HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

As principais dúvidas sobre o aparelho convencional

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Ortodontia
November 26, 2021
4 min de leitura
As principais dúvidas sobre o aparelho convencional

Ter um sorriso bonito está entre os desejos dos brasileiros. Exatamente por isso, uma grande parte dos pacientes que procuram por dentista em Ceilândia querem colocar o aparelho convencional.

Esse modelo é campeão nos consultórios odontológicos e pode ajudá-lo a corrigir sua arcada dentária de forma segura e progressiva. Sendo assim, que tal conhecê-lo um pouco mais?

Preparamos este post para tirar as principais dúvidas sobre o assunto e te deixar informado. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é aparelho convencional?

O aparelho convencional nada mais é que um dispositivo desenvolvido para reparar e realinhar a arcada dentária. Ele é, portanto, um grande aliado dos dentistas, especialmente em tratamentos ortodônticos.

Aliás, é muito provável que você já tenha visto esse modelo. Trata-se daqueles aparelhos com ligas metálicas e borrachinhas — responsáveis por manter o fio no lugar e ligar os bráquetes.

Com o tempo de uso, ele é capaz de movimentar o dente na direção desejada. Assim, o paciente volta a ter um sorriso bonito, livre de problemas na arcada inferior ou superior. 

Quais os motivos para usar aparelho?

É bem verdade que o mercado está repleto de opções de aparelhos ortodônticos. Há inúmeros modelos, indicados para correção de diferentes problemas dentários. A questão é: por que usar um aparelho convencional?

Para te ajudar nessa decisão, selecionamos as suas principais vantagens. Confira!

Preço mais acessível

Não há dúvidas de que o valor é um grande argumento para investir no aparelho convencional. Quando comparado aos demais modelos, ele tem o melhor custo. Lembrando que isso não significa que seja de qualidade inferior.

Possibilidade de personalização

Para algumas pessoas, as borrachinhas coloridas podem ser um problema. Porém, para outros pacientes, a possibilidade de personalizar o aparelho, colocando a cor que deseja e trocá-la periodicamente é um atrativo.

Para que serve o aparelho convencional?

Para que serve o aparelho convencional

Se você tem dentes tortos e sonha com um sorriso alinhado e perfeito, é hora de procurar um dentista. Graças ao aparelho convencional, é possível atingir bons resultados sem gastar muito.

Em geral, esse modelo é indicado para o tratamento de diversos problemas, como:

  • dentes desalinhados;
  • dente encavalado;
  • alterações na mordida;
  • Alterações na estrutura do osso maxilar.

Além disso, ele pode complementar outros tratamentos. Isso acontece, por exemplo, em alguns procedimentos de combate a cáries, periodontites e até em quadros de dores de cabeça relacionadas com a estrutura bucal.

Em resumo, o aparelho convencional serve para corrigir a posição dos dentes. Ele é confeccionado em material metálico e exige um acompanhamento periódico com o dentista, que avalia a situação e aperta os fios até atingir o resultado desejado.

Qual é o melhor tipo de aparelho?

Tecnologia e odontologia caminham lado a lado, principalmente quando o assunto é aparelho ortodôntico. Atualmente, já existem diversos modelos no mercado e, além do convencional, é possível colocar o autoligado e até o Invisalign (um modelo moderno e invisível).

Com tantas opções, não é difícil ficar confuso, não é mesmo? Entenda as diferenças entre eles e descubra qual é o ideal para você!

Qual a diferença entre aparelho Autoligado e convencional?

Escolher entre aparelho convencional e autoligado costuma gerar dúvidas nos pacientes. Por isso, é necessário entender em que eles se diferem e quais são seus benefícios.

O modelo convencional é fabricado em aço inoxidável, sendo muito resistente. Os mais modernos são mais confortáveis e discretos e contam com borrachinhas coloridas e fios metálicos, o que traz jovialidade e irreverência ao sorriso.

Já o modelo autoligado tem mecanismos mais eficientes que o convencional, principalmente no que se refere ao controle da posição dos dentes. Nele, não existem borrachinhas ou fios metálicos.

O mecanismo é parecido com uma porta deslizante. Ele abre e fecha com mais facilidade, o que reduz a pressão sobre os dentes e diminui o desconforto causado pelo outro modelo. 

Qual a diferença do aparelho convencional para o estético?

Qual a diferenca do aparelho convencional para o estetico

E qual a diferença do aparelho convencional para o aparelho estético? Como o próprio nome sugere, o grande ponto de divergência entre eles é a aparência.

Conhecido no mercado como Invisalign, o aparelho estético já é uma tendência nos consultórios. Isso porque, diferentemente do convencional, ele é extremamente discreto e não prejudica o sorriso.

O aparelho é feito em um material transparente, sendo indicado para pessoas que desejam corrigir a arcada dentária sem chamar muita atenção. Além disso, o tratamento costuma ser mais rápido e com menos manutenções

Qual o tempo de uso para o aparelho convencional?

Qual o tempo de uso para o aparelho convencional

Como quase todo tratamento ortodôntico, não há como falar em um prazo exato para o fim do uso do aparelho convencional. Afinal, cada paciente é único e tem suas próprias demandas e características. 

O que a prática nos permite dizer é que o tempo varia entre 12 e 24 meses. Lembrando que há casos em que o tempo é reduzido, assim como há outros em que ele é ampliado.

Em geral, durante as consultas mensais, em que o dentista avalia o progresso do tratamento e realiza o ajuste do aparelho, é possível precisar um pouco melhor essa duração. 

Mas, como regra, temos um tempo mínimo de 8 meses e máximo de 30 meses de tratamento. Seu dentista saberá orientá-lo sobre isso com mais segurança.

Como limpar o aparelho?

Como limpar o aparelho

Muitos pacientes têm dúvidas sobre como limpar o aparelho convencional. Afinal, as borrachinhas e fios metálicos precisam de uma correta higienização para que o tratamento seja um sucesso.

O grande ponto está na escovação. Nesse caso, é interessante investir em uma escova de dentes ortodôntica, pois seu formato contempla todo o aparelho e os bráquetes. Caso não seja possível, opte por um modelo de cerdas macias.

Além disso, não tenha pressa na hora de escovar os dentes e faça isso frequentemente — no mínimo, após as principais refeições. 

Outra dica valiosa é realizar movimentos suaves, o que evita lesões na gengiva e sangramentos. Por fim, use o fio dental! Sabemos que essa tarefa é um pouco mais complexa para quem usa um aparelho metálico, mas é a única forma de promover uma limpeza bucal completa.

Vale lembrar que a língua também precisa ser escovada. O local pode reter pedaços de alimentos que, posteriormente, se fixam no aparelho e causam mau hálito.

Aparelho convencional na Realize Sorrisos

Agora que você conheceu melhor esse tipo de aparelho ortodôntico, está pronto para iniciar seu tratamento. A Realize Sorrisos é uma clínica composta por dentistas especialistas e atende toda a população de Ceilândia e região com qualidade e profissionalismo. Aqui, você pode colocar o seu aparelho convencional de forma facilitada e com todo o conforto e segurança necessários. Por isso, agende agora mesmo sua avaliação!


Compartilhe

Post Anterior
Implante Dentário: o que você não pode deixar de saber sobre esse procedimento
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
O que é aparelho convencional?
2
Quais os motivos para usar aparelho?
3
Para que serve o aparelho convencional?
4
Qual é o melhor tipo de aparelho?
5
Qual o tempo de uso para o aparelho convencional?
6
Como limpar o aparelho?
7
Aparelho convencional na Realize Sorrisos

Posts Relacionados

Aparelho bucal: 7 cuidados essenciais para o sucesso do seu tratamento
May 12, 2023
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media