HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Dentista especialista em ATM: o fim das dores na mandíbula e no maxilar

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Doenças
November 08, 2022
3 min de leitura
Dentista especialista em ATM: o fim das dores na mandíbula e no maxilar

O dentista especialista em ATM é o profissional capacitado para lidar com problemas na mandíbula e no maxilar. Ou seja, ele tem a experiência e o conhecimento necessários para indicar o tratamento ideal.

Se você está enfrentando dores nesta região, certamente precisará marcar uma consulta com um dentista em Ceilândia. Antes disso, o que acha de se informar melhor sobre o assunto?

Preparamos este artigo para te ajudar a entender melhor a disfunção da ATM e como funciona o trabalho do profissional especializado nessa articulação. Ao final, você ainda consegue conferir um passo a passo para marcar sua consulta. Acompanhe!

O que é ATM?

ATM é a sigla para Articulação Temporomandibular. Esta articulação é a que nos permite abrir e fechar a boca, pois liga a mandíbula aos demais ossos da face.

Sem dúvidas, trata-se de uma das estruturas mais importantes do corpo humano, visto que garantem a mastigação e a própria fala. Lembrando que todos nós temos duas ATMs — uma de cada lado do rosto.

Que tal localizá-las? Basta posicionar os dedos em frente às orelhas e movimentar a boca. Você conseguirá perceber elas se movimentando.

O que é a Disfunção da ATM?

O que e a Disfuncao da ATM

A Disfunção da ATM nada mais é que o funcionamento inadequado desta articulação. O problema gera grande desconforto ao paciente e pode afetar seu bem-estar e capacidade de se alimentar e falar.

Você já sentiu dor ao abrir a boca? Estudos apontam que cerca de 40% da população brasileira sofre com este problema. Mas a boa notícia é que a atuação de um dentista especialista em ATM pode ajudar a superá-lo.

Quais os principais sintomas da Disfunção da ATM?

Pacientes com Disfunção da ATM chegam ao consultório com queixas bem semelhantes. Os sintomas costumam se repetir e afetam seu cotidiano, desencadeando diversos problemas de saúde.

Veja, a seguir, alguns indícios de que você pode estar enfrentando este problema:

  • fortes dores de cabeça — com quadros de enxaqueca;

  • dor de ouvido;

  • zumbido no ouvido;

  • dor no pescoço e parte superior das costas;

  • dor ao abrir a boca;

  • estalos e barulhos anormais ao abrir a boca;

  • sensação de que a boca está travada;

  • dor e dificuldade para mastigar;

  • inchaço no local;

  • alterações na arcada dentária;

  • Artrose — desgaste da ATM.

Afinal, o que causa a Disfunção da ATM?

Como vimos, os sintomas da Disfunção da ATM podem gerar muito desconforto ao paciente. Agora, é hora de entendermos as causas deste problema bucal. Em geral, o quadro está relacionado a alguns hábitos do paciente, como:

  • Bruxismo;

  • roer as unhas;

  • morder os lábios;

  • apoiar a mão na mandíbula e queixo durante o sono;

  • uso de próteses mal posicionadas;

  • dentes tortos e encavalados;

  • problemas na mordida.

Ou seja, estamos falando de uma doença com múltiplas causas. Aliás, além dos fatores mencionados, é importante dizer que o estresse e a ansiedade também influenciam o surgimento dos sintomas.

Como o dentista especialista em ATM faz o diagnóstico da doença?

Percebeu algum dos sintomas apresentados? Neste caso, o melhor procedimento é marcar uma consulta com um dentista especialista em ATM. Afinal, ele tem todo o conhecimento necessário para prescrever e acompanhar o tratamento correto.

Além disso, o diagnóstico da doença não é tão simples. Em geral, o profissional precisa fazer uma avaliação minuciosa e até solicitar um raio-x odontológico.

Enfim, além de observar o paciente e fazer algumas perguntas, a consulta é bem completa. A ideia é garantir um diagnóstico preciso, eliminando as chances de confundir o quadro com outras doenças. Veja alguns dos procedimentos realizados:

  • realização de exame clínico na arcada dentária;

  • verificação do funcionamento dos músculos da face;

  • auscultação da ATM;

  • análise de exames complementares.

Como é o tratamento da DTM?

Como e o tratamento da DTM

A Disfunção da Articulação Temporomandibular é um problema complexo e precisa ser tratado por um dentista especialista em ATM. Desse modo, você terá a certeza de receber um tratamento eficiente, de acordo com as técnicas e recursos mais avançados.

Após avaliar a situação, o profissional poderá optar por alguns caminhos. Isso porque, embora cause muito desconforto e dor, o problema tem cura. Os principais tratamentos são:

  • uso de placa miorrelaxante de silicone ou acrílico;

  • aplicação de toxina botulínica nos músculos masseter e temporal;

  • prescrição de medicamento analgésico;

  • prescrição de relaxante muscular.

Se esses protocolos não forem suficientes, ainda há a possibilidade de intervenção cirúrgica. O procedimento é simples, rápido e muito eficiente — exige apenas dois pequenos cortes na região da mandíbula.

A cirurgia é realizada no hospital e o pós-operatório é bem tranquilo. No entanto, ela só é indicada em casos mais complexos e quando os demais tratamentos falham.

Como marcar uma consulta com um dentista especialista em ATM?

Depois de tudo o que apresentamos, você já tem informações suficientes sobre o problema. Então, é hora de aprender como marcar uma consulta com um dentista especialista em ATM.

Nesse sentido, precisamos destacar que a Realize Sorrisos sai na frente e torna o processo muito mais rápido e simples. Nosso agendamento é totalmente online e você não precisa sair de casa!

Além do atendimento por telefone, você pode preencher o formulário online e marcar a consulta em poucos passos. Ou seja, não há mais motivos para sentir dores ao abrir e fechar a boca!Está pronto para superar este problema? Marque a sua avaliação agora mesmo!


Compartilhe

Post Anterior
Manutenção do aparelho: 5 razões para não faltar às consultas
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
O que é ATM?
2
O que é a Disfunção da ATM?
3
Quais os principais sintomas da Disfunção da ATM?
4
Afinal, o que causa a Disfunção da ATM?
5
Como o dentista especialista em ATM faz o diagnóstico da doença?
6
Como é o tratamento da DTM?
7
Como marcar uma consulta com um dentista especialista em ATM?

Posts Relacionados

Desvendando o mistério: o que a cor do céu da boca pode indicar?
September 13, 2023
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media