Dentes incisivos

Dentes incisivos: o que são e quais as suas importâncias?

Você sabe o que são dentes incisivos? E quais funções eles desempenham? Conhecer nossa arcada dentária é importante, mas nem todo mundo tem informações sobre o assunto. É por isso que o nosso blog se esforça para trazer conteúdos relevantes.

A verdade é que boa parte dos pacientes que buscam por dentista em Ceilândia sabem pouco sobre suas cavidades bucais. Porém, estudar o assunto pode te ajudar a evitar problemas e conquistar um sorriso bonito e saudável

Se é isso que você deseja, não deixe de conferir este post até o final!

O que são dentes incisivos?

o que são dentes incisivos?

Os dentes incisivos são aqueles que visualizamos logo quando alguém abre a boca. Isso porque, eles estão posicionados bem no centro das arcadas dentárias inferior e superior.

Já viu um bebê com os seus primeiros dentinhos? Geralmente, os primeiros a nascerem são os incisivos!

Vale a pena destacar que todos nós temos 8 dentes incisivos: 4 na parte de cima e 4 na parte de baixo da boca. Além disso, eles podem ser classificados como centrais e laterais, conforme sua localização.

Qual a função dos dentes incisivos?

Identificar quais são os dentes incisivos não é uma tarefa complexa. Mas você sabe para que eles servem? Apesar de não pararmos para pensar sobre o assunto, esses 8 dentes têm funções importantes. Confira!

Primeiro ato da mastigação

Os dentes incisivos entram em ação assim que colocamos um alimento na boca. Eles são os grandes responsáveis pelo primeiro ato da mastigação: cortar os alimentos.

Vamos fazer um exercício? Imagine que você perca esses dentes em razão de algum problema bucal. Agora, pense como seria difícil comer algo sem eles. Certamente, teria muitas dificuldades, não é mesmo?

Sustentação dos lábios 

Outra função extremamente importante dos dentes incisivos é a sustentação dos lábios. Afinal, eles estão localizados bem no centro da boca e garantem que a pele e a musculatura do rosto estejam no devido lugar.

Perdê-los deixaria seus lábios sem apoio e afetaria o formato do seu rosto. Daí a importância de cuidarmos bem deles e dos demais.

Estética do sorriso X Dentes Incisivos

Estética do sorriso X Dentes Incisivos

Essa não é bem uma função em si, mas é importante destacarmos o quanto os dentes incisivos impactam a estética do nosso sorriso. Afinal, eles são o cartão-postal da nossa boca — as grandes estrelas de um sorriso bonito e saudável.

Por isso, quando eles estão amarelados, com falhas, manchas, trincas ou tártaros, muitas pessoas têm sua autoestima abalada. Aliás, não é raro recebermos pacientes que relatam sentir vergonha de sorrir.

Quais os principais problemas bucais atingem os dentes incisivos? 

Durante muitos anos, o cuidado com os dentes não era uma prioridade na vida das pessoas. Seja por falta de informação ou por condições financeiras, a perda de dentes era algo comum e socialmente aceitável.

Essa falta de cuidados básicos com a saúde bucal é um perigo para os dentes, inclusive para os incisivos. Veja, a seguir, os principais problemas encontrados!

Cáries

cáries

As cáries não são um problema apenas da infância. Na verdade, elas podem surgir em pacientes de qualquer idade, causando sérios estragos.

Em resumo, estamos falando de danos à estrutura do dente causados pela ação de bactérias existentes em nossa boca. Com o passar do tempo, elas se multiplicam e atingem as camadas mais profundas dos dentes. 

Os sintomas podem incluir dor e desconforto no local, já que os pequenos buraquinhos que se formam tendem a acumular alimentos.

Gengivite

A gengivite é uma doença com grande incidência nos incisivos. Essa inflamação da gengiva tem diversas causas, com destaque para a higienização bucal inadequada.

Se você está percebendo suas gengivas avermelhadas e inchadas, é importante procurar um dentista. Isso porque, os sintomas progridem e podem chegar a sangramentos e mau hálito.

Tártaros

Os tártaros são placas bacterianas que se fixam na superfície dentária. Ele é fácil de ser identificado pelo próprio paciente, sendo caracterizado pela presença de manchas amareladas na base do dente, bem próximas à gengiva.

Entre os sintomas mais comuns podemos destacar inchaço, vermelhidão e sangramentos de gengiva, mau hálito e retração gengival.

Como garantir dentes incisivos sempre saudáveis?

Ficou claro que precisamos cuidar bem dos nossos dentes incisivos, não é mesmo? Eles não só garantem um sorriso bonito, como têm grande importância na nossa mastigação e sustentação labial.

Diante disso, é fundamental adotar alguns hábitos que garantem que se mantenham saudáveis, livre de manchas, cáries, tártaros e outros problemas. Acompanhe!

Escove os dentes após cada refeição

O grande segredo para uma boa saúde bucal é a escovação. Por isso, nossa primeira dica não poderia ser outra!

Escove os dentes após cada uma das refeições principais: café da manhã, almoço e jantar. Obviamente, essa é uma indicação geral e nada impede que você higienize a boca depois de comer alimentos com muito açúcar e pigmento, como chocolate e açaí.

Fique atento à maneira certa de escovar os dentes

Além da frequência, é preciso saber como escovar os dentes. Pode parecer simples, mas muitas pessoas fazem isso errado!

O ponto central está na técnica e não na força. Os movimentos sempre devem ser da gengiva para fora e circulares, garantindo que todos os dentes sejam escovados. Ao final, o uso do fio dental é indispensável.

Vá ao dentista regularmente

Nem todo mundo tem esse hábito, mas a ida regular ao dentista pode evitar inúmeros problemas bucais. Isso porque, o profissional está preparado para identificar doenças em fase inicial e indicar os tratamentos mais adequados.

Como todos sabem, a prevenção é o melhor remédio. Quem deseja ter um sorriso bonito e saudável precisa incluir em sua agenda, ao menos, 1 consulta a cada seis meses para realizar limpeza e outros procedimentos que sejam necessários.

Cuidado com receitas caseiras para clareamento dental

Por fim, um alerta: não acredite em tudo o que você lê na internet! Quando o assunto é saúde bucal, é preciso ter muito cuidado com receitas caseiras, pois muitas delas acabam gerando danos aos seus dentes.

Isso é muito comum no caso do clareamento dental, em que há receitas com uso de bicarbonato de sódio e até carvão. Além de gerar manchas, esses produtos afetam o esmalte dos dentes e podem desencadear problemas mais sérios.

Dentes saudáveis é com a Realize Sorrisos!

Agora que você já sabe como os dentes incisivos são importantes e aprendeu a cuidar bem deles, basta colocar em prática as dicas apresentadas. Lembrando que, para ter um sorriso bonito e saudável, você pode contar com a Realize Sorrisos. Entre em contato e agende sua consulta com um de nossos especialistas!

Dra. Denise Fontenelle

As principais dúvidas sobre o aparelho convencional

Você sabe o que são dentes incisivos? E quais funções eles desempenham? Conhecer nossa arcada dentária é importante, mas nem todo mundo tem informações sobre o assunto. É por isso que o nosso blog se esforça para trazer conteúdos relevantes. A verdade é que boa parte dos pacientes que buscam por dentista em Ceilândia sabem …

Rosto assimétrico: entenda suas causas, prevenção e tratamento

Você sabe o que são dentes incisivos? E quais funções eles desempenham? Conhecer nossa arcada dentária é importante, mas nem todo mundo tem informações sobre o assunto. É por isso que o nosso blog se esforça para trazer conteúdos relevantes. A verdade é que boa parte dos pacientes que buscam por dentista em Ceilândia sabem …