HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Quanto custa uma gengivoplastia? Tire suas dúvidas aqui!

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Cirurgia
December 08, 2022
3 min de leitura
Quanto custa uma gengivoplastia? Tire suas dúvidas aqui!

Se você está pesquisando sobre quanto custa uma gengivoplastia, é sinal de que sofre com alguma anomalia nas gengivas. Este é um problema comum, que afeta milhares de brasileiros e a cirurgia pode ajudar a corrigi-lo.

A verdade é que o resultado é sempre surpreendente, devolvendo qualidade de vida e autoestima aos pacientes. Mas, antes de começar a procurar por um dentista em Ceilândia, o que acha de se informar melhor sobre o assunto?

Preparamos um verdadeiro guia sobre o procedimento. A seguir, falaremos sobre o que é, como funciona, quando é indicado, vantagens e, claro, quanto custa. Acompanhe!

O que é gengivoplastia?

A gengivoplastia é uma cirurgia plástica de baixa complexidade em que o dentista pode retirar ou remodelar o tecido gengival. Desse modo, ela ajuda a mudar a aparência das gengivas, tornando-as mais simétricas e harmônicas com a arcada dentária do paciente.

Em algumas situações, o procedimento pode ser realizado em conjunto com gengivectomia. Neste caso, o foco é remover o tecido em excesso — pode haver a necessidade de intervenção na estrutura óssea.

Para que serve a gengivoplastia?

higienização bucal
higienização bucal

A maioria dos pacientes que chegam ao consultório em busca de uma gengivoplastia está incomodada com a aparência do seu sorriso. Essas pessoas têm o que chamamos de sorriso gengival.

Portanto, se sua gengiva se destaca e faz parecer que seus dentes são pequenos, esta é uma alternativa interessante de tratamento. Mas este não é o único caso em que a cirurgia é indicada. Ela também pode se sugerida para:

  • alinhamento de gengivas tortas;

  • tratamento de cáries subgengivais;

  • facilitar a higienização bucal e remoção de placas acumuladas na região.

Como funciona? Veja como a cirurgia é realizada

Muitos pacientes têm dúvidas de como é realizada a cirurgia plástica na gengiva. É importante dizer que o procedimento evoluiu bastante e, atualmente, é feito com base em técnicas modernas e que favorecem a recuperação e cicatrização.

Assim, o método mais comum é a gengivoplastia a laser. Antes de iniciar, o dentista aplica uma anestesia local, que é suficiente para eliminar qualquer desconforto e dor durante o procedimento.

Feito isso, ele realiza um corte e retira o excesso do tecido gengival, realizando a remodelagem da estrutura restante. Por fim, o tecido é selado com o laser.

Perceba que não existem pontos e o paciente não sente dor. Porém, é normal ocorrer pequenos sangramentos nos dois primeiros dias.

Qualquer pessoa pode fazer a cirurgia plástica na gengiva?

Muito além de saber quanto custa uma gengivoplastia, é importante dizer que nem todo mundo pode se submeter a essa cirurgia. Desse modo, apenas uma avaliação profissional pode definir com exatidão uma contraindicação.

Em geral, pacientes com histórico de doenças gengivais, como gengivite e periodontite não devem realizar o procedimento. Isso porque, a inflamação pode se agravar.

Pessoas com dentes desalinhados, em tratamento de câncer, gestantes, fumantes e diabéticos graves também estão na lista.  

A gengivoplastia é um procedimento perigoso?

Assim como qualquer cirurgia plástica, existem riscos que precisam ser considerados pelo paciente que pretende realizar uma gengivoplastia. Porém, eles são pequenos e podem ser superados com um atendimento qualificado.

Em geral, os principais riscos são a retração gengival e a sensibilidade no local. Além disso, algumas pessoas têm suas expectativas frustradas, o que pode ser evitado com uma conversa aberta com o profissional para esclarecer suas dúvidas.

Se você for acompanhado por um dentista experiente, ele certamente fará uma avaliação minuciosa do seu histórico e da sua saúde bucal. Assim, em caso de inflamações ou problemas que possam afetar o resultado do procedimento, isso será tratado antes da liberação final.

Qual dentista procurar para realizar uma gengivoplastia?

dentista examinando boca
dentista examinando boca

Embora esta seja uma cirurgia simples e rápida, é extremamente importante pesquisar antes de escolher o profissional responsável pelo procedimento. Afinal, estamos falando da sua saúde bucal e autoestima.

Nesse sentido, é importante dizer que o dentista mais qualificado é o periodontista, que é especializado em gengivoplastia. Portanto, é interessante optar por clínicas que tenham profissionais experientes e com formação específica para evitar problemas.

Quanto custa uma gengivoplastia?

Depois de todas as informações apresentadas, finalmente podemos falar sobre quanto custa uma gengivoplastia. Antes disso, você precisa entender que o valor pode variar bastante, conforme a experiência do dentista e complexidade do caso.

Porém, de modo geral, o custo de uma cirurgia plástica na gengiva está entre R$800 e R$3 mil reais. Lembrando que as clínicas costumam parcelar esses valores, permitindo que mais pessoas tenham seu sorriso restaurado.

Gengivoplastia é na Realize Sorrisos!

Você já conhece a Realize Sorrisos? Somos uma clínica odontológica localizada em Ceilândia, focada em prestar atendimento especializado e de qualidade a toda a população da região.

Temos uma equipe de profissionais experientes e uma infraestrutura de ponta, com o que há de mais moderno e eficiente na atualidade. Além disso, oferecemos um atendimento personalizado, que respeita suas necessidades e expectativas.Aqui, todo paciente é único e importante! Agora que você já sabe quanto custa uma gengivoplastia e tirou todas as suas dúvidas sobre o assunto, não deixe de agendar sua consulta!


Compartilhe

Post Anterior
O que causa a sensibilidade na raiz do dente e como tratá-la?
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
O que é gengivoplastia?
2
Para que serve a gengivoplastia?
3
Como funciona? Veja como a cirurgia é realizada
4
Qualquer pessoa pode fazer a cirurgia plástica na gengiva?
5
A gengivoplastia é um procedimento perigoso?
6
Qual dentista procurar para realizar uma gengivoplastia?
7
Quanto custa uma gengivoplastia?
8
Gengivoplastia é na Realize Sorrisos!

Posts Relacionados

5 cuidados após fazer canal no dente que podem acelerar sua recuperação
August 05, 2023
4 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media