HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Como remover tártaros e restaurar sua saúde bucal

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Odontologia
January 10, 2024
3 min de leitura
Como remover tártaros e restaurar sua saúde bucal

Aprenda como remover tártaros de forma segura e realmente eficiente neste conteúdo repleto de dicas de especialistas!


Como remover tártaros e restaurar sua saúde bucal

Se você chegou até aqui, é provável que esteja incomodado com a aparência dos seus dentes. A boa notícia é que a Realize Sorrisos tem um time de dentistas em Ceilândia pronto para remover tártaros de forma segura e eficiente.

A presença de tártaros compromete não só a estética, mas sua saúde bucal. Por isso, é indispensável entender melhor a raiz do problema e as técnicas para eliminar esse problema.

Neste guia, vamos detalhar como eliminar esses vilões do sorriso perfeito de forma segura e eficiente, além de, é claro, dar dicas para evitar que eles apareçam. Confira!

removendo tartaro

O que é o tártaro?

O tártaro, também conhecido como cálculo dentário, é uma placa bacteriana solidificada que se forma próximo à linha da gengiva. Ele é áspero e poroso e, em alguns casos, pode provocar diversas doenças gengivais.

A nossa cavidade bucal é repleta de bactérias. Todos os dias, elas se juntam às proteínas e restos de alimentos para formar uma película pegajosa: a placa dentária.

Em geral, com uma escovação adequada, é possível remover esses restos e evitar diversas complicações. Porém, se essa placa permanecer nos dentes, se transforma em tártaros.

Como os tártaros prejudicam seus dentes e gengiva?

De forma simples e direta, a presença do tártaro dificulta a escovação e o uso correto do fio dental. Assim, há um maior risco de surgimento de cáries.

Além disso, a formação de uma placa bacteriana acima da linha da gengiva representa um sério problema, visto que podem irritar e danificar o tecido, levando a doenças gengivais e suas diversas complicações, como:

  • Gengivite: forma mais branda e fácil de tratar;
  • Periodontite: formação de bolsas entre a gengiva e o dente, difícil de tratar e que pode até atingir os ossos da face.

Além disso, é importante destacar que algumas pesquisas mostram a relação entre bactérias na boca e problemas cardíacos, visto que elas conseguem chegar à corrente sanguínea.

É possível remover tártaros em casa?

Não é possível remover tártaros em casa de forma segura e eficiente. Embora existam diversos conteúdos na internet com receitas e métodos caseiros, nenhum deles tem comprovação científica.

Muito mais do que isso, alguns desses métodos representam um sério risco à sua saúde bucal e podem até provocar lesões graves nas gengivas , gerando dor e outras complicações. Sendo assim, tenha cuidado e consulte o seu dentista!

  • Não use agulhas ou materiais pontiagudos para tentar remover o tártaro!
  • Não use produtos químicos nos dentes, pois podem danificar o esmalte dentário de forma permanente!

Como remover tártaros?

Depois que o tártaro se forma, somente um dentista poderá removê-lo de forma eficiente e totalmente segura. Por esse motivo, é importante ir ao dentista a cada 6 meses para a profilaxia dentária.

Vale destacar que o profissional tem formação e experiência para lidar com os equipamentos corretos, como raspadores de tártaro. Além disso, o procedimento é rápido e indolor e tem todos os processos para assegurar a proteção do esmalte dentário.

dentista examinar uma paciente do sexo feminino com ferramentas

Como prevenir tártaros? 7 dicas que funcionam de verdade

Sabendo que não há como remover tártaros sozinho e que o problema pode afetar a beleza e saúde do seu sorriso, a melhor alternativa é sempre não deixar que ele se forme, não é mesmo?

Nesse caso, temos algumas dicas que são realmente eficientes. Coloque-as em prática!

1. Escove os dentes regularmente

O primeiro passo para prevenir tártaros é se dedicando à higiene bucal. Escove os dentes, no mínimo, 2 vezes ao dia, durante 2 minutos por vez. Assim, você consegue remover a placa bacteriana.

Outra dica importante: escolha uma escova de cerdas macias e que se adeque ao tamanho da sua boca. Além disso, cuide para escovar todos os dentes, incluindo os de difícil acesso.

2. Use creme dental com flúor

Certifique-se de que o seu creme dental tem flúor. Essa substância trabalha na recuperação do esmalte dentário e também pode ajudar no combate às bactérias que formam o tártaro.

3. Não se esqueça do fio dental

Mesmo escovando os dentes com atenção, é essencial usar o fio dental. Isso porque, ele é o único capaz de remover completamente a placa bacteriana que se acumula entre os dentes.

4. Se possível, use enxaguante bucal

O enxaguante bucal antisséptico é eficiente no combate às bactérias. Portanto, pode te ajudar a manter sua boca livre dos tártaros. Atualmente, é possível encontrar o produto facilmente em farmácias e supermercados.

5. Cuide da sua alimentação

Não custa lembrar que as bactérias da nossa boca adoram alimentos açucarados e ricos em amido. Por isso, é importante manter uma dieta equilibrada, com controle adequado dessas substâncias.

6. Não fume

Por fim, não fume. Em geral, o tabaco e as demais substâncias presentes no cigarro podem ajudar na proliferação do tártaro. Dessa forma, além do aspecto amarelado dos dentes, você pode sofrer com outras complicações.

Realize Sorrisos
Realize Sorrisos

Remova os tártaros com rapidez e segurança!

Aprendeu como remover tártaros de forma eficiente e segura? Como vimos, realizar o procedimento em um consultório odontológico é a única forma de garantir que os vilões do sorriso sejam totalmente eliminados da sua boca.

Sendo assim, não deixe de agendar sua consulta. A Realize Sorrisos está pronta para te atender, com um procedimento rápido, indolor e acessível. Marque a sua consulta aqui!


Compartilhe

Post Anterior
Limpeza de dente: do fio dental à profilaxia dentária
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
Como remover tártaros e restaurar sua saúde bucal
2
O que é o tártaro?
3
É possível remover tártaros em casa?
4
Como remover tártaros?
5
Como prevenir tártaros? 7 dicas que funcionam de verdade
6
Remova os tártaros com rapidez e segurança!

Posts Relacionados

Obturação e restauração: afinal, quais as diferenças?
April 09, 2024
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media