gengivas inflamadas

Gengivas inflamadas: tudo o que você precisa saber para prevenir

Quando falamos em saúde bucal, é normal pensarmos na cárie, no aparelho móvel infantil e até em mau hálito. Mas você sabia que muitas pessoas sofrem com gengivas inflamadas?

A maioria dos pacientes só pensa no assunto quando começa a sentir os incômodos de uma gengivite ou periodontite. Exatamente por isso, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber para prevenir esta doença.

Não deixe de conferir nossas dicas e informações e marcar uma consulta com um dentista em Ceilândia!

Neste post, você verá:

  • O que pode ser uma gengiva inflamada?
  • O que causa gengivas inflamadas?
  • Como evitar que suas gengivas fiquem inflamadas?
  • Qual o tratamento para gengivas inflamadas?

O que pode ser uma gengiva inflamada?

As gengivas inflamadas são um problema bucal comum, caracterizado pela vermelhidão, inchaço, dor, mau hálito, retração gengival e até sangramento no local. Em geral, elas podem indicar dois quadros distintos:

1.      Gengivite: inflamação mais leve, que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. O sintoma mais comum é o sangramento na escovação e uso do fio dental. Apesar de não ser grave, deve ser tratado para evitar a progressão.

2.      Periodontite: agravamento da gengivite. Nesse caso, o paciente sofre com dores e os dentes podem até cair. Isso porque, há um dano ao tecido e, consequentemente, a perda da estabilidade e sustentação para a arcada dentária.

É importante destacar que estes sinais são um grande indicativo de doença gengival. Porém, há outras situações que podem causar problemas na gengiva e somente um dentista poderá dar o diagnóstico correto.

Seja qual for a causa, é importante iniciar o tratamento para diminuir os sintomas e voltar a dar um sorriso saudável.

O que causa gengivas inflamadas?

escovação inadequada

Quem sofre com gengivas inflamadas sabe bem o quanto o problema pode gerar desconforto e até constrangimento. Então, o primeiro passo é entender o que pode estar desencadeando este quadro para agir da forma adequada.

Em resumo, podemos listar diversas causas para a inflamação nas gengivas, com destaque para:

  • Escovação inadequada;
  • Uso incorreto do fio dental;
  • Uso de tabaco;
  • Consumo excessivo de bebida alcoólica;
  • Alimentação com excesso de açúcar;
  • Quimioterapia;
  • Alterações hormonais;
  • Apertamento (Bruxismo).

Gengivas inflamadas: como evitar este problema?

Você sabia que 99% dos brasileiros sofrem com problemas na gengiva? O número chama a atenção e revela o quanto precisamos prestar mais atenção à nossa saúde bucal. Mais do que isso, é fundamental investir em prevenção.

Diante disso, selecionamos algumas dicas para evitar que suas gengivas fiquem inflamadas. Confira!

Escove os dentes corretamente e com frequência

Você sabe escovar os dentes? Adultos podem até responder que sabem, mas a verdade é que muitas pessoas empregam muita força na escovação.

Por isso, certifique-se de que você conhece a técnica certa. Se estiver com dúvidas, converse com o dentista em sua próxima consulta periódica.

Passe o fio dental todos os dias

Passar o fio dental uma vez ao dia é suficiente para evitar uma série de problemas bucais. E o melhor: não gasta nem 3 minutos do seu dia!

O hábito é importante para assegurar que não ficou nenhum resíduo de alimento entre os dentes e na gengiva. Isso evita a proliferação de bactérias e melhora sua saúde bucal.

Insira o antisséptico bucal em sua rotina

O antisséptico bucal é um produto bastante popular no mercado, presente em todas as farmácias e supermercados. É interessante inseri-lo em sua rotina de higiene bucal uma vez ao dia para exterminar bactérias que causam inflamação na gengiva.

Beba mais água

Outra prática simples, mas muito eficaz é aumentar a ingestão de água. O motivo é simples: a hidratação contínua ajuda a “lavar” a cavidade bucal, evitando que as bactérias se proliferem e causem doenças gengivais.

Visite o dentista regularmente

Todas as pessoas devem visitar o dentista a cada 6 meses. Essa consulta periódica é extremamente importante para a identificação precoce de doenças dentárias e, claro, da inflamação nas gengivas.

Tenha uma vida e dieta saudável

comida saudável

Ter uma vida mais saudável e uma dieta balanceada ajudam a prevenir as gengivas inflamadas. Em primeiro lugar, o estresse aumenta o nível de cortisol no organismo e pode provocar inflamações.

Além disso, uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas mantém seu organismo saudável e melhor seu sistema imunológico.

Qual o tratamento para gengivas inflamadas?

Todas as dicas citadas ajudam a tratar a inflamação nas gengivas. Mas, além desses bons hábitos, é importante procurar um dentista assim que você perceber os primeiros sinais.

Sangramento na gengiva não é normal! Se isso acontece com frequência, marque uma consulta o quanto antes.

Em geral, as pessoas sofrem durante anos com inflamações mais leves que vão progredindo ao longo do tempo. Infelizmente, só buscam tratamento quando o quadro se agravou e se transformou em uma doença periodontal.

A intervenção varia de acordo com as necessidades de cada paciente, mas costuma incluir o tratamento periodontal com raspagens subgengivais.

Conte com a Realize Sorrisos para um sorriso bonito e saudável!

A Realize Sorrisos é uma clínica odontológica de Ceilândia, no Distrito Federal. Com a missão de levar atendimento odontológico de qualidade e acessível à população, ela conta com uma infraestrutura de ponta e profissionais qualificados.Se você sofre com gengivas inflamadas ou percebeu algum dos sintomas listados, não deixe de agendar uma consulta. Nossa equipe está pronta para atendê-lo com responsabilidade e eficiência. Marque já a sua próxima visita!

Dra. Denise Fontenelle

Saiba o que é profilaxia dental, seus benefícios e muito mais!

Quando falamos em saúde bucal, é normal pensarmos na cárie, no aparelho móvel infantil e até em mau hálito. Mas você sabia que muitas pessoas sofrem com gengivas inflamadas? A maioria dos pacientes só pensa no assunto quando começa a sentir os incômodos de uma gengivite ou periodontite. Exatamente por isso, preparamos este conteúdo com …

Hipersalivação: tudo o que você precisa saber sobre o excesso de saliva

Quando falamos em saúde bucal, é normal pensarmos na cárie, no aparelho móvel infantil e até em mau hálito. Mas você sabia que muitas pessoas sofrem com gengivas inflamadas? A maioria dos pacientes só pensa no assunto quando começa a sentir os incômodos de uma gengivite ou periodontite. Exatamente por isso, preparamos este conteúdo com …