aparelho convencional

As principais dúvidas sobre o aparelho convencional

Ter um sorriso bonito está entre os desejos dos brasileiros. Exatamente por isso, uma grande parte dos pacientes que procuram por dentista em Ceilândia querem colocar o aparelho convencional.

Esse modelo é campeão nos consultórios odontológicos e pode ajudá-lo a corrigir sua arcada dentária de forma segura e progressiva. Sendo assim, que tal conhecê-lo um pouco mais?

Preparamos este post para tirar as principais dúvidas sobre o assunto e te deixar informado. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é aparelho convencional?

O aparelho convencional nada mais é que um dispositivo desenvolvido para reparar e realinhar a arcada dentária. Ele é, portanto, um grande aliado dos dentistas, especialmente em tratamentos ortodônticos.

Aliás, é muito provável que você já tenha visto esse modelo. Trata-se daqueles aparelhos com ligas metálicas e borrachinhas — responsáveis por manter o fio no lugar e ligar os bráquetes.

Com o tempo de uso, ele é capaz de movimentar o dente na direção desejada. Assim, o paciente volta a ter um sorriso bonito, livre de problemas na arcada inferior ou superior. 

Quais os motivos para usar aparelho?

É bem verdade que o mercado está repleto de opções de aparelhos ortodônticos. Há inúmeros modelos, indicados para correção de diferentes problemas dentários. A questão é: por que usar um aparelho convencional?

Para te ajudar nessa decisão, selecionamos as suas principais vantagens. Confira!

Preço mais acessível

Não há dúvidas de que o valor é um grande argumento para investir no aparelho convencional. Quando comparado aos demais modelos, ele tem o melhor custo. Lembrando que isso não significa que seja de qualidade inferior.

Possibilidade de personalização

Para algumas pessoas, as borrachinhas coloridas podem ser um problema. Porém, para outros pacientes, a possibilidade de personalizar o aparelho, colocando a cor que deseja e trocá-la periodicamente é um atrativo.

Para que serve o aparelho convencional?

Se você tem dentes tortos e sonha com um sorriso alinhado e perfeito, é hora de procurar um dentista. Graças ao aparelho convencional, é possível atingir bons resultados sem gastar muito.

Em geral, esse modelo é indicado para o tratamento de diversos problemas, como:

  • dentes desalinhados;
  • dente encavalado;
  • alterações na mordida;
  • Alterações na estrutura do osso maxilar.

Além disso, ele pode complementar outros tratamentos. Isso acontece, por exemplo, em alguns procedimentos de combate a cáries, periodontites e até em quadros de dores de cabeça relacionadas com a estrutura bucal.

Em resumo, o aparelho convencional serve para corrigir a posição dos dentes. Ele é confeccionado em material metálico e exige um acompanhamento periódico com o dentista, que avalia a situação e aperta os fios até atingir o resultado desejado.

Qual é o melhor tipo de aparelho?

Tecnologia e odontologia caminham lado a lado, principalmente quando o assunto é aparelho ortodôntico. Atualmente, já existem diversos modelos no mercado e, além do convencional, é possível colocar o autoligado e até o Invisalign (um modelo moderno e invisível).

Com tantas opções, não é difícil ficar confuso, não é mesmo? Entenda as diferenças entre eles e descubra qual é o ideal para você!

Qual a diferença entre aparelho Autoligado e convencional?

Escolher entre aparelho convencional e autoligado costuma gerar dúvidas nos pacientes. Por isso, é necessário entender em que eles se diferem e quais são seus benefícios.

O modelo convencional é fabricado em aço inoxidável, sendo muito resistente. Os mais modernos são mais confortáveis e discretos e contam com borrachinhas coloridas e fios metálicos, o que traz jovialidade e irreverência ao sorriso.

Já o modelo autoligado tem mecanismos mais eficientes que o convencional, principalmente no que se refere ao controle da posição dos dentes. Nele, não existem borrachinhas ou fios metálicos.

O mecanismo é parecido com uma porta deslizante. Ele abre e fecha com mais facilidade, o que reduz a pressão sobre os dentes e diminui o desconforto causado pelo outro modelo. 

Qual a diferença do aparelho convencional para o estético?

E qual a diferença do aparelho convencional para o aparelho estético? Como o próprio nome sugere, o grande ponto de divergência entre eles é a aparência.

Conhecido no mercado como Invisalign, o aparelho estético já é uma tendência nos consultórios. Isso porque, diferentemente do convencional, ele é extremamente discreto e não prejudica o sorriso.

O aparelho é feito em um material transparente, sendo indicado para pessoas que desejam corrigir a arcada dentária sem chamar muita atenção. Além disso, o tratamento costuma ser mais rápido e com menos manutenções

Qual o tempo de uso para o aparelho convencional?

Como quase todo tratamento ortodôntico, não há como falar em um prazo exato para o fim do uso do aparelho convencional. Afinal, cada paciente é único e tem suas próprias demandas e características. 

O que a prática nos permite dizer é que o tempo varia entre 12 e 24 meses. Lembrando que há casos em que o tempo é reduzido, assim como há outros em que ele é ampliado.

Em geral, durante as consultas mensais, em que o dentista avalia o progresso do tratamento e realiza o ajuste do aparelho, é possível precisar um pouco melhor essa duração. 

Mas, como regra, temos um tempo mínimo de 8 meses e máximo de 30 meses de tratamento. Seu dentista saberá orientá-lo sobre isso com mais segurança.

Como limpar o aparelho?

Muitos pacientes têm dúvidas sobre como limpar o aparelho convencional. Afinal, as borrachinhas e fios metálicos precisam de uma correta higienização para que o tratamento seja um sucesso.

O grande ponto está na escovação. Nesse caso, é interessante investir em uma escova de dentes ortodôntica, pois seu formato contempla todo o aparelho e os bráquetes. Caso não seja possível, opte por um modelo de cerdas macias.

Além disso, não tenha pressa na hora de escovar os dentes e faça isso frequentemente — no mínimo, após as principais refeições. 

Outra dica valiosa é realizar movimentos suaves, o que evita lesões na gengiva e sangramentos. Por fim, use o fio dental! Sabemos que essa tarefa é um pouco mais complexa para quem usa um aparelho metálico, mas é a única forma de promover uma limpeza bucal completa.

Vale lembrar que a língua também precisa ser escovada. O local pode reter pedaços de alimentos que, posteriormente, se fixam no aparelho e causam mau hálito.

Aparelho convencional na Realize Sorrisos

Agora que você conheceu melhor esse tipo de aparelho ortodôntico, está pronto para iniciar seu tratamento. A Realize Sorrisos é uma clínica composta por dentistas especialistas e atende toda a população de Ceilândia e região com qualidade e profissionalismo. Aqui, você pode colocar o seu aparelho convencional de forma facilitada e com todo o conforto e segurança necessários. Por isso, agende agora mesmo sua avaliação!

Dra. Denise Fontenelle

Implante Dentário: o que você não pode deixar de saber sobre esse procedimento

Ter um sorriso bonito está entre os desejos dos brasileiros. Exatamente por isso, uma grande parte dos pacientes que procuram por dentista em Ceilândia querem colocar o aparelho convencional. Esse modelo é campeão nos consultórios odontológicos e pode ajudá-lo a corrigir sua arcada dentária de forma segura e progressiva. Sendo assim, que tal conhecê-lo um …

Dentes incisivos: o que são e quais as suas importâncias?

Ter um sorriso bonito está entre os desejos dos brasileiros. Exatamente por isso, uma grande parte dos pacientes que procuram por dentista em Ceilândia querem colocar o aparelho convencional. Esse modelo é campeão nos consultórios odontológicos e pode ajudá-lo a corrigir sua arcada dentária de forma segura e progressiva. Sendo assim, que tal conhecê-lo um …