HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Por que dá afta na boca? Entenda as causas e como prevenir essas lesões

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Doenças
March 02, 2023
3 min de leitura
Por que dá afta na boca? Entenda as causas e como prevenir essas lesões

Se você está se perguntando por que dá afta na boca, é sinal de que deve ter algumas lesões de incomodando ou enfrentou esse problema recentemente. De fato, essas pequenas feridas podem causar muito incômodo.

Então, antes de agendar sua consulta com um dentista em Ceilândia, na Realize Sorriso, que tal entender melhor as causas para o surgimento dessas feridas na boca?

Preparamos um conteúdo informativo para tirar suas dúvidas e ajudá-lo a manter uma boa saúde bucal. Confira!

O que é afta?

A afta é uma pequena ferida, geralmente superficial, que surge em diversos pontos da boca, como: bochecha, parte interna dos lábios, céu da boca e até na língua.

As lesões podem ser bem incômodas e afetar a mastigação e até a hidratação do paciente. Isso porque, o contato de alimentos e bebidas ácidas, por exemplo, causa bastante dor.

É importante dizer que, além do sinal clínico na região bucal, a presença de aftas pode desencadear outros sintomas. Assim, é possível que algumas pessoas tenham um quadro de febre e cansaço.

A boa notícia é que os sintomas não costumam durar por muito tempo. Em geral, as úlceras desaparecem sozinhas após alguns dias. Mas é importante alertar: se as suas lesões não estão se curando e duram por mais de 3 semanas, é preciso uma avaliação criteriosa de um dentista para descartar outras condições.

Por que dá afta na boca?

afta na boca
afta na boca

Agora que você já sabe o que é uma afta, podemos abordar as principais causas para o aparecimento dessas feridas na boca. Lembrando que essa não é uma situação de risco, embora mereça mais atenção quando ocorre de forma persistente.

Mas, afinal, o que dá afta na boca? Continue a leitura e descubra agora mesmo!

1.     Lesão causada pelo aparelho odontológico

Pacientes que usam aparelhos odontológicos podem sofrer com aftas com mais frequência que os demais. Afinal, em algum momento, o equipamento pode se movimentar de forma inadequada na boca e gerar pequenos cortes.

Para evitar atritos e desconfortos, é importante ir ao dentista regularmente e relatar o surgimento das aftas. Além disso, mesmo que as feridas estejam incomodando, não deixe de fazer uma boa higienização para evitar a proliferação de bactérias e infecções nos dentes e na boca.

2.     Paciente com imunidade reduzida

Você sabia que a baixa imunidade pode desencadear aftas na boca? Esse é um sinal do próprio corpo e precisa ser acompanhado de perto. Por isso, feridas frequentes e sem outros motivos aparentes não podem ser ignoradas.

Nesse sentido, é importante ressaltar que pessoas em tratamento de câncer, ansiosas e estressadas podem ter lesões repetitivas. Por isso, converse com seu médico e dentista para pensar em uma forma de aliviar os sintomas.

3.     Alimentação rica em ácidos

Você adora alimentos ácidos? Embora o hábito de consumi-los nem sempre cause aftas, algumas pessoas reagem de forma diferente à presença dessa acidez na boca.

E por que dá afta na boca? Em resumo, esses alimentos são ricos em uma enzima que altera as células da região e podem causar pequenos machucados. Por fim, quando o equilíbrio não é restabelecido, as feridas podem se tornar aftas.

4.     Lesões na boca

A afta também pode estar relacionada a lesões na boca. Assim, se você cai ou sofre algum impacto na região, as lesões causadas podem se tornar aftas.

Isso é bem comum quando mordemos a língua ou a parte interna da bochecha. Outra situação corriqueira é machucar as gengivas durante a escovação ou quando comemos algum alimento muito duro.

Afta tem tratamento? Aprenda a aliviar os sintomas

Como e o tratamento da DTM

Como dissemos, as aftas desaparecem sozinhas em alguns dias. Mas se elas estiverem causando muito incômodo e dificultando sua vida, é possível recorrer a algumas estratégias para aliviar a dor. Anote as nossas dicas:

  • Procure o dentista para a manutenção no aparelho;

  • Faça bochechos com chás anti-inflamatórios;

  • Reforce a ingestão de alimentos com vitaminas B12, ferro e zinco;

  • Alimente-se com mais tranquilidade;

  • Escove os dentes com mais cuidado.

Além disso, se o incômodo for muito intenso, você pode pedir ao seu dentista a prescrição de medicamentos anestésicos. Em geral, algumas gotinhas sob as lesões ao longo do dia reduzem bastante a dor.

A Realize Sorrisos trabalha pela sua saúde bucal!

E então, conseguiu entender por que dá afta na boca? Como dissemos, esse não é um problema grave e tende a desaparecer em alguns dias. No entanto, é importante manter bons hábitos para prevenir o surgimento dessas feridas.

A Realize Sorrisos é uma clínica odontológica localizada em Ceilândia que tem a missão de promover a saúde bucal da população da região. Com um time de profissionais altamente qualificado e um atendimento humanizado, estamos prontos para te atender.

Aqui, você encontra a melhor infraestrutura com um preço justo e acessível. Não deixe de cuidar do seu sorriso e conte com quem entende do assunto!Está esperando o que? Agende agora mesmo uma consulta e encontre mais motivos para sorrir!


Compartilhe

Post Anterior
Implante dentário inflamado: sintomas e riscos para sua saúde bucal
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
O que é afta?
2
Por que dá afta na boca?
3
Afta tem tratamento? Aprenda a aliviar os sintomas
4
A Realize Sorrisos trabalha pela sua saúde bucal!

Posts Relacionados

Desvendando o mistério: o que a cor do céu da boca pode indicar?
September 13, 2023
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media