HomeTratamentosSobre a RealizeBlog

Afinal, o que é fazer canal de dente? Tire suas dúvidas aqui!

Por Dra. Denise Fontenelle
Publicado em Odontologia
July 04, 2023
5 min de leitura
Afinal, o que é fazer canal de dente? Tire suas dúvidas aqui!

Descubra o que é fazer canal de dente, tire suas dúvidas sobre o procedimento, indicações, cuidados, recuperação e muito mais!


Você tem dúvidas sobre o que é fazer canal de dente? A odontologia evoluiu muito nos últimos anos e os tratamentos estão cada vez mais eficientes e menos invasivos. Ainda assim, é normal ter dúvidas sobre algum deles.

Quando um paciente decide procurar por umdentista em Ceilândia e chega até nós, ele passa por uma avaliação criteriosa e, em alguns casos, pode precisar de exames e procedimentos específicos.

Como o grande objetivo do nosso blog é levar conhecimento e esclarecer suas dúvidas, preparamos este artigo que explica o que é um canal dentário, como funciona, indicações, cuidados e muito mais. Confira!

Para acabar com qualquer dúvida: o que é fazer canal de dente?

Se você já se perguntou o que é fazer canal de dente, saiba que não está sozinho. Na verdade, o termo pode soar estranho e levar a uma série de interpretações, por isso vamos esclarecer para não restar mais dúvidas.

O tratamento de canal diz respeito à retirada da polpa do dente — o tecido que fica abaixo da dentina e do esmalte dentário.

Em geral, a polpa conta com diversos nervos e vasos. Porém, em decorrência de diversas complicações, elapode infeccionar ou morrer. Quando isso ocorre, o dentista precisa fazer a sua remoção para evitar mais complicações.

raio-x arcada dentária
raio-x arcada dentária

Quais os sinais de que você pode precisar fazer um canal de dente?

A indicação do canal dentário só pode ser feita por dentista. Porém, é importante que você tenha uma noção dos sintomas que podem indicar a necessidade desse procedimento.

Mas, fica o alerta: muitos desses sinais são bem comuns e inespecíficos. Portanto, se perceber algo estranho, não demore para visitar um profissional de confiança. Continue a leitura!

Dor de dente

Inúmeros problemas dentários se manifestam com a temida dor de dente. Porém, quando há a indicação do canal dentário, ela está associada a uma cárie em estágio avançado e que chegou até a polpa do dente.

Em geral, o paciente se queixa de uma dor aguda e constante. Além disso, pode ter sensibilidade ao ingerir alimentos quentes e frios e até sentir fortes dores no maxilar e no ouvido.

Inchaço na região bucal

Percebeu um inchaço na boca? Esse é sempre um indicativo de que algo não está certo, por isso merece avaliação odontológica urgente.

Se o inchaço é percebido ao redor de um dente específico, podendo estar acompanhado devermelhidão e até secreção, é possível que você precise de um canal. Isso porque, esse é um sintoma de infecção que deve ser tratada imediatamente.

Lesões no dente

Em acidentes graves com traumas da região bucal, o dente pode ser severamente afetado. Nesse caso, pode haver a ruptura dos nervos que ficam na polpa dentária que progride para uma necrose — morte do tecido.

Além disso, em fraturas mais severas e que expõem a polpa ao risco de infecção, o canal pode ser uma alternativa. Converse sempre com seu dentista quando sofrer alguma lesão na boca.

tratamento de canal
tratamento de canal

Como funciona o canal dentário?

Ficou curioso sobre como é feito o canal dentário? Embora seja um procedimento mais invasivo, ele é importante para a saúde bucal de vários pacientes e traz resultados imediatos.

Vale lembrar que a condução por um profissional capacitado e experiente faz toda a diferença. Assim, você evita complicações, riscos e fortes dores durante e após o procedimento.

Veja, a seguir, um breve resumo sobre as etapas do canal de dente!

1. Anestesia dentária

Você não precisa ter medo de fazer um canal dentário. Isso porque, o primeiro passo do procedimento é a aplicação de anestesia. Esse processo é rápido e garante o conforto do paciente durante todo o tempo em que o dentista está manipulando o dente.

2. Acesso à polpa do dente

Na primeira etapa do canal, o dentista precisa abrir um “canal” até a polpa do dente — chamado de acesso. Isso é feito com a ajuda do famoso “motorzinho”, que faz o papel de abrir caminho para a realização do procedimento.

Esse processo é bem parecido com o que fazemos durante as restaurações, só que um pouco mais profundo. De todo modo, pode ficar tranquilo, pois não há nenhum corte e você não sentirá dor!

3. Pulpectomia — retirada da polpa

Na segunda fase, há a retirada da polpa do dente. O procedimento é chamado de pulpectomia e envolve ferramentas que ajudam a retirar o tecido, descontaminar e até alargar o local.

Esse processo deve ser feito com muita atenção para evitar que o paciente volte a sofrer com dores e complicações no mesmo dente. Portanto, escolha bem o seu dentista!

4. Obturação do canal

Por fim, é hora de fazer a obturação do canal. Em outras palavras, o profissional precisa fechar e selar o “buraco” que foi realizado, evitando infiltrações e outras complicações posteriores.

Em alguns casos, é possível colocar uma prótese dentária parcial para restaurar o formato original do dente e garantir uma aparência natural.

Quais cuidados você precisa tomar após o canal dentário?

Agora que você já sabe o que é fazer canal de dente, precisa conhecer os cuidados básicos após o tratamento que garantem uma recuperação tranquila e mais rápida.

Vale destacar que, embora simples e rápido, esse é um procedimento cirúrgico. Por isso, é importante se dedicar ao pós-operatório e seguir à risca as orientações do seu dentista. Acompanhe!

O básico que sempre funciona: higiene bucal

Não precisa ficar com medo de realizar uma boa escovação e usar o fio dental após o canal dentário. Pelo contrário, esses cuidados devem ser mantidos para garantir sua saúde bucal.

A única orientação é tomar mais cuidado com a escovação, evitando movimentos bruscos e pressão exagerada nos dentes.

Dê um descanso para o dente: evite alimentos duros

Nas primeiras semanas após o tratamento de canal dentário, é interessante evitar comer alimentos duros. Assim, você evita fraturas e não expõe as restaurações a danos que podem exigir um novo procedimento.

Use a medicação que seu dentista passou corretamente

Após o canal dentário, é comum a prescrição de anti-inflamatórios e analgésicos. Por isso, seja cuidadoso e siga a prescrição com zelo para evitar dores e outros incômodos e ter uma vida normal.

visite seu dentista
visite seu dentista

Visite seu dentista regularmente

Por fim, é muito importante manter as visitas regulares ao dentista. Lembrando que a orientação mundial é de que todo paciente passa por umaprofilaxia dental a cada seis meses para manter a saúde bucal.

A Realize Sorrisos é a sua clínica odontológica em Ceilândia e região!

Conseguiu entender o que é fazer canal de dente? Esse é um procedimento muito comum na rotina dos consultórios, mas é sempre bom reforçar que a maioria dos casos poderia ser evitada com cuidados básicos de higiene bucal e acompanhamento odontológico de qualidade.

A Realize Sorrisos tem a missão de simplificar o acesso a um atendimento personalizado, humano e eficiente na área odontológica. Temos uma equipe de profissionais altamente qualificada e uma infraestrutura de ponta para te atender.

Portanto, não importa a sua necessidade, podemos te ajudar: canais, aparelhos odontológicos, restaurações, clareamento dentário e muito mais! Agende agora mesmo sua consulta!


Compartilhe

Post Anterior
Conheça os tipos de implantes dentários e volte a sorrir!
Dra. Denise Fontenelle

Dra. Denise Fontenelle

Sócia Proprietária Realize Sorrisos

Índice

1
Para acabar com qualquer dúvida: o que é fazer canal de dente?
2
Quais os sinais de que você pode precisar fazer um canal de dente?
3
Como funciona o canal dentário?
4
Quais cuidados você precisa tomar após o canal dentário?
5
A Realize Sorrisos é a sua clínica odontológica em Ceilândia e região!

Posts Relacionados

Limpeza de dente: do fio dental à profilaxia dentária
January 09, 2024
3 min
© 2024, All Rights Reserved.
Feito por RS

Links Rápidos

InvisalignProtocolo DentárioImplante DentárioAparelho OrtodônticoLente de Contato Dental

Social Media