

A afta é uma lesão pequena e dolorosa que se forma em diferentes regiões da boca, podendo ser associada a diferentes causas. Em geral, não costuma indicar nada mais grave, mas pode impactar bastante a qualidade de vida do paciente.

Quem nunca sofreu com uma afta, não é mesmo? Ela incomoda bastante e, em alguns casos, dificulta a mastigação e até mesmo a fala.

Como dissemos, existem diversas causas prováveis para o problema e as mais comuns são:

  • Consumo excessivo de alimentos ácidos e picantes;
  • Alterações no sistema imunológico;
  • Estresse;
  • Alterações hormonais;
  • Deficiência de vitaminas.

Sendo assim, a afta é um sintoma de algum problema de saúde. É um sinal de que algo não está certo e merece sua atenção!

O que é bom para afta na boca? 5 dicas que realmente funcionam

Antes de falarmos sobre o que é bom para afta na boca, precisamos destacar que essas lesões costumam se curar sozinhas. Em geral, o processo de cicatrização dura até 2 semanas e não deixa qualquer sequela.

Entretanto, sabemos que lidar com feridas na boca não é uma tarefa nada fácil. Se você está passando por isso, pode investir nas medidas a seguir para acelerar o processo e voltar a sorrir com tranquilidade mais rápido.

Anote as nossas dicas!

Realize Sorrisos
Realize Sorrisos

1. Bochecho com água e sal

Simples, prático e eficiente, o bochecho com água e sal é um dos procedimentos mais eficientes diante das aftas. Isso porque, o sal tem ação bactericida e cicatrizante, ajudando a fechar a lesão.

Mas atenção: nada de excesso de sal ou você sentirá ainda mais dor. A concentração ideal é uma colher de café de sal para cada 250 ml de água, que pode ser morna ou em temperatura natural. Faça o bochecho duas vezes ao dia, por cerca de 1 minuto em cada vez.

2. Analgésicos e medicamentos com propriedades anestésicas

Em alguns casos, o dentista pode indicar o uso de analgésicos convencionais, como a dipirona e o paracetamol. Nesses casos, a administração é oral, em gotas ou comprimidos.

Há também a possibilidade da indicação de pomadas, sprays ou gel de uso tópico, isto é, direto na lesão. Esses produtos contêm substâncias com propriedades anestésicas e ajudam a aliviar o desconforto.

Estão nesse grupo a lidocaína, a benzocaína e a procaína. A definição do produto ideal é feita pelo dentista e o modo de usar precisa ser seguido com atenção.

3. Bolsa de gelo para reduzir inchaço

Uma dica simples e efetiva para reduzir o inchaço e incômodo das aftas é aplicar uma bolsa de gelo no local. Trata-se de um “remédio” caseiro e barato que atua como um acelerador do processo de cicatrização também.

4. Extrato de própolis

Você sabia que o extrato de própolis é um produto cicatrizante? Rico em ácidos fenólicos e flavonoides, ele ajuda a reduzir a inflamação, protege a boca de bactérias e tem um efeito regenerador, que acelera a recuperação da mucosa bucal.

Como usar? Em geral, a aplicação direta de 1 a 2 gotas 3x ao dia é suficiente. Mas, atenção! Pessoas alérgicas ao mel, pólen e própolis devem evitar o produto.

5. Higiene bucal em dia

Nós sabemos que a afta é irritante, mas é imprescindível manter a higiene bucal adequada durante todo o processo de cicatrização. Nesse caso, orientamos o uso de escova de dentes com cerdas macias e cuidado redobrado para não lesionar ainda mais a boca.

Ao final, ao usar o enxaguante bucal, prefira os produtos sem álcool e mais suaves. Assim, você mantém a boca limpa e saudável sem sentir muito desconforto.

Realize Sorrisos
Realize Sorrisos

Conte com a Realize Sorrisos!

Você já sabe o que é bom para afta na boca e pode aplicar essas dicas com segurança em casa. Porém, existem casos em que as lesões são persistentes e recorrentes, causando muita dor e até dificuldades para falar e mastigar.

Em casos assim, é imprescindível consultar um dentista de confiança para uma avaliação mais criteriosa e a indicação de um tratamento personalizado e eficaz.

Se você é de Ceilândia e região, pode contar com os especialistas da Realize Sorrisos. Nossa clínica tem os melhores profissionais e uma infraestrutura moderna para te atender; tudo isso com um preço justo e acessível.

Agende agora mesmo sua consulta e livre-se das aftas!


Compartilhe

Post Anterior
Como remover tártaros e restaurar sua saúde bucal
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
O que é uma afta?
2
O que é bom para afta na boca? 5 dicas que realmente funcionam
3
1. Bochecho com água e sal
4
2. Analgésicos e medicamentos com propriedades anestésicas
5
3. Bolsa de gelo para reduzir inchaço
6
4. Extrato de própolis
7
5. Higiene bucal em dia
8
Conte com a Realize Sorrisos!

Posts Relacionados

Obturação e restauração: afinal, quais as diferenças?
April 09, 2024
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media