HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Lentes e Facetas: entenda as diferenças e conquiste o sorriso perfeito!

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Estética
May 05, 2023
4 min de leitura
Lentes e Facetas: entenda as diferenças e conquiste o sorriso perfeito!

Lentes e Facetas: entenda as diferenças e conquiste o sorriso perfeito!

Se você sonha com sorriso branco e bonito já deve ter ouvido falar nas lentes e facetas. Esses procedimentos são a prova de como a tecnologia está evoluindo e pode contribuir para um sorriso perfeito.

Acontece que muitos pacientes procuram por dentista em Ceilândia em busca do tratamento ideal, mas têm dúvidas sobre o assunto. Aqui, na Realize Sorrisos, temos profissionais capacitados para te ajudar a escolher a melhor opção e conquistar dentes alinhados e bonitos com segurança.

Exatamente por isso, preparamos esse artigo para apresentar as diferenças entre as duas alternativas mais populares e eficientes na melhoria da aparência dos dentes. Acompanhe!

As diferenças entre lentes e facetas

Na hora de buscar um sorriso alinhado e bonito, as lentes e facetas são os procedimentos odontológicos estéticos mais procurados. Mas você sabe diferenciá-los?

Ambas ajudam a melhorar a estética dos dentes, porém o resultado pode ser diferente. Entenda o porquê!

Espessura

As lentes de contato dental são muito mais finas do que as facetas de porcelana. Isso porque, elas medem de 0,2 a 0,5 mm de espessura , enquanto as facetas podem chegar a 1,0 mm de espessura.

Essa alteração pode influenciar na naturalidade e durabilidade do sorriso. Afinal, a intenção desse tipo de tratamento é conquistar dentes esteticamente perfeitos.

Desgaste dentário

Por serem mais finas, as lentes de contato exigem pouco ou nenhum desgaste da superfície dentária. Já as facetas podem demandar essa alteração em uma proporção maior.

De todo modo, é válido mencionar que os dois métodos são seguros. Escolha um dentista experiente e qualificado para evitar desgastes acima do necessário e resultados duradouros e saudáveis.

dental lente contato

Lentes e facetas: qual tratamento é o ideal para você?

Agora que você entendeu as diferenças existentes entre lentas e facetas, precisamos chamar a atenção para o fato de que a escolha do tratamento ideal depende de vários aspectos.

Em primeiro lugar, as lentes são ultrafinas e mais indicadas para pequenas correções, como espaço entre os dentes (diastema) e ajustes na tonalidade dos dentes, tornando o sorriso mais branco.

Porém, se seus dentes estão muito manchados e escurecidos, essa técnica pode não ser eficiente. Isso porque, as lentes são quase transparentes e podem não camuflar totalmente os defeitos da arcada dentária.

Assim sendo, pacientes que precisam de correções mais complexas devem avaliar a colocação das facetas. Elas são mais eficientes no caso de dentes encavalados e tortos, por exemplo.

Existe contraindicações para esses procedimentos?

Nos últimos anos, a procura por tratamentos estéticos na odontologia cresceu bastante. Isso é um reflexo positivo da popularização do atendimento odontológico e contribui para uma melhor saúde bucal e autoestima.

As lentes e facetas são procedimentos seguros e praticamente sem contraindicações. Porém, existem alguns fatores que merecem destaque.

Além das limitações das lentes para casos mais complexos, o dentista fará uma avaliação dentária para descartar problemas, como cáries, necessidade de canal e implante dentário.

Em resumo, quando a arcada está comprometida por cáries e muitas restaurações, o mais indicado é recorrer à coroa de porcelana — que envolve todo o dente. No caso de cáries simples, após o tratamento adequado, é possível prosseguir com a colocação das lentes ou facetas.

Além disso, os dois tratamentos não são boas alternativas para tratar crianças e adolescentes. Afinal, é preciso garantir que todos os dentes de leite já caíram e trabalhar com a arcada dentária definitiva.

Como as lentes e facetas são colocadas?

Está pensando em colocar lentes ou facetas? Para ter um sorriso perfeito, você precisará passar por alguns procedimentos. Todas as etapas a seguir são fundamentais para a qualidade, segurança e naturalidade do resultado. Veja!

Avaliação da saúde bucal

A primeira etapa do tratamento envolve a avaliação da sua saúde bucal. Ou seja, o dentista verificará se sua arcada dentária e gengivas apresentam algum problema que precise de tratamento.

Feito isso, o profissional pode começar a avaliar o formato dos seus dentes e demais detalhes da arcada para escolher o método ideal. Assim, ele pode precisar de fotografias, moldes e até radiografias.

Profilaxia dentária

Na segunda fase, será preciso realizar uma profilaxia dentária, ou seja, uma limpeza profissional nos dentes.

Essa etapa é importante para a durabilidade e o alcance do resultado desejado. Normalmente, quando tudo está certo, o dentista apresenta o planejamento da técnica e alinha as expectativas com o paciente.

Realização do procedimento

Finalmente, podemos iniciar a colocação das lentes e facetas. Aqui, o procedimento varia conforme o modelo escolhido, mas sempre deve ser conduzido por um profissional capacitado.

No caso da faceta de porcelana, será necessário realizar o desgaste dos dentes para colocar o material provisório. Já na lente de contato, isso nem sempre é necessário e o paciente pode até conferir uma simulação do resultado com resina.

Qual a durabilidade dos procedimentos?

Afinal, quanto tempo dura os procedimentos? Essa é uma dúvida comum das pessoas que pensam em se submeter a esse tipo de tratamento e a resposta é bem animadora.

Em geral, as duas técnicas contam uma durabilidade semelhante: de 10 a 15 anos. Porém, é importante ressaltar que isso depende muito dos cuidados do paciente com sua higiene bucal, que não pode se descuidar da escovação e do uso do fio dental.

Além disso, é extremamente importante ir ao dentista a cada 6 meses para acompanhamento e manutenções. Fazendo isso, você pode aumentar a vida útil do seu sorriso por até 20 anos.

Tenha um sorriso perfeito com a Realize Sorrisos!

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre lentes e facetas? Sem dúvidas, esses dois tratamentos são eficientes para a conquista de um sorriso perfeito. Aliás, o número de pessoas que recorrem a eles é cada vez maior.

Seja qual for o tratamento ideal, é importante que você confie em quem entende do assunto. A escolha de um profissional sem qualificação e experiência pode custar caro e gerar muitos transtornos — não só estéticos, mas à sua saúde bucal.

Por isso, conte com a Realize Sorrisos. Nossa clínica está localizada em Ceilândia e conta com toda a infraestrutura, qualidade e segurança para melhor atendê-lo. Agende agora mesmo sua consulta!


Compartilhe

Post Anterior
4 doenças da gengiva que merecem sua atenção
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Posts Relacionados

Dentes amarelados: como clarear e conquistar o sorriso perfeito?
June 22, 2022
4 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media