sensibilidade na raiz do dente

O que causa a sensibilidade na raiz do dente e como tratá-la?

A sensibilidade na raiz do dente é um problema que gera bastante incômodo. Até mesmo simples atividades do dia a dia, como escovar os dentes, podem causar desconforto e uma dor aguda.

Se você está passando por isso, é importante visitar um dentista em Ceilândia para uma avaliação mais detalhada e início do tratamento. Enquanto isso, é válido se informar um pouco mais sobre o assunto, não é mesmo?

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber sobre a sensibilização da raiz do dente e pode começar a adotar bons hábitos para aliviar os sintomas. Confira!

Antes de tudo: entenda a estrutura do seu dente

estrutura de um dente

Para falarmos da sensibilidade dentária, é importante que você entenda a estrutura dos seus dentes. Assim, precisa saber que eles são formados por duas estruturas diferentes: a coroa e a raiz.

A coroa pode ser visualizada acima da linha da gengiva e é composta por três camadas de material:

  • Esmalte: camada externa e dura;
  • Dentina: camada intermediária e mais macia que a dentina;
  • Polpa: camada interna, mais macia e com muitos nervos e vasos sanguíneos.

a raiz do dente fica no que chamamos de alvéolo dentário. Assim, é presa aos ossos da mandíbula e, em pessoas saudáveis, totalmente coberta pela gengiva. A raiz dentária é formada por três camadas:

  • Cemento: camada externa e fina;
  • Dentina: camada intermediária;
  • Polpa: camada interna.

O que é sensibilidade na raiz do dente

A sensibilidade na raiz do dente é um problema bucal que se manifesta por um desconforto intenso e repetitivo na região, principalmente ao entrar em contato com alimentos quentes e gelados.

Em geral, o paciente se queixa de dor, mas é possível identificarmos diversos sintomas, como:

  • Gengivas sensíveis e doloridas;
  • Sangramento durante a escovação;
  • Aparência de que o dente está mais longo que o normal;
  • Inchaço e vermelhidão na região.

A sensibilidade na raiz do dente e suas causas

dor na raiz do dente

A principal causa da sensibilidade na raiz do dente é a exposição da raiz. Mas por que isso acontece? Em resumo, o problema está associado à retração gengival ou a qualquer outro trauma que cause danos às gengivas. Saiba mais!

Retração gengival

A retração gengival nada mais é que o encolhimento na gengiva, expondo a raiz do dente. De modo geral, isso acontece por diferentes motivos, como:

  • Doença gengival;
  • Processo de envelhecimento;
  • Hábitos ruins de higiene;
  • Causas genéticas.

Doença Gengival

A doença gengival é causada pelo acúmulo de bactérias no espaço que fica entre a gengiva e os dentes. Dessa forma, há a formação de uma placa no local que desencadeia uma infecção e vários sintomas.

Em casos mais graves, há um recuo considerável da gengiva e até do osso que sustenta o dente, expondo a raiz.

Outras causas

Apesar de essas serem as principais causas da sensibilidade na raiz do dente, existem outras situações que podem desencadear o problema. Veja alguns deles:

  • Escovação intensa e agressiva;
  • Uso de escovas com cerdas extremamente duras;
  • Uso de tabaco — contribui para doenças bucais e gengivais;
  • Bruxismo;
  • Lesões decorrentes de acidentes;
  • Dentes encavalados e desalinhados.

O tratamento para a sensibilidade na raiz do dente

A sensibilidade na raiz do dente tem cura, mas o tratamento depende da causa e, claro, da avaliação feita por um dentista. Aliás, a realização de um raio-x odontológico é importante para visualizar melhor o local.

 Por isso, é extremamente importante agendar uma consulta assim que os primeiros sintomas aparecem.

Para te ajudar a entender as opções disponíveis para superação do problema, separamos os tratamentos conforme as principais causas. Acompanhe!

Sensibilidade decorrente de Retração Gengival

Se, após a consulta com um profissional qualificado, o diagnóstico é de Retração Gengival, você poderá passar por diversos procedimentos diferentes. Assim, a intenção é evitar o agravamento do recuo da gengiva e dos demais sintomas. Veja:

  • Inserção de uma coroa — funciona como uma capa para o dente, cobrindo a raiz exposta;
  • Enxerto de gengiva — neste caso, o dentista extrai um fragmento de gengiva saudável o do céu da boca para cobrir a região da raiz exposta;
  • Cirurgia — é um procedimento mais complexo, em que o cirurgião dentista faz um corte na gengiva para remover os tártaros e bactérias na região e cobrir a raiz.

Sensibilidade decorrente de Doença Gengival

No caso de diagnóstico de Doença Gengival, o dentista pode indicar alguns tratamentos eficientes e que garantem a superação do desconforto da sensibilidade na raiz do dente. São eles:

  • Raspagem dentária — o dentista remove bactérias e tártaros que estão abaixo da linha da gengiva;
  • Canal — é um tratamento indicado quando há infecção na raiz do dente. Neste caso, o dentista remove a polpa do dente atingido.

Sensibilidade decorrente de dentes desalinhados

Para pacientes com dentes desalinhados ou encavalados, existem diversos tratamentos. É importante destacar que o problema pode causar vários problemas, além da sensibilização dentária. Confira algumas alternativas:

Cuide da sua saúde bucal e volte a sorrir sem dor!

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre a sensibilidade na raiz do dente? É sempre importante mencionar que os cuidados básicos com saúde bucal são capazes de prevenir vários problemas, incluindo a sensibilidade.

Portanto, manter as consultas de rotina e adotar bons hábitos de higiene são ações simples, mas muito eficazes. Agora que você já sabe de tudo isso, o que acha de agendar uma consulta?A Realize Sorrisos tem profissionais altamente qualificados e uma estrutura de ponta para atender a população de Ceilândia e DF com qualidade e eficiência. Não perca mais tempo e cuide do seu sorriso!

Dra. Denise Fontenelle

Dentista especialista em ATM: o fim das dores na mandíbula e no maxilar

A sensibilidade na raiz do dente é um problema que gera bastante incômodo. Até mesmo simples atividades do dia a dia, como escovar os dentes, podem causar desconforto e uma dor aguda. Se você está passando por isso, é importante visitar um dentista em Ceilândia para uma avaliação mais detalhada e início do tratamento. Enquanto …

Quanto custa uma gengivoplastia? Tire suas dúvidas aqui!

A sensibilidade na raiz do dente é um problema que gera bastante incômodo. Até mesmo simples atividades do dia a dia, como escovar os dentes, podem causar desconforto e uma dor aguda. Se você está passando por isso, é importante visitar um dentista em Ceilândia para uma avaliação mais detalhada e início do tratamento. Enquanto …