HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Saiba o que é profilaxia dental, seus benefícios e muito mais!

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Odontologia
August 30, 2022
3 min de leitura
Saiba o que é profilaxia dental, seus benefícios e muito mais!

Você tem cuidado da sua saúde bucal como deveria? Embora ter um sorriso bonito esteja na lista de desejos de quase todo mundo, muitos brasileiros ainda não sabem o que é profilaxia dental e a sua importância.

Se você está incluído neste grupo, não se preocupe! É normal ter dúvidas sobre assuntos relacionados à odontologia. Aliás, muitos pacientes chegam ao consultório perguntando sobre cáries, aparelho móvel infantil, clareamento dentário e diversos procedimentos.

O importante é buscar mais informações e se esforçar para cuidar bem do seu sorriso. Então, antes de marcar a sua consulta com o dentista em Ceilândia, que tal aprender um pouco mais?

Neste artigo, você verá:

  • O que é profilaxia dental?
  • Quando fazer a profilaxia dentária?
  • Como funciona a profilaxia dentária?
  • Quais os benefícios da profilaxia dental?
  • Onde fazer profilaxia dentária?

O que é profilaxia dental?

A profilaxia dentária nada mais é que uma limpeza profissional nos dentes, ou seja, aquela que é realizada no consultório pelo cirurgião-dentista. Desse modo, é mais profunda e completa do que a que realizamos diariamente em casa.

Durante o procedimento, com a ajuda de utensílios e produtos específicos, é possível remover a placa bacteriana e o tártaro dos dentes e da gengiva.

Portanto, todas as pessoas precisam realizar esse procedimento. Os bons hábitos de higiene bucal não eliminam sua necessidade, que se estende a adultos e crianças.

Quando fazer a profilaxia dentária?

Agora que você já sabe o que é profilaxia dental, é importante entender que o procedimento precisa ser realizado pelo menos 2 vezes ao ano. Em outras palavras, é importante agendar uma limpeza a cada seis meses para assegurar uma boa saúde bucal.

Lembrando que, paralelo a isso, é essencial escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental uma vez ao dia. Essa é a chamada profilaxia caseira, que complementa a profissional e não pode ser ignorada.

Como funciona a profilaxia dentária?

como funciona profilaxia dental
como funciona profilaxia dental

A sessão de profilaxia dentária costuma ser rápida e indolor. Então, se você tem medo de ir ao dentista, não precisa se preocupar!

A consulta é uma grande oportunidade para a realização de uma avaliação geral da sua saúde bucal. O profissional avaliará todos os dentes e verificará se existem cáries ou outros problemas que exigem uma maior atenção.

Em seguida, aplicará o produto adequado e realizará a limpeza com a ajuda de utensílios específicos e que retiram todo o excesso de tártaro e microrganismos dos dentes e gengivas. Por fim, é feita a aplicação de um flúor mais concentrado e o paciente é liberado.

Quais os benefícios da profilaxia dental?

E então, você tem o hábito de ir ao dentista para realizar essa limpeza mais profunda? Se ainda não inseriu esse cuidado em sua rotina, é interessante entender como isso pode contribuir para a conquista de um sorriso bonito e saudável.

Veja, a seguir, os benefícios da profilaxia dental!

Evita o mau hálito

Ter mau hálito é uma situação desagradável e que incomoda não apenas o paciente. Por isso, os cuidados diários com a higiene bucal em conjunto com a profilaxia dental são indispensáveis.

Durante o procedimento, é possível remover sujeiras mais difíceis e os tártaros. Assim, sua boca fica livre das bactérias que causam o mau cheiro na cavidade bucal.

Previne cáries

A profilaxia dental ajuda a prevenir cáries, especialmente em crianças. Como elas geralmente são mais descuidadas com a escovação e ingerem mais alimentos açucarados, precisam ir regularmente ao dentista.

Essa simples e rápida sessão pode evitar dores e muitos transtornos no futuro. Portanto, fique sempre em dia com as consultas.

Ajuda a identificar problemas precocemente

Além da limpeza dos dentes, a profilaxia dentária inclui uma avaliação detalhada da sua saúde bucal. Ou seja, é um procedimento preventivo que pode evitar problemas mais graves.

Em resumo, seu dentista consegue observar o surgimento de cáries, retração gengival, inflamações e até do câncer de boca. Como é feito a cada 6 meses, o tratamento pode ser iniciado de forma ágil, garantindo uma boa recuperação.

Previne o aparecimento de manchas nos dentes

Você deseja ter um sorriso sem manchas e menos amarelado? Então, precisa fazer as sessões de profilaxia conforme o recomendado. Afinal, o procedimento retira resíduos e pigmentos mais superficiais dos dentes, evitando que eles se tornem mais profundos.

Onde fazer a profilaxia dental?

Depois de todas as informações apresentadas, fica claro que cuidar da saúde bucal é extremamente importante. E o melhor: isso nem sempre é uma tarefa complicada e dolorida.

Ao entender o que é profilaxia dental, você consegue observar que duas visitas por ano ao dentista podem fazer toda a diferença para um sorriso mais bonito e saudável. A questão é: onde fazer esse procedimento?

A Realize Sorrisos é uma clínica odontológica localizada em Ceilândia e presta atendimento em toda a região. Temos uma equipe de dentistas altamente capacitados e preparados para prestar um atendimento personalizado e de qualidade.

Com a missão de proporcionar mais qualidade de vida à população e difundir os cuidados odontológicos, trabalhamos com condições de pagamento diferenciadas e que cabem no seu bolso.Está esperando o que? Não perca mais tempo e agende agora mesmo a sua consulta! Teremos o prazer em atendê-lo e tratar do seu sorriso!


Compartilhe

Post Anterior
Anestesia no dente: guia completo para nunca mais ter medo
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
O que é profilaxia dental?
2
Quando fazer a profilaxia dentária?
3
Como funciona a profilaxia dentária?
4
Quais os benefícios da profilaxia dental?
5
Onde fazer a profilaxia dental?

Posts Relacionados

Obturação e restauração: afinal, quais as diferenças?
April 09, 2024
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media