HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Dentista para criança: 6 dúvidas dos pais esclarecidas

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Odontologia
January 03, 2023
4 min de leitura
Dentista para criança: 6 dúvidas dos pais esclarecidas

Afinal, quando procurar um dentista para criança? A odontologia infantil é a especialidade que cuida da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes, garantindo um atendimento personalizado e adequado às demandas de cada faixa etária.

Agendar a consulta na hora certa é uma das maiores responsabilidades dos pais, mas é normal ter dúvidas sobre o assunto. Então, antes de levar seu filho a um dentista em Ceilândia, o que acha de se informar sobre o assunto?

Neste post, respondemos 6 dúvidas comuns que ouvimos nos consultórios para te ajudar a entender melhor a importância de um profissional especializado na preservação do sorriso dos seus filhos. Confira!

1. O que faz um dentista para criança?

A odontologia infantil é a área da odontologia dedicada à saúde bucal de crianças — da primeira infância à adolescência. Portanto, o odontopediatra tem experiência e qualificação para cuidar dos dentes, gengivas e boca em todas as fases.

É importante mencionar que o dentista para criança é o profissional mais capacitado para lidar com este público. Isso porque, além de conhecimentos técnicos, ele tem habilidades humanas para conduzir as consultas de forma tranquila e sem gerar traumas.

Além da graduação em odontologia, sua formação inclui treinamentos adicionais e a residência para se especializar em atendimento à infância.  

2. Por que a odontopediatria é tão importante?

menino com a boca aberta

A odontopediatria é, sem dúvidas, uma das especialistas odontológicas mais importantes. Afinal, promove o primeiro contato da criança com um dentista e pode evitar uma série de doenças e problemas bucais ao longo dos anos.

Infelizmente, este é um hábito que demorou a ser incorporado no Brasil. Por isso, não é incomum encontrarmos adultos com saúde bucal precária e com perdas dentárias que poderiam ter sido evitadas.

Levar seu filho regularmente ao dentista deve ser um cuidado básico, assim como as consultas periódicas com o pediatra. Essa é uma responsabilidade dos pais e responsáveis e não pode ser negligenciada.

3. Quando procurar um dentista para criança pela primeira vez?

Os primeiros dentes de uma criança começam a surgir por volta dos 6 meses de vida. Este é o momento ideal para iniciar o acompanhamento com um odontopediatra e garantir um desenvolvimento saudável da arcada dentária.

Logo na primeira consulta, o dentista para criança avaliará a mandíbula, a mordida e possíveis alterações que merecem mais atenção. Além disso, a consulta serve para orientações sobre como escovar e cuidar dos dentes do seu filho, com produtos e técnicas adequadas.

Vale a pena destacar que a boca infantil é diferente da adulta. Além de menor e mais delicada, ela está em desenvolvimento e passará por muitas transformações até o nascimento de todos os dentes permanentes.

4. Quais os riscos de não levar seu filho ao dentista?

Sem o acompanhamento de um dentista para criança, seu filho pode sofrer com doenças e complicações que causam dor e outras consequências por toda a vida. Mas este é apenas um dos motivos para não deixar de levá-lo a um especialista.

Mais chances de desenvolver cáries

Um estudo recente concluiu que 86% das crianças que consomem açúcar desenvolvem cárie. Essa é uma das doenças mais comuns em crianças e, quando não tratada, pode causar dores e até a perda do dente.

Com a odontologia infantil, é possível prevenir e tratar o problema de forma rápida e eficaz. Isso porque, o dentista consegue orientar os pais e a criança sobre a maneira correta de se fazer a higiene bucal e identifica dentes cariados com mais agilidade.

Tratamento tardio de problemas na arcada dentária

Quando a criança não vai ao dentista de forma regular corre o risco de demorar a tratar alterações na arcada dentária. Aliás, o uso do aparelho móvel infantil é capaz de solucionar vários problemas relacionados ao desenvolvimento ósseo da boca.

Esse tratamento ortopédico preventivo é conduzido pelo dentista infantil e pode iniciar a partir dos 5 anos de idade e proporciona vários benefícios, como a melhora da respiração, mastigação e dicção.

Potencializar o medo de ir ao dentista

Outro grande risco de não introduzir a criança aos cuidados com a saúde bucal desde cedo é potencializar o medo de ir ao dentista. Afinal, nas consultas periódicas, ela consegue entender que os procedimentos não são dolorosos e que preservam seus dentes sempre bonitos e fortes.

5. Quando começar as consultas regulares com o dentista para criança?

Como já mencionamos, é importante levar a criança ao dentista assim que o primeiro dente nasce, o que costuma acontecer até os 6 meses de idade. Porém, se os dentes estiverem demorando muito a nascer, é interessante que essa visita seja antecipada.

Além disso, a profilaxia dental semestral deve iniciar por volta dos 2 anos de idade. Nessa época, a criança começa a ser introduzida a uma alimentação com mais alimentos açucarados e os riscos de desenvolver cáries são maiores.

6. Quais os principais tratamentos e procedimentos da odontologia infantil?

crianca escovando os dentes

Conseguiu entender como a odontologia infantil é importante para o desenvolvimento sadio da arcada dentária de seus filhos? Os dentistas pediátricos estão prontos para atender este público, cuidando de forma abrangente de toda a boca.

Veja alguns dos procedimentos executados:

  • exame clínico e avaliação da saúde bucal infantil;

  • atendimento odontológico preventivo;

  • limpeza e tratamentos com flúor;

  • orientações sobre dieta e escovação;

  • orientação sobre o uso de chupetas e no caso do hábito de sucção do dedo;

  • avaliação precoce e tratamento para dentes encavalados, tortos e problemas na mordida;

  • tratamento de cáries e outros problemas dentários

  • diagnóstico de condições bucais associadas a doenças, como diabetes e asma.

  • tratamento de dentes fraturados, deslocados ou arrancados.

Realize Sorrisos: a melhor clínica odontológica para crianças

Crianças não são “mini adultos”, por isso nem sempre encaram uma consulta com o dentista de forma tranquila e colaborativa. É por isso que o apoio de um dentista para criança é tão importante e garante o sucesso dos tratamentos sem gerar traumas e outros problemas.

Para isso, a Realize Sorrisos conta com um time de profissionais qualificados e humanos. Nossa equipe de especialistas está preparada para examinar e tratar o público infantil de forma lúdica, respeitosa e com qualidade.Além disso, a clínica tem todos os equipamentos necessários e um ambiente confortável e acolhedor. Agende a sua consulta e cuide do sorriso dos seus filhos com quem entende do assunto!


Compartilhe

Post Anterior
10 sintomas de infecção nos dentes que não podem ser ignorados
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
1. O que faz um dentista para criança?
2
2. Por que a odontopediatria é tão importante?
3
3. Quando procurar um dentista para criança pela primeira vez?
4
4. Quais os riscos de não levar seu filho ao dentista?
5
5. Quando começar as consultas regulares com o dentista para criança?
6
6. Quais os principais tratamentos e procedimentos da odontologia infantil?
7
Realize Sorrisos: a melhor clínica odontológica para crianças

Posts Relacionados

Obturação e restauração: afinal, quais as diferenças?
April 09, 2024
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media