Mau hálito em crianças

Mau hálito em crianças: causas, tratamentos e como prevenir

O mau hálito em crianças é um forte indício que é preciso prestar mais atenção à saúde bucal do seu filho. Mas, calma! Não é preciso se desesperar, pois o problema tem tratamento e pode ser evitado com cuidados simples.

Muitos pais só procuram um dentista quando percebem a necessidade de um aparelho móvel infantil. Porém, as consultas preventivas são importantes e podem evitar uma série de doenças e complicações.

Mas, antes de marcar uma consulta com um dentista em Ceilândia e DF, que tal entender melhor esse problema comum em crianças? Acompanhe!

O que é o mau hálito em crianças?

O mau hálito em crianças, também chamado de halitose, é caracterizado pela presença de mau cheiro na cavidade bucal. Embora desagradável, o problema raramente é percebido pela própria pessoa, exigindo atenção por parte dos tutores.

Vale destacar que o problema é muito comum na infância, exatamente pela falta de maturidade sobre a importância da higiene bucal. Ainda assim, é facilmente evitado com uma rotina de escovação adequada e visitas regulares ao dentista.

Por que as crianças têm mau hálito? Conheça as principais causas!

Ao perceber o mau hálito em crianças, é comum que os pais fiquem preocupados. A verdade é que estamos falando de um sintoma que pode estar relacionado a vários fatores.

Sendo assim, o primeiro passo para atuar na raiz do problema é conhecer suas causas. Preparamos um breve resumo que te ajudará a entender as justificativas para o mau cheiro na boca do seu filho. Confira!

Higiene bucal inadequada

criança escovando os dentes

A causa mais comum para a halitose em crianças é a higienização inadequada da cavidade bucal. Aliás, qual pai nunca precisou insistir para o filho escovar os dentes, não é mesmo?

Vale dizer que, além da frequência ideal, é extremamente importante que a escovação seja feita de forma adequada e contemple todos os dentes. Além disso, o uso do fio dental uma vez ao dia deve fazer parte da rotina das crianças.

Presença de cáries

A cárie dentária é um dos fatores que mais causam mau hálito em crianças. Em resumo, o problema é desencadeado pela ação de bactérias que proliferam na boca e liberam ácidos com forte odor.

Lembrando que uma alimentação muito rica em carboidratos pode ser uma causa para a halitose. Então, é sempre importante evitar alimentos açucarados e, claro, escovar os dentes de forma correta, no mínimo, três vezes ao dia.

Uso de chupetas

O uso de chupetas é mais uma causa recorrente para o mau hálito. Além de gerar deformações na arcada dentária, o hábito contribui para a proliferação de bactérias na cavidade bucal e pode causar até infecções.

O ideal que as chupetas sejam retiradas antes dos dois anos de idade e que a criança já comece a ser inserida em uma rotina saudável de cuidados com a boca e os dentes.

Fome e desidratação

Você sabia que a fome e a desidratação causam o mau hálito em crianças? Isso mesmo! Como a saliva ajuda a lubrificar e a eliminar as bactérias da boca, a baixa produção pode desencadear o problema.

Para evitar que isso aconteça, assegure que seu filho tome água ao longo do dia e se alimente de forma regular, evitando longos períodos de jejum. Lembrando que uma alimentação balanceada é essencial para sua saúde física e bucal.

Problemas estomacais

problema estomacal em criança

O mau hálito também pode ter relação com problemas estomacais. Em geral, a insuficiência renal, alterações no fígado e até o câncer de boca costumam ter a halitose como sintoma.

Obviamente, é preciso ter cautela e procurar a ajuda de um médico antes de qualquer conclusão. Isso porque, na maioria dos casos, estamos falando de causas mais simples de serem superadas.

Problemas respiratórios

Doenças e problemas relacionados ao aparelho respiratório podem gerar o mau hálito. É o caso da sinusite, que causa o acúmulo de secreção nas cavidades da face e favorece a proliferação de bactérias na região.

Essa situação exige um diagnóstico de um especialista. Por isso, durante as consultas periódicas com o dentista, ele pode identificar alguma situação especial e encaminhar o paciente para um acompanhamento médico.

Infecções de garganta e na boca

Além de todas as causas apresentadas, é válido lembrar que infecções na garganta e na boca podem desencadear mau hálito em crianças. Daí a importância de observar com atenção alterações e sintomas complementares, como febre e queixa de dores na região.

Como prevenir a halitose em crianças?

Sem dúvidas, a melhor estratégia para prevenir o surgimento de mau hálito em crianças é a higiene oral de qualidade. Para isso, é muito importante que um adulto estimule e supervisione a escovação, ensinando as técnicas adequadas.

Muita atenção com a quantidade de creme dental utilizada! Os produtos infantis costumam ter sabor e isso pode estimular o uso acima do necessário. A quantidade correta equivale a um grão de arroz até os 3 anos de idade.

Lembre-se de ensinar a escovar a língua, pois é um local de fácil acúmulo de bactérias que causam odores desagradáveis. Do mesmo modo, o uso do fio dental é imprescindível para uma limpeza completa.

Por fim, leve a criança para consultas periódicas com o dentista. Essa rotina de prevenção deve se iniciar com o nascimento dos primeiros dentes e deve se repetir a cada 6 meses.

Durante as consultas, o profissional avalia toda a cavidade bucal e faz uma limpeza mais detalhada e aplica flúor. Assim, você assegura a melhor saúde bucal para o seu filho.

Saúde bucal infantil é com a Realize Sorrisos!

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre mau hálito em crianças? Como é possível perceber, o problema tem várias causas, por isso é essencial buscar ajuda de um profissional assim que notar qualquer odor desagradável.

A Realize Sorrisos tem dentistas especializados no atendimento infantil e conta com toda a infraestrutura necessária para prestar um atendimento personalizado e com todo o carinho e atenção que seu filho merece.Não perca mais tempo e agende agora mesmo um atendimento!

Dra. Denise Fontenelle

Odontologia infantil: como funciona e quais os principais tratamentos?

O mau hálito em crianças é um forte indício que é preciso prestar mais atenção à saúde bucal do seu filho. Mas, calma! Não é preciso se desesperar, pois o problema tem tratamento e pode ser evitado com cuidados simples. Muitos pais só procuram um dentista quando percebem a necessidade de um aparelho móvel infantil. …

Anestesia no dente: guia completo para nunca mais ter medo

O mau hálito em crianças é um forte indício que é preciso prestar mais atenção à saúde bucal do seu filho. Mas, calma! Não é preciso se desesperar, pois o problema tem tratamento e pode ser evitado com cuidados simples. Muitos pais só procuram um dentista quando percebem a necessidade de um aparelho móvel infantil. …