Especialista DTM

Especialista DTM: veja quando procurar este profissional!

Sabe aquela dor na mandíbula que não passa? Muitas pessoas enfrentam o mesmo problema neste exato momento. Para tratar, é preciso encontrar um bom especialista DTM.

A verdade é que poucas dores incomodam tanto quando as que estão localizadas na boca. Elas dificultam a mastigação e a fala e geram estresse e apatia no paciente. Infelizmente, essa é uma queixa recorrente de quem procura por dentista em Ceilândia e DF.

O assunto é tão importante que decidimos trazê-lo para o blog. Neste post, falaremos sobre a Disfunção Temporomandibular, seus sintomas, causas e, claro, mostraremos quando é hora de procurar ajuda de um profissional. Acompanhe!

O que é DTM?

o que é DTM

DTM nada mais é que a famosa Disfunção Temporomandibular. Trata-se de um problema de saúde bucal que surge quando as articulações da mandíbula não funcionam corretamente.

Por isso, é comum ouvirmos falar em ATM e DTM em conjunto. Afinal, a ATM é a Articulação Temporomandibular, que está localizada no maxilar inferior e se liga ao crânio. Ela é a responsável por movimentar a mandíbula para frente, para trás e para os lados. 

Com essa rápida explicação, é possível entender um pouco melhor do que estamos falando, não é mesmo? Temos um problema nos movimentos da articulação da mandíbula, o que dificulta a mastigação e a fala, além de causar fortes dores.

O que pode causar a DTM?

A DTM é um problema comum e afeta milhares de brasileiros. Mas quais são suas causas? Em geral, podemos apontar uma série de fatores capazes de desencadear a doença e todos as suas consequências. São elas:

  • Estresse e ansiedade;
  • Bruxismo — ranger os dentes enquanto dorme;
  • Lesões e traumas na face;
  • Arcada dentária incompleta;
  • Próteses e implantes dentários mal colocados;
  • Hábito de roer as unhas;
  • Mascar chicletes em excesso;
  • Mastigação de apenas um dos lados da boca.;
  • Artrite Reumatoide;
  • Fibromialgia.

Quais os sintomas da DTM?

quais os sintomas da DTM

Você já sabe o que é DTM e suas causas, agora vamos falar sobre os sintomas. Vale dizer que entender esses sinais é essencial, pois o ajudará a identificar o problema de maneira precoce.

Em geral, assim que se detecta a suspeita dessa doença, é importante evitar os comportamentos que a agravam e procurar um dentista especialista DTM o quanto antes.

Veja os principais sintomas e descubra se você pode estar ou não sofrendo de DTM!

  • dor ao mastigar;
  • dor na face, ouvido e atrás dos olhos;
  • dor no pescoço;
  • sensação de ouvido entupido;
  • zumbido no ouvido;
  • estalos ao abrir e fechar a boca;
  • travamento da mandíbula;
  • em alguns casos, tontura.

A DTM tem cura?

Sem dúvidas, é muito difícil enfrentar os sintomas mencionados. As queixas dos pacientes são recorrentes e todos têm a mesma dúvida: é possível curar a DTM?

Nesse sentido, precisamos dizer que ainda não se pode falar em cura para a Disfunção Temporomandibular. Porém, existem tratamentos que diminuem quase que completamente os incômodos, garantindo mais qualidade de vida a quem sofre com o problema.

Os tratamentos para DTM

No que se refere aos tratamentos para DTM, é importante destacar que a adoção de técnicas menos invasivas é sempre a primeira escolha dos dentistas. Assim sendo, após solicitar alguns exames odontológicos, o paciente pode ser submetido a:

  • acupuntura;
  • ultrassom;
  • laser;
  • eletroestimulação;
  • placas para prevenção de bruxismo;
  • aplicação de toxina botulínica;
  • cirurgia, em casos mais complexos.

Especialista DTM: quando e quem procurar?

especialista DTM

Como vimos, a DTM não tem cura, mas pode ser controlada. Para isso, é imprescindível procurar a ajuda de um especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial. 

O momento ideal para marcar uma consulta é assim que os primeiros sintomas são notados. Desse modo, fica mais fácil impedir o agravamento do quadro e controlar as dores.

E quem procurar? Nesse caso, o profissional qualificado para lidar com o problema é um dentista especialista em DTM. Ele é o responsável por diagnosticar e indicar o tratamento mais eficaz para cada paciente.

Com anos de estudo e experiência com a estrutura maxilar, ele saberá avaliar a situação e identificar suas causas. Lembrando que um especialista em dor orofacial também pode atuar nesses casos.

Por fim, em situações mais complexas e graves, o procedimento cirúrgico é a melhor saída. Nesses casos, entra em cena o dentista especializado em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial

Esse profissional está capacitado para lidar com doenças, traumas e anomalias no maxilar e estruturas do crânio, por meio da intervenção cirúrgica.

De todo modo, caso não encontre esse tipo de especialista logo de início, é extremamente recomendado que marque uma consulta com o seu dentista. Ele fará o primeiro atendimento e o encaminhará para um colega com a especialização necessária. 

Como a Realize Sorrisos pode te ajudar?

Depois de tudo o que apresentamos, você entendeu que procurar ajuda de profissionais qualificados é a decisão mais sábia diante da suspeita de DTM. Quanto mais rápido você for, menos problemas e dores enfrentará.

A Realize Sorrisos é uma clínica odontológica preparada para atender toda a população de Ceilândia e DF com qualidade, respeito e eficiência. Aqui, você encontra os melhores especialistas da região e tem acesso a tratamentos modernos e eficazes.Além de tudo isso, temos o compromisso de garantir assistência odontológica por um preço justo e acessível. Por isso, não perca mais tempo e agende sua consulta!

Quanto custa um aparelho dentário? Descubra agora mesmo!

Sabe aquela dor na mandíbula que não passa? Muitas pessoas enfrentam o mesmo problema neste exato momento. Para tratar, é preciso encontrar um bom especialista DTM. A verdade é que poucas dores incomodam tanto quando as que estão localizadas na boca. Elas dificultam a mastigação e a fala e geram estresse e apatia no paciente. …

Aparelhos odontológicos: as 7 maiores dúvidas dos pacientes

Sabe aquela dor na mandíbula que não passa? Muitas pessoas enfrentam o mesmo problema neste exato momento. Para tratar, é preciso encontrar um bom especialista DTM. A verdade é que poucas dores incomodam tanto quando as que estão localizadas na boca. Elas dificultam a mastigação e a fala e geram estresse e apatia no paciente. …