exames odontológicos

Exames odontológicos: conheça os aliados da sua saúde bucal

Quando foi a sua última visita ao dentista? Se você sequer se lembra, precisa repensar seus hábitos. Isso porque, a realização de exames odontológicos é essencial para manter seus dentes e gengivas saudáveis.

Atualmente, é muito mais fácil encontrar um bom dentista em Ceilândia e com preço acessível. Portanto, não há motivo para adiar tanto sua consulta de rotina.

Neste post, você aprende um pouco mais sobre os procedimentos realizados e entende a importância de ser mais disciplinado com as consultas odontológicas. Afinal, um dos objetivos do nosso blog é garantir que você tenha um sorriso bonito e saudável. Acompanhe!

O que é um exame odontológico?

O exame odontológico é um procedimento utilizado por dentistas para identificar doenças e definir qual o melhor tratamento para cada paciente. Portanto, eles podem ser realizados em consultas de rotina, de forma preventiva, ou diante de algum problema bucal.

É interessante destacar que a tecnologia evoluiu bastante nos últimos anos. Com isso, os exames estão se tornando cada vez mais sofisticados e aprofundados, sendo grandes aliados do sorriso perfeito.

Quais são os principais exames odontológicos?

radiografia oclusal

Você já deve saber que algumas doenças bucais são silenciosas. Elas demoram a apresentar sintomas e isso pode retardar o início do tratamento. Por isso, é tão importante ir ao dentista, ao menos, 2 vezes por ano.

Durante essas consultas, ele faz perguntas importantes, verifica a saúde dos dentes e gengivas e ainda realiza uma limpeza profissional, retirando o tártaro e bactérias da boca. 

Nesse momento, além do exame a olho nu, ele pode solicitar diversos exames, como:

  • radiografia periapical — permite a visualização detalhada de um ou mais dentes;
  • radiografia panorâmica — fornece uma visão geral dos dentes, gengivas e mandíbulas;
  • radiografia oclusal — facilita a visualização do assoalho bucal, identificando a presença dos dentes sisos, por exemplo;
  • radiografia interproximal — ajuda a verificar o alinhando das arcadas dentárias;
  • teste de fluxo salivar — avalia a quantidade de saliva produzida pela boca;
  • teste de acidez salivar — verifica a acidez da saliva.

Qual a finalidade desses exames?

O tópico anterior trouxe uma lista com os principais exames odontológicos. Porém, não basta apresentá-los! É essencial que você entenda o porquê de eles serem realizados.

Afinal, qual a finalidade desses procedimentos e por que eles são tão importantes? Continue a leitura e saiba mais!

Verificar a saúde geral da sua boca

Se faz muito tempo que você não vai ao dentista, é normal que o profissional queira fazer uma avaliação mais detalhada da sua boca. Por isso, além de perguntas sobre seu histórico, uso de medicamentos e doenças bucais anteriores, ele pode solicitar alguns dos exames mencionados.

Porém, não se preocupe! Além de simples e rápidos, a maioria deles é feita no próprio consultório e no momento da consulta.

Facilitar a identificação de cáries 

dentista examinando a boca de paciente

Durante uma consulta com o dentista, ele utilizará uma pequena sonda de metal com um espelho angulado. Ela o ajudará a ver atrás e entre os dentes e verificar se existem sinais de alerta de cáries.

Há casos que isso pode ser confirmado a olho nu. Porém, em situações mais complexas, uma radiografia ajuda a fechar o diagnóstico e definir o melhor tratamento.

Diagnosticar precocemente o câncer de boca e o câncer de garganta

Em geral, o câncer de boca e o câncer de garganta são silenciosos em seus estágios iniciais. Por isso, é muito difícil que alguém o identifique sozinho, sem o auxílio de um dentista ou de exames odontológicos.

Durante consultas periódicas, ele fica atento a sinais, como lesões ou úlceras na boca, sangramentos sem motivo aparente e glândulas salivares bloqueadas.

Apesar de ser uma doença grave, a taxa de sobrevivência desse tipo de câncer é alta para os casos que são identificados de forma precoce.

Diagnosticar a diabetes

Você sabia que uma infecção na gengiva, perda de dentes e o mau hálito podem ser indícios de diabetes? Poucas pessoas conhecem essa relação, mas o seu dentista pode ajudar a fechar o diagnóstico com a ajuda dos exames citados anteriormente.

Em geral, os diabéticos estão mais expostos a problemas gengivais, visto que seu organismo tem uma capacidade reduzida de combater as bactérias, incluindo as da boca. Além disso, a falta de insulina no corpo pode alterar o hálito do paciente. 

É seguro fazer um raio x no dentista?  

homem fazendo raio x odontológico

Seu dentista informou que será necessário fazer um raio x da sua boca e você ficou com medo? Não há com o que se preocupar!

Esse exame é de extrema importância para os dentistas, ajudando-os a identificar problemas que não estão visíveis a olho nu. Graças aos avanços tecnológicos, a realização desse exame odontológico está mais segura do que nunca.

Em muitos consultórios, os profissionais já utilizam os raios X digitais. Eles substituem as versões antigas e emitem cerca de 90% a menos de radiação.

Isso significa que o profissional terá em mãos informações importantes para o seu diagnóstico e que você não corre qualquer risco. Os benefícios são reais e a tecnologia trabalha para que o procedimento seja cada vez mais rápido, preciso e seguro.

Agende sua consulta na Realize Sorrisos!

O que você achou deste post? Ele foi útil para você? Nossa intenção era apresentar os principais exames odontológicos e destacar como eles são importantes para o diagnóstico e tratamento de doenças bucais.

Se você chegou até aqui, é porque se preocupa com sua saúde e valoriza um sorriso bonito. A Realize Sorrisos também dá muito valor a isso e prioriza sempre os cuidados preventivos e minimamente invasivos.Temos uma equipe de profissionais qualificados em quem você pode confiar. Além disso, contamos com uma infraestrutura de qualidade, preços acessíveis e um atendimento personalizado e humanizado. Portanto, não perca mais tempo e agende agora mesmo a sua consulta de rotina!

Dra. Denise Fontenelle

Os 7 segredos de quem tem um sorriso saudável

Quando foi a sua última visita ao dentista? Se você sequer se lembra, precisa repensar seus hábitos. Isso porque, a realização de exames odontológicos é essencial para manter seus dentes e gengivas saudáveis. Atualmente, é muito mais fácil encontrar um bom dentista em Ceilândia e com preço acessível. Portanto, não há motivo para adiar tanto …

Radiografia do dente: o que é, tipos e quanto custa?

Quando foi a sua última visita ao dentista? Se você sequer se lembra, precisa repensar seus hábitos. Isso porque, a realização de exames odontológicos é essencial para manter seus dentes e gengivas saudáveis. Atualmente, é muito mais fácil encontrar um bom dentista em Ceilândia e com preço acessível. Portanto, não há motivo para adiar tanto …