HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

4 doenças da gengiva que merecem sua atenção

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Doenças
April 12, 2023
4 min de leitura
4 doenças da gengiva que merecem sua atenção

Você conhece os principais tipos de doenças da gengiva? Também chamadas de doenças periodontais, essas condições atingem o tecido gengival e causam uma série de transtornos nos pacientes.

É importante destacar que os problemas variam em sua gravidade, sendo indispensável a avaliação de um profissional qualificado, como um dentista em Ceilândia.

Aliás, muitos pacientes enfrentam o problema ao longo da vida, mas têm dificuldades para identificar seus sinais e sintomas. Exatamente por isso, preparamos este artigo.

A seguir, reunimos os 4 tipos de doenças na gengiva e abordaremos sintomas, tratamentos e as melhores medidas para preveni-las e manter sua saúde bucal em dia. Confira!

Gengivite: uma das doenças da gengiva mais comuns

A gengivite é uma das doenças periodontais mais comuns e se caracteriza pela inflamação da gengiva, geralmente ao redor dos dentes. Isso acontece devido ao acúmulo de placa bacteriana no local e pode ter sérias consequências.

Assim, quando o paciente demora a procurar ajuda, a gengivite pode evoluir para uma periodontite — falaremos sobre ela mais à frente.

Mas como identificar o problema? Normalmente, é possível perceber alguns sintomas logo no início do quadro inflamatório, como:

  • gengivas vermelhas;
  • inchaço e sensibilidade na região;
  • sangramentos durante a escovação ou ao usar o fio dental;
  • mau hálito;
  • alteração no paladar, com um gosto amargo na boca;
  • retração gengival.

O tratamento da gengivite pode variar bastante, conforme a gravidade de cada caso. Porém, são indispensáveis uma boa higiene bucal e a limpeza profissional a cada 6 meses. Além disso, o dentista pode prescrever antibióticos e realizar raspagem da placa bacteriana e tártaro acumulados abaixo da linha da gengiva.

O que fazer para tratar a gengivite
O que fazer para tratar a gengivite

Periodontite: uma doença da gengiva mais avançada

Como dissemos, a periodontite nada mais é que o agravamento de uma gengivite. Portanto, ela é causada pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro abaixo da linha da gengiva que não é retirado devidamente.

Além da falta de uma higiene bucal adequada, a doença também está relacionada a fatores hereditários, ao estresse, à diabetes, à gravidez e outras condições que causam alterações no sistema imunológico.

É importante destacar que essa é uma doença grave. Assim, além da gengiva, pode afetar os ligamentos periodontais e o osso alveolar, podendo até gerar a perda definitiva de dentes.

O dentista é o profissional adequado para fazer o diagnóstico correto, mas o paciente pode perceber sinais de agravamento no quadro. Portanto, além dos sintomas clássicos da gengivite, pode sofrer com:

  • sensibilidade dentária;
  • abscessos dentários;
  • mobilidade dentária;
  • perda óssea;
  • perda de dentes.

Se você perceber alguma alteração, procure imediatamente um profissional. O tratamento deve ser iniciado imediatamente e pode incluir raspagem e alisamento radicular, além de cirurgia — em casos mais avançados e com danos severos ao tecido que sustenta os dentes.

A prevenção é a melhor saída nesse caso. Assim, além de bons hábitos de higiene bucal, é importante não fumar, evitar o estresse e manter uma alimentação saudável. Lembrando que pacientes com histórico familiar precisam ir ao dentista com maior frequência.

Periodontite agressiva: uma doença rara e grave

A periodontite agressiva é uma das doenças da gengiva mais graves. Apesar de ser mais rara, ela se desenvolve rapidamente, especialmente em pacientes mais jovens — com menos de 30 anos.

O quadro se caracteriza pela destruição acelerada dos tecidos periodontais. Assim, há a perda óssea, a movimentação dentária e a perda de dentes em casos mais graves.

Embora existam estudos sobre a doença, ainda existem muitas dúvidas sobre as suas causas. Porém, podemos listar alguns fatores, como:

  • questões genéticas;
  • problemas imunológicos;
  • tabagismo;
  • proliferação de bactérias;
  • estresse.

O tratamento desse tipo de periodontite exige múltiplas ações. O dentista pode recorrer à remoção da placa bacteriana, ao uso de antibióticos, à cirurgia e ao implante dentário — nos casos em que há perda dentária.

Se você tem algum caso de periodontite agressiva na família, é muito importante adotar uma rotina saudável de cuidados bucais e visitar o dentista com frequência. Isso porque, quanto mais cedo identificar a doença, maiores são as chances de êxito do tratamento.

Periodontite necrosante

A periodontite necrosante é um tipo grave de doença da gengiva que afeta os tecidos gengivais e periodontais. Esse é, sem dúvidas, um dos quadros mais graves e preocupantes, embora não seja tão comum.

O paciente com essa condição sofre com a necrose dos tecidos — ou seja, a destruição das células. Assim, conforme o problema evolui e o tecido da gengiva morre, surgem diversas úlceras no local.

As causas para essa doença se assemelham às demais já apresentadas. Entretanto, ela é ainda mais comum em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, especialmente nos casos de HIV e tratamento por quimioterapia.

Os sintomas também são mais graves e incluem:

  • dor intensa nas gengivas;
  • mau hálito;
  • gengivas inchadas e vermelhas;
  • sensibilidade dentária;
  • úlceras na gengiva;
  • perda óssea e dental.

Proteja suas gengivas. Vá ao dentista regularmente!

Como vimos ao longo do post, as doenças da gengiva são um risco à sua saúde bucal. Afinal, elas podem evoluir, gerando dores, sangramentos e até a perda de dentes.

Em geral, a falta de cuidados básicos são as principais causas para o surgimento dessas inflamações. Por isso, a escovação após as principais refeições e o uso de fio dental uma vez ao dia são ações que devem fazer parte da sua rotina.

Mas, além disso, gostaríamos de enfatizar a importância das visitas regulares ao dentista. Durante a profilaxia dental, o profissional realiza uma limpeza profissional e ainda avalia todos os pontos da sua boca.

Isso significa que essa consulta é uma oportunidade de prevenção e ainda ajuda a identificar uma doença gengival de forma precoce. Assim, você evita todos os transtornos e riscos apresentados nos tópicos acima.

Quando foi a última vez que você foi ao dentista? Aproveite a oportunidade e agende agora mesmo sua consulta com um de nossos especialistas!


Compartilhe

Post Anterior
O que fazer para mau hálito? O guia definitivo para eliminar o problema
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
Gengivite: uma das doenças da gengiva mais comuns
2
Periodontite: uma doença da gengiva mais avançada
3
Periodontite agressiva: uma doença rara e grave
4
Periodontite necrosante
5
Proteja suas gengivas. Vá ao dentista regularmente!

Posts Relacionados

Desvendando o mistério: o que a cor do céu da boca pode indicar?
September 13, 2023
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media