odontologia infantil

Odontologia infantil: como funciona e quais os principais tratamentos?

A odontologia infantil é uma especialidade responsável por diversos tratamentos, garantindo a saúde bucal dos pequenos. Mas você sabe como realmente funciona e quais os principais tratamentos realizados?

De consultas de rotinas à colocação de aparelho móvel infantil, são muitas as responsabilidades do dentista especialista em atendimento às crianças. Afinal, toda a abordagem deve ser personalizada e adequada à idade dos pacientes.

Por isso, antes de marcar sua consulta com um dentista em Ceilândia, leia o post até o final e veja como a odontopediatria é importante para o seu filho!

Quando levar a criança ao dentista pela primeira vez?

criança sentada na cadeira do dentista

Os cuidados odontológicos devem iniciar assim que o primeiro dente nasce. Muitos pais ainda desconhecem essa informação e retardam a visita ao dentista. Mas esse acompanhamento pode evitar muitos problemas futuros.

Mais do que isso, as consultas de rotina com o especialista estimulam bons hábitos de saúde bucal na criança. Então, é sempre válido encontrar um profissional de confiança e com competência para esse tipo de atendimento.

Vale destacar que, por estar em plano desenvolvimento, é fundamental cumprir com o calendário de 2 consultas ao ano. Assim, é possível fazer uma avaliação completa e realizar as intervenções necessárias no momento certo.

Qual a importância da odontologia infantil?

Quanto mais cedo começamos a cuidar dos nossos dentes, menores são os riscos de desenvolvermos doenças bucais. A verdade é que bons hábitos são essenciais em qualquer idade, mas não é exagero afirmar que, na infância, eles são ainda mais importantes.

Em geral, é nessa fase que a criança está aprendendo tudo que levará para a vida. Então, podemos ajudá-la a construir uma relação positiva com o dentista e com os cuidados com a boca.

No passado, as crianças iam ao dentista apenas quando se queixavam de uma dor de dente e um problema já era evidente. Não existia prevenção e, em muitos casos, era preciso recorrer a tratamentos mais invasivos que poderiam ter sido evitados.

Assim sendo, levar a criança ao dentista regularmente fará com que ela se transforme em um adolescente e em um adulto mais consciente de sua saúde bucal. Este é o melhor caminho para uma vida com menos problemas bucais, como cáries, gengivite e dentes encavalados e tortos.

Quais os procedimentos e tratamentos odontológicos mais realizados na infância?

criança sorrindo e sentada na cadeira do dentista

Conhecer os tratamentos odontológicos realizados em crianças é importante para que os pais e cuidadores entendam a relevância das idas ao dentista. Como dissemos, essa conscientização parte dos responsáveis e fará toda a diferença no futuro do seu filho. Confira!

Aplicação de flúor

A aplicação de flúor é um procedimento simples e rápido, mas indispensável no acompanhamento infantil. Lembrando que o procedimento realizado no consultório não é substituído pela escovação regular com creme dental em casa.

O flúor atua como uma proteção ao dente, evitando cáries — um dos problemas mais comuns na infância. Não há qualquer desconforto durante a consulta, que pode ser um momento para demonstrar que não há porque ter medo do dentista.

Limpeza profissional

Durante a infância, a ingestão de balas, chocolates e alimentos açucarados é constante. O problema é que a higienização bucal nem sempre é a mais adequada, o que torna a limpeza profissional essencial.

Além de garantir uma dieta saudável aos pequenos, é importante que os pais os orientam sobre a maneira correta de escovar os dentes e, claro, levá-los ao dentista a cada 6 meses para um procedimento mais completo — que também não é dolorido.

Aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico pode ser indicado para pacientes de diversas idades, mas muitos dentistas afirmam sobre sua importância na infância. Isso porque, é nessa etapa que a arcada está se desenvolvendo e intervenções preventivas podem ser realizadas.

Os dentes das crianças são movimentados com mais facilidade, o que favorece o sucesso dos tratamentos. Em resumo, estamos falando de resultados mais rápidos e capazes de evitar diversos problemas de mastigação, erupção errada e dores na face, por exemplo.

Restauração

Outro procedimento muito comum nos consultórios são as restaurações infantis. As causas são diversas, mas as mais recorrentes são cáries e acidentes que atingem a boca e causam danos aos dentes.

A restauração pode ser total ou parcial e a criança não sente dor. Além disso, os materiais utilizados estão cada vez mais modernos e duráveis, garantindo um resultado muito natural e imperceptível.

Extração de “dentes de leite”

Os “dentes de leite”, chamados de dentes decíduos, formam a primeira arcada dentária de um adulto. Em geral, eles caem sozinhos, sem qualquer intervenção profissional, mas existem casos em que um dentista precisa atuar.

Assim, após avaliação do profissional, ele pode perceber que os dentes permanentes estão sendo impedidos de tomar seu lugar, o que pode provocar um desalinhamento no futuro. Nesses casos, a extração é a melhor saída.

Como escolher um dentista infantil?

sorriso de uma criança

Depois de tudo o que você leu, pode estar se perguntando: como faço para escolher um dentista infantil? De fato, essa é uma decisão importante e que merece muita atenção, pois é quem cuidará da saúde bucal do seu filho.

O ideal é que o profissional tenha experiência e conhecimento para lidar com esse tipo de público. Afinal, crianças exigem uma abordagem mais paciente e cuidadosa, a fim de evitar traumas.

Sendo assim, dê uma olhada no currículo do dentista escolhido e, claro, na clínica onde ele atende. Além disso, converse com a criança antes da primeira consulta, deixando-o mais tranquilo para o momento.

Marque sua consulta na Realize Sorrisos!

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre odontologia infantil? O assunto, embora muito importante, ainda não merece a atenção necessária. Por isso, é muito importante que os pais e cuidadores se informem mais sobre o tema e estimulem os bons hábitos bucais de seus filhos.

Lembre-se de que cuidados preventivos são a base para uma vida adulta sem complicações e um sorriso mais bonito e alinhado. Quanto mais cedo você começar, melhores serão os resultados conquistados.

A Realize Sorrisos é uma clínica odontológica de Ceilândia e DF e pode te dar todo o apoio nessa fase importante da vida de suas crianças. Temos dentistas altamente qualificados e prontos para prestar um atendimento de qualidade e personalizado.Sendo assim, marque sua consulta agora mesmo!

Dra. Denise Fontenelle

Dentes amarelados: como clarear e conquistar o sorriso perfeito?

A odontologia infantil é uma especialidade responsável por diversos tratamentos, garantindo a saúde bucal dos pequenos. Mas você sabe como realmente funciona e quais os principais tratamentos realizados? De consultas de rotinas à colocação de aparelho móvel infantil, são muitas as responsabilidades do dentista especialista em atendimento às crianças. Afinal, toda a abordagem deve ser …

Mau hálito em crianças: causas, tratamentos e como prevenir

A odontologia infantil é uma especialidade responsável por diversos tratamentos, garantindo a saúde bucal dos pequenos. Mas você sabe como realmente funciona e quais os principais tratamentos realizados? De consultas de rotinas à colocação de aparelho móvel infantil, são muitas as responsabilidades do dentista especialista em atendimento às crianças. Afinal, toda a abordagem deve ser …