profilaxia dental

Saiba o que é profilaxia dental, seus benefícios e muito mais!

Você tem cuidado da sua saúde bucal como deveria? Embora ter um sorriso bonito esteja na lista de desejos de quase todo mundo, muitos brasileiros ainda não sabem o que é profilaxia dental e a sua importância.

Se você está incluído neste grupo, não se preocupe! É normal ter dúvidas sobre assuntos relacionados à odontologia. Aliás, muitos pacientes chegam ao consultório perguntando sobre cáries, aparelho móvel infantil, clareamento dentário e diversos procedimentos.

O importante é buscar mais informações e se esforçar para cuidar bem do seu sorriso. Então, antes de marcar a sua consulta com o dentista em Ceilândia, que tal aprender um pouco mais?

Neste artigo, você verá:

  • O que é profilaxia dental?
  • Quando fazer a profilaxia dentária?
  • Como funciona a profilaxia dentária?
  • Quais os benefícios da profilaxia dental?
  • Onde fazer profilaxia dentária?

O que é profilaxia dental?

A profilaxia dentária nada mais é que uma limpeza profissional nos dentes, ou seja, aquela que é realizada no consultório pelo cirurgião-dentista. Desse modo, é mais profunda e completa do que a que realizamos diariamente em casa.

Durante o procedimento, com a ajuda de utensílios e produtos específicos, é possível remover a placa bacteriana e o tártaro dos dentes e da gengiva.

Portanto, todas as pessoas precisam realizar esse procedimento. Os bons hábitos de higiene bucal não eliminam sua necessidade, que se estende a adultos e crianças.

Quando fazer a profilaxia dentária?

Agora que você já sabe o que é profilaxia dental, é importante entender que o procedimento precisa ser realizado pelo menos 2 vezes ao ano. Em outras palavras, é importante agendar uma limpeza a cada seis meses para assegurar uma boa saúde bucal.

Lembrando que, paralelo a isso, é essencial escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental uma vez ao dia. Essa é a chamada profilaxia caseira, que complementa a profissional e não pode ser ignorada.

Como funciona a profilaxia dentária?

como funciona profilaxia dental

A sessão de profilaxia dentária costuma ser rápida e indolor. Então, se você tem medo de ir ao dentista, não precisa se preocupar!

A consulta é uma grande oportunidade para a realização de uma avaliação geral da sua saúde bucal. O profissional avaliará todos os dentes e verificará se existem cáries ou outros problemas que exigem uma maior atenção.

Em seguida, aplicará o produto adequado e realizará a limpeza com a ajuda de utensílios específicos e que retiram todo o excesso de tártaro e microrganismos dos dentes e gengivas. Por fim, é feita a aplicação de um flúor mais concentrado e o paciente é liberado.

Quais os benefícios da profilaxia dental?

E então, você tem o hábito de ir ao dentista para realizar essa limpeza mais profunda? Se ainda não inseriu esse cuidado em sua rotina, é interessante entender como isso pode contribuir para a conquista de um sorriso bonito e saudável.

Veja, a seguir, os benefícios da profilaxia dental!

Evita o mau hálito

Ter mau hálito é uma situação desagradável e que incomoda não apenas o paciente. Por isso, os cuidados diários com a higiene bucal em conjunto com a profilaxia dental são indispensáveis.

Durante o procedimento, é possível remover sujeiras mais difíceis e os tártaros. Assim, sua boca fica livre das bactérias que causam o mau cheiro na cavidade bucal.

Previne cáries

A profilaxia dental ajuda a prevenir cáries, especialmente em crianças. Como elas geralmente são mais descuidadas com a escovação e ingerem mais alimentos açucarados, precisam ir regularmente ao dentista.

Essa simples e rápida sessão pode evitar dores e muitos transtornos no futuro. Portanto, fique sempre em dia com as consultas.

Ajuda a identificar problemas precocemente

Além da limpeza dos dentes, a profilaxia dentária inclui uma avaliação detalhada da sua saúde bucal. Ou seja, é um procedimento preventivo que pode evitar problemas mais graves.

Em resumo, seu dentista consegue observar o surgimento de cáries, retração gengival, inflamações e até do câncer de boca. Como é feito a cada 6 meses, o tratamento pode ser iniciado de forma ágil, garantindo uma boa recuperação.

Previne o aparecimento de manchas nos dentes

Você deseja ter um sorriso sem manchas e menos amarelado? Então, precisa fazer as sessões de profilaxia conforme o recomendado. Afinal, o procedimento retira resíduos e pigmentos mais superficiais dos dentes, evitando que eles se tornem mais profundos.

Onde fazer a profilaxia dental?

Depois de todas as informações apresentadas, fica claro que cuidar da saúde bucal é extremamente importante. E o melhor: isso nem sempre é uma tarefa complicada e dolorida.

Ao entender o que é profilaxia dental, você consegue observar que duas visitas por ano ao dentista podem fazer toda a diferença para um sorriso mais bonito e saudável. A questão é: onde fazer esse procedimento?

A Realize Sorrisos é uma clínica odontológica localizada em Ceilândia e presta atendimento em toda a região. Temos uma equipe de dentistas altamente capacitados e preparados para prestar um atendimento personalizado e de qualidade.

Com a missão de proporcionar mais qualidade de vida à população e difundir os cuidados odontológicos, trabalhamos com condições de pagamento diferenciadas e que cabem no seu bolso.Está esperando o que? Não perca mais tempo e agende agora mesmo a sua consulta! Teremos o prazer em atendê-lo e tratar do seu sorriso!

Dra. Denise Fontenelle

Anestesia no dente: guia completo para nunca mais ter medo

Você tem cuidado da sua saúde bucal como deveria? Embora ter um sorriso bonito esteja na lista de desejos de quase todo mundo, muitos brasileiros ainda não sabem o que é profilaxia dental e a sua importância. Se você está incluído neste grupo, não se preocupe! É normal ter dúvidas sobre assuntos relacionados à odontologia. …

Gengivas inflamadas: tudo o que você precisa saber para prevenir

Você tem cuidado da sua saúde bucal como deveria? Embora ter um sorriso bonito esteja na lista de desejos de quase todo mundo, muitos brasileiros ainda não sabem o que é profilaxia dental e a sua importância. Se você está incluído neste grupo, não se preocupe! É normal ter dúvidas sobre assuntos relacionados à odontologia. …